Buscar

Cultura audiovisual AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como podemos ver a linguagem áudio visual é feita da junção de elementos de duas naturezas: os sonoros e os visuais; ela é composta por outras três linguagens: verbal, sonora e visual, que, conjugadas, transmite uma mensagem específica. Ou seja, a linguagem visual é todo tipo de comunicação que se dá através de imagens, símbolos e fala. Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, são a matéria-prima de toda informação visual.
Essa linguagem vem crescendo cada vez mais e de uma maneira grandiosa e qualificada, com a tecnologia digital a seu favor.
No texto o autor afirma que, com a popularização da câmera digital GoPro está criando uma nova gramática audiovisual. Ou seja, o equipamento expande tanto as possibilidades de expressão que os usuários estão criando uma linguagem nova, graças ao dispositivo.
Já as técnicas da câmera e a expressividade, são diferenciadas pelos elementos: como enquadramento de câmera e movimentos dela mesma. 
O enquadramento da câmera consiste em decidir o que faz parte da filmagem a cada momento de sua realização. Alguns tipos de enquadramento da câmera são: Plano Geral, plano Médio, plano Americano, primeiro Plano, primeiríssimo Plano e plano Detalhe. 
Já alguns exemplos de movimento da câmera são: 
Pan - movimento efetuado com a câmera horizontalmente, geralmente em velocidade lenta, de um lado para outro. 
Tilt - movimento efetuado com a câmera verticalmente, geralmente em velocidade lenta, de cima para baixo ou vice-versa, revelando algo para cima ou para baixo do ponto de vista do expectador.
Whip Pan - o movimento efetuado com a câmera é o mesmo efetuado em pan, porém com velocidade bem maior.
Pedestal - movimento de subida e descida da câmera ao longo de um eixo vertical.
A gramática audiovisual tem como contexto, as palavras usadas para indicar cada imagem que compõe um registro audiovisual. Planos, ângulos e movimentos de câmera compõem um tripé que sustenta o pensamento imagético. Pensar imageticamente significa pensar a obra audiovisual em termos de planos, ângulos e movimentos da câmera. Alguns filmes marcaram época por causa do uso inovador das suas técnicas, técnicas de edição, corte e enquadramento de câmera viraram referência audiovisual. É isso que o artigo procura transmitir, que uma transformação similar estaria acontecendo por causa da câmera GoPro. Porém vamos precisar esperar alguns anos para comprovar de fato se as novas técnicas possibilitadas pela câmera GoPro de fato passaram a fazer parte da gramática audiovisual

Mais conteúdos dessa disciplina