Logo Passei Direto
Buscar
7. _______ de 0,10 Em Direito Tributário, pode-se perceber, pelo menos, 4 teorias acerca das espécies de tributos existentes no Brasil. De acordo com a teoria adotada pelo Supremo Tribunal Federal, são considerados tributos: Impostos, taxas, empréstimos compulsórios e contribuições. Impostos, taxas e contribuições de melhoria. Impostos, taxas e empréstimos compulsórios. Impostos e taxas. Impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais.

a) Impostos, taxas, empréstimos compulsórios e contribuições.
b) Impostos, taxas e contribuições de melhoria.
c) Impostos, taxas e empréstimos compulsórios.
d) Impostos e taxas.
e) Impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais.
User badge image
Questões Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos considerar a classificação dos tributos segundo a Constituição Federal e a interpretação do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a Constituição, os tributos no Brasil são classificados em cinco espécies principais: 1. Impostos 2. Taxas 3. Contribuições de melhoria 4. Empréstimos compulsórios 5. Contribuições especiais Analisando as alternativas: a) Impostos, taxas, empréstimos compulsórios e contribuições. - Esta opção não inclui contribuições de melhoria e contribuições especiais. b) Impostos, taxas e contribuições de melhoria. - Esta opção não inclui empréstimos compulsórios e contribuições especiais. c) Impostos, taxas e empréstimos compulsórios. - Esta opção não inclui contribuições de melhoria e contribuições especiais. d) Impostos e taxas. - Esta opção é muito restrita e não abrange todas as espécies. e) Impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais. - Esta opção inclui todas as cinco espécies de tributos. Portanto, a alternativa correta é: e) Impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções fornecidas, de acordo com a teoria adotada pelo Supremo Tribunal Federal, os tributos considerados são: Impostos, taxas, empréstimos compulsórios e contribuições. Portanto, a alternativa correta é: a) Impostos, taxas, empréstimos compulsórios e contribuições.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

1. _______ de 0,10 Constituem princípios constitucionais do direito tributário: Isonomia e anterioridade. Legalidade e eficácia. Transparência e moralidade. Impessoalidade e retroatividade. Publicidade e seletividade.

a) Isonomia e anterioridade.
b) Legalidade e eficácia.
c) Transparência e moralidade.
d) Impessoalidade e retroatividade.
e) Publicidade e seletividade.

3. _______ de 0,10 Nos termos da Constituição Federal, sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente, sendo permitida, contudo, distinção em razão de ocupação profissional ou função por eles exercida. Instituir impostos sobre patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos, exceto suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei. Instituir impostos sobre livros, jornais, periódicos, exceto o papel destinado à sua impressão. Instituir impostos sobre fonogramas e videofonogramas musicais produzidos no Brasil contendo obras musicais ou literomusicais de autores brasileiros e/ou obras em geral interpretadas por artistas brasileiros bem como os suportes materiais ou arquivos digitais que os contenham, salvo na etapa de replicação industrial de mídias ópticas de leitura a laser. Exigir ou aumentar tributo sem lei complementar que o estabeleça.

a) Instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente.
b) Instituir impostos sobre patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos, exceto suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei.
c) Instituir impostos sobre livros, jornais, periódicos, exceto o papel destinado à sua impressão.
d) Instituir impostos sobre fonogramas e videofonogramas musicais produzidos no Brasil contendo obras musicais ou literomusicais de autores brasileiros e/ou obras em geral interpretadas por artistas brasileiros bem como os suportes materiais ou arquivos digitais que os contenham, salvo na etapa de replicação industrial de mídias ópticas de leitura a laser.
e) Exigir ou aumentar tributo sem lei complementar que o estabeleça.

