Buscar

(Curte, comenta e salva) - Grata | Legislação social e trabalhista |1 EXERCÍCIOS - UNIDADE 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1ª Correção dos exercícios da unidade
Questão 1Correta
As verbas de natureza salarial (regra geral) repercutem no cálculo de outras verbas trabalhistas (aviso prévio, férias, 13º salário, FGTS etc.). Já as verbas de natureza indenizatória (regra geral) não repercutem no cálculo das demais verbas.
 
Com base na classificação das verbas trabalhistas, como sendo de cunho salarial e/ou indenizatória, complete as lacunas a seguir:
 
As comissões são uma modalidade de salário paga por _______________, isto é, por _____________ do empregado. Ou seja, os ganhos do trabalhador serão calculados com base no ____________ de suas atividades.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Sua resposta
unidade ou serviço/  produtividade / resultado.
Segundo (BARROS, 2017), as comissões são uma modalidade de salário paga por unidade ou serviço, isto é, por produtividade do empregado. Desse modo, os ganhos do trabalhador serão calculados com base no resultado de suas atividades. Trata-se de verba paga, normalmente, aos trabalhadores na área de vendas.
Questão 2Correta
A situação em que o empregado labora em dia de repouso (domingo ou feriado), impõe ao empregador o dever de pagar o dia trabalhado em dobro, acrescido do repouso semanal que não foi respeitado. Esse entendimento está previsto na Orientação Jurisprudencial nº 410 da Seção de Dissídios Individuais nº 01 do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e na Súmula nº 146 do TST.
 
Com base na norma trabalhista sobre a concessão e pagamento do descanso semanal remunerado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
 
I. A empresa que eventualmente tenha exigido do empregado o trabalho em feriado e não tenha concedido uma folga compensatória  pode, ainda, numa fiscalização do Ministério do Trabalho, sofrer sanções de ordem administrativa como pagamento de multas, se não respeitar o descanso semanal dos trabalhadores. O rigor é justamente para garantir que esse direito, ligado à saúde do empregado, seja respeitado.
PORQUE
II. A garantia desse direito visa evitar o aumento dos índices de faltas ao trabalho e de concessão de benefícios previdenciários.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Sua resposta
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
Uma vez comprovado pela fiscalização do Ministério do Trabalho a não concessão de descanso semanal aos trabalhadores, o empregador fica sujeito a sofrer sanções de ordem administrativa, tais como o pagamento de multas, se não respeitar esse direito.
Questão 3Correta
Há diversas razões pelas quais um profissional pode ser transferido pelo empregador. Seja com anuência ou sem sua anuência. Além disso, há institutos que se diferenciam como a transferência e a remoção. Sendo o último a mudança de localidade de trabalho para regiões vizinhas, sem alterar seu domicílio, possuindo direito a suplemento salarial correspondente ao acréscimo de despesa de transporte. Já a transferência possui diversas nuances que devem ser conhecidas e dominadas pelo profissional que pretende se destacar no mercado de trabalho.
 
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Há apenas uma situação em que o empregado pode ser transferido sem sua anuência que é da ocorrência da extinção do estabelecimento.
II. Empregado que ocupa cargo de confiança pode ser transferido, ainda que não haja necessidade de serviço.
III. Quando ocorrer a extinção do estabelecimento e o empregado não concordar com a transferência, a sua escusa equivale a pedido de demissão.
IV. Quando da transferência provisória por necessidade de serviço, tem o empregado direito a adicional de 25% enquanto durar a transferência.
É correto o que se afirma em:
Sua resposta
III e IV, apenas.
A alternativa correta é: III e IV, apenas. I. Incorreta. Há quatro situações em que o empregado pode ser transferido sem sua anuência e uma delas é da ocorrência da extinção do estabelecimento. II. Incorreta. Empregado que ocupa cargo de confiança pode ser transferido de forma definitiva, desde que seja comprovada a necessidade de serviço. III. Correto. Quando ocorrer a extinção do estabelecimento e o empregado não concordar com a transferência, a sua escusa equivale a pedido de demissão, conforme entendimento jurisprudencial. IV. Correto. Quando da transferência provisória por necessidade de serviço, tem o empregado direito a adicional de 25% enquanto durar a transferência.
Questão 4Correta
A Reforma Trabalhista contemplou o assunto equiparação salarial. Com algumas mudanças, mas mantendo a mesma essência, a equiparação salarial refere-se a igualdade da remuneração entre indivíduos que exerçam a mesma função, prestando serviço ao mesmo empregador. Ademais, sobre o assunto, há a Súmula 6, III, do TST dispondo sobre a equiparação salarial só ser possível se o empregado e o paradigma exercerem a mesma função, desempenhando as mesmas tarefas, não importando se os cargos têm, ou não, a mesma denominação. Como paradigma entende-se como sendo o empregado referência, ou seja, aquele com o qual se deseja a equiparação salarial.
 
