Buscar

Fisiopatologia da Fêmea

Prévia do material em texto

Eixo hipotalâmico hipofisário ovariano, feedback de alça curta e alça longa.
Os mecanismos do controle do eixo hipotálamo-hipófise-ovariano são regularizados por dois sistemas: o sistema nervoso central e o sistema endócrino. No período da puberdade, a fêmea receberá estímulos externos que atuarão no eixo hipotalâmico hipofisário ovariano. O hipotálamo ira produzir e liberar o hormônio liberador de gonodotrofina (GnRH, onde ele vai alcançar a hipófise através do sistema porta hipotalâmico hipofisário, assim ira estimular a adenohipófise a produzir e liberar o hormônio folículo estimulante (FSH), e o hormônio luteirizante (LH). Na qual os dois vão atuar nos ovários. FSH atua nos ovários, estimula o crescimento dos folículos ovarianos. Os folículos em crescimento por sua vez vão começar a produzir um fator de crescimento, chamado Ativina, onde fará um feedback positivo na secreção de FSH que é produzido na adenohipofise. Os folículos continuam em crescimento e irão produzir quantidade gradativas e crescentes de estradiol (E2), por causa da liberação de FSH e LH. O folículo dominante entre os que estão em crescimento irão produzir outro fator de crescimento, chamado de Inibina, que fará um feedback negativo com a adenohipofise na secreção de FSH. O folículo dominante produzirá também grandes quantidades de estradiol, na qual alcançará a corrente sanguínea.
Dinâmica folicular  é diretamente influenciado por fatores extrínsecos como nutrição, temperatura, estresse e fotoperíodo, pode ser dividido em quatro fases: estro, metaestro, diestro e proestro.
Ovulação ocorre em torno de 24 a 30 horas após o início do estro, ou de 8 a 15 horas após o término do estro.- VACAS
Desenvolvimento folicular envolve a fase de recrutamento de um grupo de folículos primordiais para iniciar o crescimento 
Dentre estes, um folículo é selecionado, não sofre atresia e potencialmente pode chegar a ovular (fase de seleção). O folículo selecionado se destaca e passa a crescer mais rapidamente que os outros, suprimindo o crescimento dos demais e inibindo o recrutamento de um novo grupo de folículos (fase de dominância) 
Síntese de estradiol 17 beta, e comente a respeito da função de cada um neste processo.
Estímulo do LH nas células da teca interna que estimulam a conversão do colesterol em andrógeno, o andrógeno vai passar para a célula da granulosa e sofre ação do FSH que através da enzima aromatase é convertido em estrógeno. Funções do estradiol: induzem comportamento de cio nas femeas, desenvolvimento físico das características sexuais secundárias femininas, Exercem efeitos de retroalimentação tanto negativos quanto positivos no controle da liberação de LH e FSH através do hipotálamo
Foliculogênese? 
A foliculogênese é o processo de formação, crescimento e maturação dos folículos ovarianos, ela esta dividida em fase pré-antral: ela não vai sofrer influencia das gonadotrofinas hipofisárias dependendo dos fatores do ovário os fatores de crescimento ovariano (KL, GDF-9, BMP e ativina) nessa fase se desenvolve os folículos primordiais para folículos primários; e fase antral: sofre ação do FSH e LH e irá produzir os folículos secundários, terciários (Graaf) e pré-ovulatório.
A luteólise hormônios 
As prostaglandinas irá desencadear uma vasoconstrição no ovário, produzindo assim a luteólise, a ocitocina irá atuar na liberação de prostaglandina e do estradiol, que atua por meio do aumento dos pulsos de ocitocina, aumentando assim a expressão de receptores de ocitocina.
Influência da sazonalidade no seu ciclo reprodutivo. 