4. _______ de 0,10 Lucas, menor de oito anos de idade, é proprietário de um imóvel (recebido por herança de seu avô), o qual foi alugado por seus pais, João e Maria, representando-o. Contudo, o Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana (IPTU) referente a este imóvel não está sendo pago pelo locatário, conforme havia sido pactuado no contrato de locação. Em razão do inadimplemento, foi enviada notificação de lançamento do crédito tributário em nome de Lucas como devedor do tributo, para seu domicílio tributário, a fim de que pagasse o débito. A notificação foi recebida via Correios por seus pais, que residem junto com seu filho. Os pais, por entenderem que esta obrigação era do locatário, recusam-se a pagar. O Fisco Municipal está agora a cobrar judicialmente o valor da dívida de IPTU. Diante desse cenário e à luz do Código Tributário Nacional, assinale a afirmativa correta.

a) Por conta do contrato de locação, o locatário é contribuinte do IPTU e único responsável pelo pagamento do referido imposto.
b) Lucas é o contribuinte do IPTU, sendo o locatário o responsável tributário pelo pagamento do mesmo.
c) Lucas, embora absolutamente incapaz, pode figurar como contribuinte devedor do IPTU, inclusive podendo constar seu nome na notificação de lançamento do crédito tributário.
d) Lucas e seus pais são contribuintes do IPTU, mas os bens dos pais devem ser executados antes dos bens de Lucas.
e) Em razão da menoridade de Lucas, apenas seus pais serão considerados contribuintes deste IPTU.

5. _______ de 0,10 João e Maria celebraram entre si contrato de locação, sendo João o locador e proprietário do imóvel. No contrato, eles estipularam que a responsabilidade pelo pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) do imóvel será de Maria, locatária. Com base nessas informações, assinale a afirmativa correta.

a) O contrato é válido e eficaz, e, por consequência dele, a responsabilidade pelo pagamento do tributo se tornará solidária, podendo o fisco municipal cobrá-lo de João e/ou de Maria.
b) O contrato firmado entre particulares não poderá se opor ao fisco municipal, no que tange à alteração do sujeito passivo do tributo.
c) Desconsiderar esta alternativa.
d) O contrato será ineficaz entre as partes, pois transferiu a obrigação de pagar o imposto para pessoa não prevista em lei.
e) No caso de o fisco municipal cobrar o tributo de João, ele não poderá ajuizar ação regressiva em face de Maria.

9. _______ de 0,10 Em tema de garantias e limitações constitucionais ao poder de tributar, qual das seguintes alternativas se revela correta? Segundo o princípio da anualidade, consagrado na vigente Constituição Federal, lei que institua ou majore tributos somente pode ter eficácia no exercício financeiro seguinte ao da publicação da lei, independentemente da data desta publicação; Segundo o princípio da anterioridade, consagrado na vigente Constituição Federal, lei que institua ou majore tributos somente pode ter eficácia no exercício financeiro seguinte ao da publicação da lei e desde que previamente autorizado na lei orçamentária anual; A consagração do princípio da anterioridade, na vigente Constituição Federal, impede que Estados-membros, no exercício de seus poderes constituintes decorrentes, estipulem, em suas Constituições, o princípio da anualidade. Segundo o princípio da anualidade, consagrado na vigente Constituição Federal, lei que institua ou majore tributos somente pode ter eficácia no exercício financeiro seguinte ao da publicação da lei e desde que previamente autorizado na lei orçamentária anual; Segundo o princípio da anterioridade, consagrado na vigente Constituição Federal, lei que institua ou majore tributos somente pode ter eficácia no exercício financeiro seguinte ao da publicação da lei, e ao menos noventa dias após tal publicação, ressalvadas expressas exceções constitucionais;

a) Segundo o princípio da anualidade, consagrado na vigente Constituição Federal, lei que institua ou majore tributos somente pode ter eficácia no exercício financeiro seguinte ao da publicação da lei, independentemente da data desta publicação;
b) Segundo o princípio da anterioridade, consagrado na vigente Constituição Federal, lei que institua ou majore tributos somente pode ter eficácia no exercício financeiro seguinte ao da publicação da lei e desde que previamente autorizado na lei orçamentária anual;
c) A consagração do princípio da anterioridade, na vigente Constituição Federal, impede que Estados-membros, no exercício de seus poderes constituintes decorrentes, estipulem, em suas Constituições, o princípio da anualidade.
d) Segundo o princípio da anualidade, consagrado na vigente Constituição Federal, lei que institua ou majore tributos somente pode ter eficácia no exercício financeiro seguinte ao da publicação da lei e desde que previamente autorizado na lei orçamentária anual;
e) Segundo o princípio da anterioridade, consagrado na vigente Constituição Federal, lei que institua ou majore tributos somente pode ter eficácia no exercício financeiro seguinte ao da publicação da lei, e ao menos noventa dias após tal publicação, ressalvadas expressas exceções constitucionais;

Mais conteúdos dessa disciplina