Buscar

Doença Renal Crônica

Prévia do material em texto

Doença Renal Crônica 
A insuficiência renal crônica é definida como insuficiência renal primária (falência renal) que persiste por um período prolongado, geralmente de meses e até anos. Independentemente da causa, apresenta lesões estruturais renais irreversíveis que causam declínio progressivo da função dos rins e que, por sua vez, acarretam uma série de alterações metabólicas (Toledo et al). Pode ter origem congênita, familiar ou adquirida, sendo algumas raças mais predispostas como lhasa apso, shitzu, sharpei, doberman.
Os sinais clínicos mais comuns são:
· Anorexia
· Letargia
· Perda de peso
· Náuseas e vômitos
· Desidratação
· Poliúria
· Polidipsia
· Oligúria
· Halitose
· Mucosas pálidas
· Estomatite
· Pelagem opaca
Diagnostico 
Uma avaliação completa incluindo hemograma, perfil bioquímico, exame de urina, mensuração da pressão arterial sistêmica e exames de imagem deve ser conduzida para identificar o estágio da doença renal e o subestadiamento, para que, dessa forma, seja instituída a terapia clínica adequada.
Tratamento
A estratégica terapêutica é dividida e direcionada em dois aspectos: o primeiro, que pode ser chamado de terapia específica, visa o tratamento da causa primária da lesão renal, e o segundo, denominado de terapia conservativa, consiste no tratamento sintomático do paciente (Toledo et al).
Assim sendo, o tratamento específico pode ser resumido na utilização de antibióticos, remoção cirúrgica – dependendo da gravidade da doença –, administração de medicamentos inibidores da enzima de conversão da angiotensina e os bloqueadores dos canais de cálcio, entre outros medicamentos (Andrade, 2002). Quanto ao emprego da terapia conservativa, objetiva-se maximizar a função renal residual, reduzir a progressão da falência renal e aliviar os sinais da uremia.
REFERENCIAS
TOLEDO, E. A., et al. INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA EM CÃES E GATOS: REVISÃO DE LITERATURA. FAMED. Disponível em: http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/53wOQ42qytQT7iV_2013-5-20-12-1-29.pdf
ANDRADE, S. F. Manual de Terapêutica Veterinária. 2. ed. São Paulo: Roca Ltda, 2002, p. 289-291.
https://portalvet.royalcanin.com.br/saude-e-nutricao/trato-renal-e-urinario/doenca-renal-cronica-em-caes/

Continue navegando