São as cabras, ovelhas e a égua. Isso ocorre devido a melatonina que é um hormônio produzido através da captação da luz pelo nervo óptico, esse estimulo é levado para a glândula pineal, já na glândula o triptofano vai ser convertido em seratonina, em duas fases: na primeira onde a serotonina é convertida em N-acetil-serotonina e a segunda onde a Nacetil-serotonina é convertida em melatonina pela enzima HIOMT. A melatonina será a responsável por estimular o ciclo ovarianos nesses animais, as cabras e as ovelhas preferem os dias curtos e as noites longas, as éguas vão ter preferência pelos dias longos e noites curtas. Algumas raças de cães como os mastifes tibetanos também podem sofrer ação da melatonina.
Fases do ciclo estral na espécie bovina
As vacas irão apresentar proestro, estro e metaestro. O poestro tem uma duração de 3 a 4 dias, nele irá ocorrer o aumento da secreção de estrógeno. No estro irá ocorrer a expressão dos sinais característicos do cio que são estimulados pelos altos níveis de estrógeno, LH e FSH. No metaestro o estrógeno irá diminuir e a progesterona aumentará, ocorrendo a maturação do corpo lúteo.
A oogênese tem início e fim quando? Em qual fase da divisão celular o oócito está apto a ser fecundado?
A quebra de vesícula germinativa é o primeiro sinal visível de retomada da meiose. Meiose 2, mas nao lembro exatamente se é na metáfase
Oogênese paradas nucleares? 2 paradas na meiose 1 profase 1, meiose 2 metafase 2
Espécies ovulam complexos cumulus oócticos já maturados. égua, vaca e a ovelha
Endocrinologicamente o que é necessário para a maturação oocitária ocorra pico de LH
Folículos em estágios iniciais de seu desenvolvimento albergam em seu interior oócitos primários ou secundários? Oócitos secundários
cromossoma X paterno é inativado Ele compactado, para formar uma estrutura pequena e densa chamada de corpúsculo de Barr. 
Explique detalhadamente o que é puberdade e como se dá o processo para o fim deste “status”. é um processo resultante de um ajuste gradual entre atividade crescente gonadotrófica e a habilidade das gônadas em assumir simultaneamente a esteroidogênese e a gametogênese, ou seja, quando um animal macho ou fêmea atinge a sua função reprodutiva.
Desencadeamento da puberdade. 
A puberdade pode ser desencadeada pelo ambiente físico, foto período, idade, raça, temperatura ambiental e peso, dependendo da espécie. Eu acredito que a idade o fator nutricional são os mais importantes na precocidade da vida sexual do animal, já que uma boa nutrição em uma idade menos elevada pode acabar desencadeando que o animal se torne capaz de produzir e liberar gametas e de manifestar sequencias de comportamento sexual completo.
Diferenciação XX/XY. 
Sexo Genético. É determinado durante a fecundação, onde um espermatozoide X ou Y penetra em um oócito → formando um zigoto XX ou XY
Sexo Gonadal → É determinado mais tardiamente, quando a gônada indiferenciada se desenvolve em testículos ou ovários, sob influência do sexo genético
Sexo Fenotípico → É determinado pelo desenvolvimento de estruturas derivadas do seio urogenital
Y através do TDF. XX há ausência do TDF.
Puberdade Canina6-13, caprina:5-7, ovina:6-9, bovina:8-13 e equina: 15-24
Oogênese finaliza Menopausa. Fator responsável ideal para a ovulação? Estrogênio e progesterona. 
Como ocorre a produção dos estrógenos ovarianos? 
por duas gonadotrofinas – hormônios que atuarão nas gônadas, nesse caso, nos ovários – produzidas pela adenoipófise: os hormônios FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante
Cite cinco tipos de comunicação intercelular que se dá através de moléculas sinalizadoras. E explique como ocorrem dois tipos de comunicação intercelular.  
o modo direto, por contato físico, e o modo indireto, mediante a troca de sinais químicos entre células secretoras e células receptoras.
As moléculas de adesão podem ficar conectadas ao citoesqueleto ou a enzimas intracelulares, nas quais, por meio dessas ligações, os sinais são transmitidos por intermédio das membranas das células
Quais são os principais tipos de intersexos que ocorrem nos animais domésticos? 
