Buscar

Administração da Produção AOL 2

Prévia do material em texto

Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
/1
principalmente porque a competição de forma globalizada levou as operações a ganharem importância, passando a ser o foco da gestão das organizações. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a evolução da administração da produção e suas contribuições para as organizações, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): 
I. ( ) As operações passaram a ser gerenciadas de forma interna, contemplando as operações internas à produção. 
II. ( ) Evidenciaram-se contribuições da computação para outras áreas da administração da produção, como o planejamento e controle.
III. ( ) Com a transformação iniciada na indústria japonesa via filosofias de eliminação de desperdícios, a indústria buscou rever seus conceitos de qualidade.
IV. ( ) Técnicas e ferramentas de qualidade deixaram de ser desenvolvidas, visto que os gerentes de produção já possuíam o domínio necessário para administrar o processo produtivo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, V, F.
Resposta correta
2. 
V, F, V, V.
3. 
V; F; F; F.
4. 
F, F, V, V.
5. 
V, V, F, F.
2. Pergunta 2
/1
A reengenharia de processos de negócios, também chamada de business process reengineering (BPR) é realizada pelas organizações em momentos nos quais se faz necessário reorganizar os processos, visando orientá-los para satisfação das necessidades e demandas dos clientes finais. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a reengenharia do processo de negócios, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. A reengenharia de processos de negócios é uma forma de mudança gradual, uma vez que é realizada de forma contínua e objetiva a melhoria no desempenho organizacional.
Porque: 
II. As operações sofrem alterações em seus insumos de produção, devido à necessidade de alteração no processo produtivo. 
A seguir, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições falsas.
Resposta correta
2. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
4. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta de I.
3. Pergunta 3
/1
O início da produção em massa, com o desenvolvimento das unidades fabris e os progressos na produção de equipamentos, ganhou destaque devido à utilização da intercambialidade de peças, originalmente aplicada por Eli Whitney, em 1790, na fabricação de mosquetes destinados ao exército americano.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a intercambialidade de peças, é correto afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A intercambialidade de peças pode dizer respeito à utilização de um componente no mesmo lugar, sem necessidade de trocas para atender àquilo que se destina.
2. 
A intercambialidade ou troca de peças ou componentes é realizada com vistas a minimizar a produtividade do processo de produção.
3. 
A intercambialidade de peças consiste na manutenção preventiva das peças usadas em um processo produtivo.
4. 
Componentes intercambiáveis feitos à mão contribuíram para que o fluxo de produção e os custos de produção fossem considerados na estratégia organizacional.
5. 
A intercambialidade de peças consiste na possibilidade de utilização de um item ou produto no lugar de outro(s), sem necessidade de adaptação ou ajustes para atender àquilo que se destina.
Resposta correta
4. Pergunta 4
/1
As contribuições de Taylor foram significativas para a administração da produção, principalmente no que diz respeito ao aumento da produtividade e da eficiência das operações. No entanto, a forma de execução das tarefas, segundo o taylorismo, trouxe problemas aos operadores. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca do taylorismo, é correto afirmar que um de seus problemas foi a:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Alienação do trabalho, por conta das tarefas variadas desempenhadas pelos operadores.
2. 
Baixa produtividade dos operadores, por conta da não padronização das tarefas.
3. 
Alienação do trabalho, oriunda da realização de tarefas muito repetitivas e, por vezes, tediosas.
Resposta correta
4. 
Desmotivação dos operadores, por conta da ausência de procedimentos sobre a execução das tarefas.
5. 
Insatisfação dos operadores, por possuírem condições especiais para adquirir os produtos vendidos pela organização.
5. Pergunta 5
/1
A administração da produção consiste nas atividades de gerenciar recursos da função produção. Assim como as demais funções ou departamentos da organização, a função produção deve assegurar que suas operações estejam alinhadas à estratégica organizacional, contribuindo para o alcance dos objetivos estratégicos da organização.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a função produção e suas responsabilidades, é correto afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A função produção deve usar seus colaboradores eficientemente para produzir bens e serviços que satisfaçam a estrutura organizacional.
2. 
A função produção deve manter constante as formas de produção, para que a organização produza continuamente aquilo que sabe fazer de melhor.
3. 
A função produção é a parte da organização responsável por satisfazer às solicitações de consumidores por meio da produção e entrega de produtos e serviços.
Resposta correta
4. 
A função produção é a parte da organização responsável por integrar às solicitações de consumidores, ajustando a estrutura organizacional para atender aos seus anseios.
5. 
