Buscar

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS EAD - Bromatologia - AULA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA ____
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
 
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: BROMATOLOGIA – aula 1
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: Adriene 
	MATRÍCULA:
	CURSO: Nutrição
	POLO: 
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A):
		TEMA DE AULA: GINCANA DE VIDRARIAS 
RELATÓRIO:
Foram apresentados vários tipos de vidrarias, vou citar algumas a seguir: Suporte Universal
São barras onde pode adaptar as garras e elas são estruturas presas no suporte, assim iremos prender a garra de acordo com análise que iremos analisar, exemplo de suporte 1 que foi fixado uma garra porque está segurando a bureta, no suporte 2 poderia ser um funil, por isso depende de que garra iremos utilizar. A vidraria de relógio e utilizada para pesar a amostra na balança, a Pipeta graduada e Pipeta Volumétrica são utilizadas para medir volumes, a graduada pode quantificar qualquer outro volume no máximo 25 ml, a volumétrica não pode quantificar outo volume, além do máximo que ela e capaz de medir.
Bureta volumétrica e utilizada para fazer titulações, porém ela tem uma torneira de passagem, Pinças serve para segurar uma vidraria, por exemplo um cadinho, ou seja, serve de transportes de vidrarias, existem vários tipos de pinças como a de madeira que serve para segurar os tubos de ensaio. As Espátulas servem para estar transportando matéria prima para ser pesada ou está medindo amostra. A pera serve para sugar o volume de dentro da pipeta ela apresenta 3 botões, sendo botão A que e onde aperta pra sugar o líquido de dentro do frasco, em seguida adaptamos a pipeta a essa pera para sugar o líquido, apertando o botão S o líquido sobe na pipeta, para liberar o líquido devemos apertar E. Pisseta e utilizado para comportar líquidos que serão utilizados dentro do laboratório. O Dessecador e um equipamento que serve pra colocar tudo que não deve pegar umidade do ambiente, para abrir e fechar devemos deslizar a tampa para frente e para traz, embaixo dele tem umas pedrinhas azul, que são chamadas de sílicas, as vidrarias que podem ser colocadas dentro dele são vidrarias que sai da estufa, vidraria que sai da determinação de lipídios e as vidrarias que não podem absorver a umidade do ambiente.
Suporte de grade, e o suporte para os tubos de ensaio, os tubos de ensaio são desde os grandes até os pequenos e são usados para fazer misturas de alimentos, de amostras, e são utilizados em diversas atividade, ele e uma vidraria padrão. Bastão de vidro e utilizado para mexer e homogeneizar líquidos, devemos mexer o líquido de forma lenta. Proveta e uma vidraria graduada e serve para mensurar o volume líquido. Béquer são utilizados para fazer misturas de amostras, preparos de amostra. Erlenmeyer também e uma vidraria graduada, utilizado para homogeneizar amostras, porém o gargalho e menor e tem como homogeneizar mexendo a vidraria, o risco de respingar e perdemos a amostra e menor, e utilizado para titulação e aquecimento de substâncias. Kitassato também e graduado, utilizado para filtração sobre pressão, tendo uma saída na lateral para acoplar mangueiras de secção. Balões eles podem ser de fundo chato, que são utilizados para fazer reações e balões de fundo redondo, utilizados para sistemas de refluxo e evaporação a vácuo, uns com tampa ou sem tampa, os com tampa e utilizado para verter e usado para preparo de soluções, ele e uma vidraria padrão de ouro para preparar e medir soluções.
Funil de vidro serve para transferência de líquidos e para separar solido do líquido, através da utilização de um papel de filtro e o funil de separação serve para separar dois líquidos que possuem densidades diferentes. Tripé e o suporte que serve pra ser colocado a tela de amianto. Cadinho serve para acomodar a amostra, almofariz e pistilo serve para a triturar sólidos para gerar partículas menores.
			TEMA DE AULA: DETERMINAÇÃO DE UMIDADE 
 RELATÓRIO:
 