HERMAFRODITA VERDADEIRO. Um hermafrodita verdadeiro tem as gônadas dos dois sexos (ovário de um lado e testículo do outro) ou ovotestis e é assim diagnosticado somente quando os tecidos gonadais masculino e feminino estão presentes e são funcionais. 
PSEUDO-HERMAFRODITA MASCULINO. É o indivíduo que tem testículos como gônadas; entretanto, os cromossomos sexuais podem serXY ou XX com uma porção translocada do Y. Os ductos genitais e a genitália externa geralmente apresentam variados graus de características femininas, variando de hipospadias em casos brandos a uma total feminilização. PSEUDO-HERMAFRODITA FEMININO. No pseudo-hermafrodita feminino, o complemento sexual é XX, os ductos gonadais são femininos, mas o seio urogenital e a genitália externa são masculinizados. Essa aberração desenvolve-se a partir de uma mutação genética e é transmitida por um gene autossômico recessivo FEMINILIZAÇÃO TESTICULAR. Essa condição é causada por um gene recessivo ligado ao sexo e resulta na falha dos órgãos alvo ao responderem à testosterona. O animal afetado é um macho genético, mas com fenótipo externo de fêmea e testículos anormais. 
FREEMARTINISMO BOVINO. O freemartinismo é uma forma de intersexualidade que ocorre principalmente em bovinos que estejam gestando gêmeos heterossexuais, mas pode ocorrer também em suínos, caprinos, ovinos e eqüinos. O evento que leva à formação do freemartin é o desenvolvimento de anastomose entre os dias 30 e 50 de gestação, que coincide com a fase sensível da organogênese do trato reprodutivo. A anastomose proporciona uma base física para a troca de células sangüíneas precursoras e hormônios entre os fetos. Quanto mais cedo ocorrer a anastomose, maior será o grau de masculinização da fêmea. Os aspectos característicos do freemartin bovino estão relacionados ao sistema genital. A genitália externa é a de uma fêmea normal, havendo variada masculinização dos órgãos reprodutivos internos. Algumas vezes, há aumento acentuado do clitóris e as gônadas são rudimentares e localizadas na cavidade abdominal. Essas gônadas recebem o nome de ovotestis . O animal afetado não apresenta cio e a palpação através do reto mostra uma trato genital subdesenvolvido. A introdução de um espéculo vaginal revela uma vagina curta, que termina em fundo de saco. O diagnóstico definitivo através da cariotipagem do indivíduo suspeito revela quimerismo (XX/XY), com variada porcentagem de populações de células masculinas nos indivíduos freemartin. O cogêmeo macho também é afetado, mas sem anormalidades estruturais, a fertilidade decresce com o avanço da idade.
Explique a condição ovotestis. 
Presença das gonadas dos dois sexos (ovário de um lado e testículo do outro). Diagnosticada somente quando ambas as gônadas estão presentes e são funcionais.
Um indivíduo XX portador do gene SRY cujo cromossoma X paterno é inativado durante o desenvolvimento gonadal, enquadra-se em qual tipo de intersexo? Além disso, sabe-se que nos suínos o desenvolvimento das gônadas é assincrônico. Dessa forma, caso a inativação ocorra precocemente, durante o desenvolvimento embrionário, quando a gônada direita já iniciou seu desenvolvimento, mas ainda não completou, essa gônada dará origem a qual estrutura? 
As gônadas fetais originam-se de tecidos primordiais indiferenciados e se desenvolvem em testículo ou em ovário. Em mamíferos, a direção do desenvolvimento sexual é controlada geneticamente. Fêmeas possuem dois cromossomos X, enquanto machos possuem um cromossomo X e um Y. Animais com um único cromossomo X e nenhum cromossomo Y (XO) são fenotipicamente fêmeas, indicando que o cromossomo Y dita o desenvolvimento masculino. O indivíduo se enquadra em pseudohermafrodita masculino. Como a diferenciação da gonada já tinha começado, e não depende da expressão do gene SRY, ela vira ovário, a segunda gonada provavelmente vire testículo
Quais são as hipóteses que buscam explicar o desencadeamento da puberdade? Explique um das hipóteses. 
