Buscar

relatorio rodrigo

Prévia do material em texto

FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIÁNESIA
Tema: determinação do pH do solo
Mariana Luísa Costa Salgado
Resumo
Na aula ministrada pelo professor Rodrigo, foi ensinado como são e como proceder nas etapas para conseguir obter os valores do pH do solo. Ensinando na pratica oque deve ser feito, quais são os matérias corretos e a melhor maneira de se obter o resultado mais correto e sem grandes variações nos valores.
Materias e Métodos
Amostras de solo (A1, A2 e A3)
Água destilada
Becker
Proveta
Balança de precisão
Bastão de vidro
Medidor de pH
Nosso experimento se iniciava peneirando a amostra de solo com o objetivo de quebrar os “torrões”, logo após isso foi dividido em 3 beckers, sendo cada um deles com 10g de solo, e adicionados 25ml de agua destilada, seguindo a regra de 1 para 2,5, essa divisão em 3 dessa amostra de solo teve o objetivo de diminuir o risco de erro na avaliação. Em seguida a mistura (agua+amostra) deve ser misturada por cerca de 60 segundos utilizando o bastão de vidro e deixada em repouso por 30 minutos para que a agua assente. Após esperar os 30 minutos a vareta do medidor de pH deve ser introduzida dentro da amostra e o indicador dará o resultado do experimento. Bastante importante ressaltar que a cada troca de mistura de amostra e de utilização do medidor deve ser feita a limpeza do bastar e da vareta utilizada na medição com água destilada para que nenhuma amostra afete o resultado da outra.
Resultados
Os resultados obtidos foram:
A1: pH 6,64
A2: pH 6,18
A3: pH 6,55
Para entendimento desses resultados tem que saber que abaixo de 5,5 é ácido a amostra e acima de 7 será alcalina amostra, e para o cultivo o valor ideal de pH é entre 5,5 e 5,8.
Conclusão
Entende-se então que esse solo que foi disponibilizado para fazer o experimento precisa de uma correção de acidez, deve procurar um profissional pois se encontra muito próximo de ser um solo alcalino, assim diminuindo a produtividade que se pode alcançar .

Continue navegando