A função produção é responsável por gerar a estratégia organizacional, sendo essa representada por produtos ou serviços ofertados.
6. Pergunta 6
/1
A administração da produção evoluiu muito desde a Antiguidade até os dias atuais. O contexto global, as invenções e evoluções do pensamento contribuíram para que mudanças na forma de organizar a produção ocorressem, de modo a otimizar a produtividade e eficiência de suas operações. Neste cenário, Frederick Taylor foi um especialista cuja contribuição principal consistiu nos princípios da administração científica. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado a respeito da administração científica, é correto afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Ela consistiu no aumento da escala de produção, a partir da mecanização de processos.
2. 
Ela consistiu na sistematização e padronização do trabalho, com vistas a aumentar a produtividade e eficiência da produção.
Resposta correta
3. 
Ela consistiu na criação de um carro popular, para camadas menos abastadas da população.
4. 
Ela consistiu na utilização do aço em detrimento ao ferro, para a construção de ferrovias.
5. 
Ela consistiu na intercambialidade de peças e na linha de montagem móvel que favoreceram a produtividade e eficiência da produção.
7. Pergunta 7
/1
As operações podem ser observadas a partir de algumas características, como volume, variedade, variação da demanda e visibilidade, e isso reflete as características organizacionais, determinando se são maiores ou menores, se possuem muitos ou poucos clientes, se são conhecidas pelo grande público ou não, dentre outros aspectos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as características das operações, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Em operações de baixo volume de produção, é possível observar baixa repetitividade, maior participação dos funcionários no trabalho e alto custo unitário de produção. 
II. ( ) Em operações de alta variedade, é possível observar elevada flexibilidade, alto custo unitário de produção e atender às necessidades de consumidores. 
III. ( ) Quando há baixa variação da demanda, é possível observar a previsibilidade de demanda, estabilidade e baixo custo unitário. 
IV. ( ) Aalta visibilidade de operações implica em alta tolerância de espera, na satisfação definida pelo produtor e no alto custo unitário. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, V, F.
2. 
F, V, F, V.
3. 
V, F, V, F.
4. 
V, V, V, F.
Resposta correta
5. 
V, F, F, V.
8. Pergunta 8
/1
Diversas são as funções ou departamentos que compõem uma organização. O departamento de Marketing, de Finanças, de Recursos Humanos, Produção e outros têm funções específicas na organização, de forma a contribuir para a sobrevivência e competitividade no mercado em que se atua.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a função produção, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): 
I. ( ) A função produção possui responsabilidade direta de desenvolver uma estratégia de produção para a organização.
II. ( ) A função produção possui responsabilidade direta de analisar as finanças organizacionais, alinhando-as à estratégia organizacional.
III. ( ) A função produção possui responsabilidade direta de desenvolver o projeto dos produtos e processos, a partir do desenho dos arranjos físicos e dos fluxos de processo.
IV. ( ) A função produção possui responsabilidade direta de planejar e controlar as atividades de marketing.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, V, F.
Resposta correta
2. 
V, V, V, F.
3. 
F, V, F, V.
4. 
V, F, F, V.
5. 
F, V, F, F.
9. Pergunta 9
/1
A administração da produção é “uma das principais funções de uma organização”, dado que, por meio de suas operações, contribui para que a organização atinja os fins esperados (eficácia) e utilize meios (eficiência) da melhor maneira possível para isso acontecer.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a administração da produção, é correto afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
O grau de atuação individual das funções de uma organização é que determina a eficácia da organização.
2. 
A integração entre as áreas da organização depende da individualidade de cada uma, para garantir que todas essas áreas atuem visando atender a seus objetivos.
3. 
Produtos e serviços produzidos pela área de produção devem ser substituíveis, por exemplo, com os confeccionados pelo departamento de marketing.
4. 
Outras funções de uma organização devem ser independentes da administração da produção de forma a alinhar a produção aos recursos disponíveis.
5. 
Deve haver coordenação entre a administração da produção e as outras funções de uma organização.
Resposta correta
10. Pergunta 10
/1
Os dois principais objetivos da administração da produção são: a eficiência e a eficácia. Uma alta ou baixa eficácia e eficiência nas operações da produção podem ter impactos frente ao desenvolvimento das operações nas organizações. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os objetivos da administração da produção, analise as afirmativas a seguir: 
I. A eficiência consiste em utilizar os recursos organizacionais de forma adequada.
II. A busca pela redução de material e custo contribui para a eficiência da função ou unidade analisada.
III. Uma operação eficiente é aquela que usa os fins da melhor forma possível.
IV. A eficácia diz respeito a fazer coisas que são importantes para o colaborador.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e II.
Resposta correta
2. 
I, II e III.
3. 
I e III.
4. 
III e IV.
5. 
I, II e IV.

Continue navegando