O aumento das frequências dos pulsos do hormônio luteinizante tem sido reportado como fator determinante no desencadeamento da puberdade. Este fato é obtido por meio de redução do número de receptores do estradiol nas regiões anterior e médiobasal do hipotálamo, provocando redução do feedback negativo desse hormônio. A aplicação de progesterona exógena, o aumento da taxa de crescimento e da cobertura de gordura por meio de manejo alimentar adequado, a sazonalidade, a presença do touro e a genética são fatores que podem influenciar o eixo hipotalâmico-hipofisário-gonadal, desencadeando a puberdade em novilhas. As principais alterações fisiológicas e anatômicas desencadeadoras da puberdade estão relacionadas com a seguinte cascata de eventos: aumento da produção de esteroides sexuais pelas gônadas, em resposta a um aumento na liberação de gonadotrofinas (hormônios folículo estimulante (FSH) e luteinizante (LH)) pela hipófise, que por sua vez é controlada pela secreção hipotalâmica de GnRH (hormônio liberador de gonadotrofina). A ativação desta cascata é regulada por uma série de mecanismos que controlam a liberação de GnRH, e alguns desses sinais são originados internamente e relacionam-se ao crescimento corporal, enquanto outros são dependentes de fatores externos. Os principais fatores que têm sido reportados como determinantes no desencadeamento da puberdade são a data de nascimento do animal, o nível nutricional, a taxa de crescimento, a interação social e o tratamento com hormônios exógenos.
Leia atentamente as alternativas abaixo e marque as CORRETAS sobre os hormônios da reprodução nas fêmeas domésticas.
b) As folistatinas, as inibinas e as ativinas podem ser consideradas fatores de crescimento. Elas atuam no eixo hipotalâmico hipofisário ovariano, desempenhando importantes funções fisiológicas. 
c) As prostaglandinas são ácidos graxos hidroxilados insaturados com vinte átomos de carbono e um anel ciclo/pentano. O ácido araquidônico, um ácido graxo essencial, é o precursor da maioria das prostaglandinas mais intimamente associadas com a reprodução, principalmente a PGF2α e a prostaglandina E2 (PGE2).
e) A relaxina é um hormônio polipeptídico secretado primariamente pelo corpo lúteo durante a gestação. Em algumas espécies, a placenta e o útero também secretam relaxina. A principal ação biológica da relaxina é a dilatação da cérvix e da vagina antes do parto. Ela também inibe as contrações uterinas.
Marque as alternativas CORRETAS a respeito da anatomia do aparelho reprodutor feminino. 
b) O oviduto pode ser dividido em quatro partes: fímbrias, infundíbulo, ampola, istmo. Sendo que a fecundação ocorre na região da junção istmo ampola. As funções do oviduto são: captação do gameta feminino, transporte desse gameta, secreção de muco, fecundação e ascensão de espermatozoides. 
c) A mucosa do oviduto é formada por pregas, e consiste de uma camada de células epiteliais colunares, e o epitélio é constituído de células ciliadas e não-ciliadas. O ritmo de pulsação dos cílios é afetado pelas concentrações dos hormônios ovarianos, com atividade máxima em decorrência da ovulação. As células ciliadas são mais abundantes na região onde o óvulo é captado
Descreva a estrutura completa de um folículo maduro.
6 granulosa; 8 antro folicular; 9 teca externa; 10 teca interna; 11 celulas do cumulus oophorus; 12 Ovócito.
Freemartinismo 
Implantação de heterosexos no útero - Anastomose dos vasos coriônicos - Manutenção da organogênese feminina - Liberação de dois oócitos 
a) Como ocorre a produção dos estrógenos ovarianos? Qual a principal enzima envolvida? 
