Buscar

Auditoria de Impostos e Contribuições Fiscais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro Universitário Ritter dos Reis 
AUDITORIA DE IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES FISCAIS – 2022/1
Resolução do Caso - N1
Marcela ao fazer a analise dos tributos pagos pela empresa, levando em conta a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, artigo 12, mostra que o regime tributário Simples Nacional, possui oito espécies de impostos (IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, ISS e a Contribuição para a Seguridade Social) que devem ser pagos pelo (DASN), porém o pagamento está sendo unificado e neste quesito encontra-se o erro. Pois, a autopeça VG está pagando mais impostos que deveria. Com o trabalho de auditoria fiscal proposto por Marcela ela conseguirá identificar as contingências tributárias feitas de formas indevidas ou não lançadas nos registros contábeis que possam prejudicar a empresa VG em uma possível autuação fiscal. 
Conforme o artigo 165 do CTN, ele demonstra onde ocorre a restituição de impostos, parcial ou total, pois isso é um direito do individuo. Existem três circunstancias de restituição tributária: no momento em que o sujeito passivo, efetua o pagamento naturalmente ou mediante a cobrança de impostos recolhidos, a maior do que é devido de fato; ao ocorrer falha, na execução da alíquota, no cálculo do montante; ou na forma de anulação, reforma, revogação ou rescisão de decisão condenatória. 
Portanto, ao efetuar a auditoria Marcela se deparou com alguns erros nos lançamentos contábeis e o resultado final de seu relatório de trabalho foi possível corrigi-los de forma que a empresa VG não fosse prejudicada futuramente, demonstrando a importância da auditoria de impostos e contribuições fiscais.