Buscar

PORTFÓLIO 1 - PSICOLOGIA

Prévia do material em texto

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E PERFIL DOS PROFESSORES 
A escola escolhida é da rede pública municipal de ensino e está localizada na cidade de Cachoeirinha – PE, oferece as seguintes etapas de ensino: Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais. Desde os primeiros contatos com a escola, sempre fui bem acolhido pela gestão, professores, alunos, como também por toda comunidade escolar.  A escola atende crianças com a faixa etária de 3 a 10 anos de idade, possui o corpo discente composto por 226 alunos e tem 21 funcionários, sendo 10 professores.  
Quanto ao perfil dos educadores, todos são licenciados em Pedagogia, têm especialização em sua maioria em Psicopedagogia Institucional e Clínica e apenas 4 dos 10 professores são efetivos do município, os demais são contratos temporários. A média de idade dos professores varia de 24 a 50 anos de idade e o tempo médio de docência está entre 2 e 23 anos. 
INTRODUÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO 
Durante a observação na escola constata-se que ela é de pequeno porte e atende uma clientela de alunos que em sua maioria pertence a classe baixa. 
O espaço físico compreende: 01 diretoria, 01 biblioteca pequena, 06 salas de aula climatizadas, 01 cozinha pequena, 04 banheiros (02 femininos e 02 masculinos), 01 depósito, sendo este para guardar material escolar e merenda, 01 pátio pequeno e descoberto e corredores que dão acesso às salas de aula. O teto e o piso encontram-se em perfeito estado, toda a escola é forrada com PVC e quanto a parte hidráulica e elétrica ambas estão em ótimas condições. A escola é bem arejada, organizada, foi recentemente reformada e está localizada no centro de uma vila. 
No que se refere a impressão sobre a concepção de criança apresentada pela escola, é notório que as crianças são vistas como seres sociais de direitos e são estimuladas a participarem ativamente do processo de construção e reconstrução do seu próprio conhecimento articulando-o aos seus conhecimentos prévios, através da mediação do professor, além de serem percebidas em sua inteireza.  
Essa escola prima por oportunizar momentos de interação e brincadeiras que desenvolvam os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento da Educação Infantil supracitados. 
Com relação aos direitos da criança, é perceptível o quão são preservados nessa instituição, respeitando o que está estabelecido na Constituição Federal de 1988 que preconiza dever do Estado o “atendimento em creche e pré-escola às crianças de 0 a 6 anos de idade”, assegurando, dessa maneira, seu direito à educação (BRASIL 1998, p.154), assim como, o ECA que em seu art. 53 reafirma que “A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, a LDB (Lei 9.394/96) no art. 29 reitera que “A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança” e como ainda estabelece a BNCC na Educação Infantil os seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. 
Partindo desse pressuposto, nota-se que a trajetória histórica das leis voltadas para a Educação Infantil vem se modificando ao longo do tempo e atualmente a criança é reconhecida como sujeito social, cultural, histórico e possuidor de direitos sociais. 
REFERÊNCIAS  
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 10 set. 2022. 
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069/90. São Paulo, Atlas, 1991. 
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. SAVIANI, D. A Nova Lei de Diretrizes e Bases. 
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. 
ANEXO I

Continue navegando