É produzido pelo ovário através do estímulo do LH nas células da teca interna que
estimulam a conversão do colesterol em andrógeno, o andrógeno vai passar para a célula da
granulosa e sofrerá ação do FSH que através da enzima aromatase será convertido em
estrógeno.
b) Quais são os centros hipotalâmicos de controle da secreção tônica de FSH e LH e os centros hipotalâmicos de controle da secreção da onda préovulatória de FSH e LH? 
núcleo pré-óptico, área hipotalâmica anterior; núcleo supra quiasmático (centros de controle
do LH e FSH pré-ovulatório), núcleo ventro-medial, núcleo arqueado e eminência média
(Centros de controle da secreção tônica de LH e de FSH).
c) Cite quais hormônios são considerados proteicos, ácidos graxos, esteroides e aminas.
Proteínas: GnRH e ocitocina. Esteroides: testosterona, estradiol, progesterona. Ácidosgraxos: Prostaglandina f2 alfa. Aminas: melatonina.
d) Cite quais são os principais hormônios envolvidos na reprodução e suas funções. 
GnRH: hormônio liberador de gonadotrofinas, atua na hipófise anterior e libera FSH e LH
através do sistema porta-hipotalámo-hipofisário; FSH: hormonio foliculo estimulante, irá
estimular a maturação e liberação dos folículos ovarianos; LH: hormônio luteinizante, irá atuar
concomitantemente como o FSH e irá induzir a secreção de estrógeno do folículo ovariano
para vir a formar o corpo lúteo; Prolactina: sua função é a manutenção do corpo lúteo,
iniciando e mantendo a lactação; Melatonina: irá estimular o ciclo reprodutivo do animal de
acordo com o fotoperíodo; 17 Beta Estradiol: induzir o comportamento de cio nas fêmeas e
desenvolvimento físico das características sexuais secundárias femininas;
e) Cite cinco tipos de comunicação intercelular que se dá através de moléculas sinalizadoras. E explique como ocorrem dois tipos de comunicação intercelular. 
1- Neural (ocitocina): Os neurotransmissores são liberados das células nervosas nas junções sinápticas e irão atuar entre elas através de pequenas fendas sinápticas. 
2- Endócrina (PGF2-alfa): os hormônios são transportados via corrente circulatória, comum na maioria dos hormônios. 
3- Parácrina (fatores de crescimento): os produtos de determinadas células se diluem através do líquido extracelular, afetando células vizinhas a uma determinada distância. 
4- Autócrina (fatores de crescimento): as células secretam mensageiros químicos para o meio externo que se ligam a receptores na mesma célula, os quais, por sua vez, secretam os mensageiros.
5- intrácrina (fatores de crescimento): a célula secreta um mensageiro químico que terá ação intracelular 
f) Qual é o hormônio luteolítico natural? Ele atua em todas as espécies de fêmeas domésticas? Existe alguma fêmea cuja fisiologia de regressão do corpo lúteo é diferente, qual? E qual é o evento de regressão do corpo lúteo nessa espécie? 
A prostaglandina f2-alfa. Não. O corpo lúteo vai ser lisado por senescência nas cadelas e nas gastas a regressão do corpo lúteo vai ser placenta-dependente.
g) Cites os principais fatores de crescimento envolvidos na foliculogênese.
Inibina: vai atuar como sinalizador químico na hipófise sobre o número de folículos em
crescimento no ovário, ela vai reduzir a secreção de FSH. Ativina atua como sinalizador
químicos na adenohipofise para estimular a secreção de FSH.
3. Fale o que é a foliculogênese, quais as suas fases e quais substâncias químicas coordenam essas fases, e quais são os tipos de folículos ovarianos envolvidos em cada fase. * 
A foliculogênese é o processo de formação, crescimento e maturação dos folículos ovarianos, ela esta dividida em fase pré-antral: ela não vai sofrer influencia das gonadotrofinas hipofisárias, dependendo dos fatores do ovário os fatores de crescimento ovariano (KL, GDF-9, BMP e ativina) nessa fase se desenvolve os folículos primordiais para folículos primários; e fase antral: sofre ação do FSH e LH e irá produzir os folículos secundários, terciários (Graaf) e pré-ovulatório.