Nesse contexto, analise a seguinte situação hipotética: Ana e Laura trabalham na empresa Alfa SA. Empresa renomada, com mais de 20 anos no mercado e com plano de cargos e salários existente desde os últimos 10 anos. Ana é garçonete desde 01/01/2018, com salário de R$2.500,00 e Laura atua como garçonete desde 01/05/2018, entretanto, registrada como atendente I, com salário de R$1.800,00. Laura conversou com o gerente da empresa, a fim de solicitar equiparação salarial em face de Ana, alegando que ambas possuem a mesma produtividade, com igual perfeição técnica, no mesmo estabelecimento e na atualidade. Assim, Jorge, o gerente da loja fez duas afirmações que responderam a Laura sua principal indagação.
 
Com base nos fatos narrados, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
 
I. Jorge disse que todos os argumentos apresentados por Laura durante a conversa estavam corretos frente a Legislação Trabalhista para que ela pudesse solicitar a equiparação. Entretanto, ainda assim não seria possível.
PORQUE
II. Laura desconsiderou a existência do plano de cargos e salários da empresa. E Jorge aproveitou o ensejo para apresentá-lo a ela.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Sua resposta
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
A alternativa correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I. A equiparação salarial exige alguns requisitos: trabalhar para o mesmo empregador, no mesmo estabelecimento, entre empregados da mesma função, com a diferença de tempo de função não superior a 2 anos, com a diferença de tempo na empresa não superior a 4 anos; que possuam a mesma produtividade e perfeição técnica na contemporaneidade. Entretanto, mesmo se encaixando em todos esses requisitos, caso haja plano de carreira, ou plano de cargos e salários, isso afasta cabalmente a possibilidade de existir a equiparação salarial.
Questão 5Correta
A equiparação salarial, a substituição de empregado e a transferência de empregado são institutos muito importantes do Direito do Trabalho. Não apenas pelo grande volume de demandas existentes no Poder Judiciário envolvendo o assunto, mas também pelas diversas dúvidas que tais institutos geram no dia a dia, tanto para empregados quanto para empregadores.
 
Em uma grande multinacional, num determinado dia, ocorreram diferentes situações que demandaram amplo conhecimento jurídico para suas resoluções. Desde questões sobre equiparação salarial, até questões sobre transferência de empregados.
 
Complete as lacunas a seguir:
 
Em relação à equiparação salarial destaca-se para a existência de uma exceção que exclui sua possibilidade, mesmo quando presente os demais requisitos. Estamos falando da ___________. A substituição de empregado exige o ____________ para que seja possível ao substituto receber o mesmo salário do substituído. E, a transferência de empregado de um estabelecimentopara outro, em regra, ____________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Sua resposta
existência de plano de cargos e salários / caráter eventual / exige anuência do empregado.
A alternativa correta é: existência de plano de cargos e salários / caráter eventual / exige anuência do empregado. Em relação à equiparação salarial destaca-se para a existência de uma exceção que exclui sua possibilidade, mesmo quando presente os demais requisitos. Estamos falando da existência de plano de cargos e salários. A substituição de empregado exige o caráter eventual para que seja possível ao substituo receber o mesmo salário do substituído. E, a transferência de empregado de um estabelecimento para outro, em regra, exige anuência do empregado.

Continue navegando

Outros materiais