Buscar

RESOLUÇÃO DA AD1 - HISTÓRIA DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1 2022/2º
Disciplina: História do Pensamento Administrativo I – HPA I
Coordenadores: José Antônio de Souza Veiga e Marcelo Sobreiro
Aluno (a): Juliana Rosa dos Santos.
Polo: Saquarema.
A MECANIZAÇÃO DO TRABALHO
Com as grandes mudanças trazidas pela Revolução Industrial, o mercado de trabalho e as condições de produção também mudaram. O crescimento acelerado e desorganizado ocorrido nas empresas, gradativamente, deu maior complexidade à sua Administração.
Mediante a esse cenário, Taylor enxergou que as empresas de sua época, com o crescimento que vinham obtendo, necessitavam de um novo “método” de funcionamento, algo técnico e científico, que fosse capaz de aumentar a eficiência das mesmas. Sendo assim, ele enfatizava a eficiência operacional das tarefas realizadas, buscando extrair o melhor rendimento de cada funcionário. Tendo em vista que, ao buscar o máximo aproveitamento da força produtiva, ele acabava ignorando certas necessidades básicas dos trabalhadores. Gerando, assim, algumas críticas em relação ao Taylorismo. Dentre elas, estava a desconsideração do lado social e humano do trabalhador, onde seu desempenho era apenas analisado pelas tarefas executadas na linha de produção, fazendo com que os operários se sentissem robotizados, tornando-se máquinas do sistema produtivo.
Na atualidade algumas empresas ainda robotizam o trabalho humano, onde o foco é na produção, não havendo valorização dos funcionários, como as empresas de fast foods (comida rápida).

Continue navegando