4. A luteólise é definida como a regressão estrutural e funcional do corpo lúteo que ocorre durante o fim da fase progesterônica. Quais hormônios envolvidos na luteólise e suas funções durante esse evento fisiológico. * 
O estradiol que é secretado pelos folículos antrais atua nas células do endométrio aumentando a expressão de receptores de ocitocina
Ocitocina: irá estimular as células do endométrio a produzir maior quantidade de prostaglandina F2-Alfa
prostaglandina F2-alfa irá desencadear uma vasoconstrição no ovário, produzindo assim a luteólise
5. Cite quais são as espécies animais que sofrem influência da sazonalidade no seu ciclo reprodutivo. Como ocorre essa influência nas fêmeas domésticas?
São as cabras, ovelhas e a égua. Isso ocorre devido a melatonina que é um hormônio produzido através da captação da luz pelo nervo óptico, esse estimulo é levado para a glândula pineal, já na glândula o triptofano vai ser convertido em serotonina, em duas fases: na primeira onde a serotonina é convertida em N-acetil-serotonina e a segunda onde a N-acetil-serotonina é convertida em melatonina pela enzima HIOMT. A melatonina será a responsável por estimular o ciclo ovarianos nesses animais, as cabras e as ovelhas preferem os dias curtos e as noites longas, as éguas vão ter preferência pelos dias longos e noites curtas. Algumas raças de cães como os mastifes tibetanos também podem sofrer ação da melatonina.
6. Quais são as fases do ciclo estral na espécie bovina? Cite o que ocorre endocrinologicamente? * 
As vacas irão apresentar proestro, estro e metaestro. O poestro tem uma duração de 3 a 4 dias, nele irá ocorrer o aumento da secreção de estrógeno. No estro irá ocorrer a expressão dos sinais característicos do cio que são estimulados pelos altos níveis de estrógeno, LH e FSH. No metaestro o estrógeno irá diminuir e a progesterona aumentará, ocorrendo a maturação do corpo lúteo.
a) Em qual espécie de fêmea doméstica a oogênese continua após o nascimento, quanto a formação de vesículas germinativas? 
Continua a ocorrer na espécie felina
b) Durante a oogênese há quantas paradas nucleares? E em quais fases e subfase da divisão celular do oócito essas paradas ocorrem? 
São duas paradas, uma na meiose 1 na fase de profase 1 e subfase diploteno, e a segunda na meiose 2 na fase de metáfase 2 
e) Endocrinologicamente o que é necessário para a maturação oocitária ocorra?
É necessário que ocorra um pico de LH em um folículo dominante.
f) Folículos em estágios iniciais de seu desenvolvimento albergam em seu interior oócitos primários ou secundários? * 
Oócitos secundários
8. Cite quais são as hipóteses que buscam explicar o desencadeamento da puberdade. Qual delas você concorda mais? Não se esqueça de fundamentar sua opnião. 
A puberdade pode ser desencadeada pelo ambiente físico, fotoperíodo, idade, raça, temperatura ambiental e peso, dependendo da espécie. Eu acredito que a idade o fator nutricional são os mais importantes na precocidade da vida sexual do animal, já que uma boa nutrição em uma idade menos elevada pode acabar desencadeando que o animal se torne capaz de produzir e liberar gametas e de manifestar sequencias de comportamento sexual completo.
9. Relacione cada tipo de útero com as espécies animais correspondentes:
Marsupiais (canguru/ mucura) – Didelfo
primata e humanos – Simples
porca, cadela e gata – Bicornual
vaca, cabra, ovelha e égua – Bipartido
rata, coelha e cobaia – Duplex/Duplo

Continue navegando