A determinação de umidade e a analise mais importante da bromatologia, ela e extremamente essencial para ver a qualidade e a possibilidade de contaminação de um alimento, nesse estudo de determinação de umidade a gente consegue calcular tanto o teor de agua livre, quanto o extrato seco que e o que vai ficar presente no alimento, essa analise e considerada uma analise oficial que e a secagem em estufa, fizemos a pesagem de 1 g de leite em pó e 1 g de salsicha já macerada, cada valor deve ser anotado previamente pra a gente fazer o desconto, porque essa análise e uma análise gravimétrica ou seja iremos pesar, comparar o peso inicial e o peso após a secagem, então a diferença e justamente o que foi vaporado de agua e o q eu foi evaporado e referente ao percentual de umidade, e o q eu fica e referente ao percentual de extrato seco, levamos as amostras para estufa que já foi previamente ligada a uma temperatura entre 100 e 105 graus. Temperatura ideal e que seja um pouco superior a de evaporação da agua justamente para ser eliminada a agua livre, que e agua que representa o teor de umidade da amostra nos alimentos, a gente tem agua livre e agua ligada, a ligada vai permanecer na estrutura química do próprio alimento, mais agua livre vai ser perdida, e justamente isso que queremos, colocamos o cadinho na estufa com as amostras dentro na temperatura ideal, e esperamos por uma hora, para que essa agua livre seja totalmente evaporada, para saber se deu certo, tiramos a amostra e colocamos no dessecador e esperamos para secar e pesar, faremos isso quantas vezes for necessário até que o peso da amostra se torne constante, ai será o indicativo que acabou a analise, ai todo o teor de umidade realmente saiu do alimento , na salsicha a gente partícula justamente para facilitar a saída da agua. Colocamos no dessecador e esperamos chegar a temperatura ambiente e logo em seguida pesamos, a gente pesa dando o desconto do peso inicial menos o peso final esse peso que foi perdido corresponde o teor de umidade e o peso que e encontrado na balança corresponde ao extrato seco total da amostra.
Materiais utilizados nesta análise foi leite em pó, salsicha previamente macerada com o auxílio do almofariz e pitelio, cadinho de porcelana, espátulas, dessecador e pinça. Os equipamentos foram estufar e balança analítica.
4. Realizar o cálculo da umidade.
Determinação de umidade:
U (%) = 14,7 – 9,0 X 100 = 5,7 ÷ 14,7 = 0,38 X 100 = 38%
 14,7
	
		TEMA DE AULA: DETERMINAÇÃO DE RESÍDUO MINERAL FIXO 
RELATÓRIO:
Determinação do resíduo mineral fixo vai depender dos autores ou utilizar uma nomenclatura outra o que são as cinzas do alimento ou resíduo mineral fixo? E o resíduo que sobra de qualquer alimento após sua queima após a incineração vamos ter todo composto orgânico sendo queimado por isso que a coloração da nossa amostra fica preta, e por fim todo carbono consumido só vai nos restar a amostra inorgânica. Vamos usar a amostra de bacon, vamos usar um pestilio e almofariz para macerar a amostra, em se3guida vamos pesar 1 g da amostra na balança analítica, que e uma balança de precisão, em relação a medida do peso porque ela vai nos proporcionar quatro casas decimais , percebi que a balança ela tem que portas nas laterais para facilitar o manuseio, e uma porta superior, e importante na hora da pesagem que estas portas estejam fechadas para evitar oscilação, são peso por exemplo de uma incidência de ventilação, de um ar condicionado, então e só anotar o valor do peso em qualquer analise quando todas as portas estiverem fechadas na determinação de cinzas, em seguida usamos o cadinho, com o auxilio de uma pinça pegamos o cadinho que está seco, e levamos para balança, e o peso dele foi de 46,790, em seguida paramos e vamos pesar 1 g dessa amostra que será colocada dentro do cadinho. Essa amostra pode ser chamada de amostra inicial ou amostra úmida que deu 1,008, em seguida usamos um tripé em uma tela de amianto para que eu possa colocar ela na mufla que e um equipamento, que a gente vai utilizar para determinar as cinzas com temperaturas elevada 550°, essa minhaamostra vai liberar muita fumaça, assim sendo ela será carbonizada, vamos ela em carvão, inicia um processo de queima de matéria orgânica, já o que nos interessa e a matéria inorgânica, vamos pegar essa amostra com uma pinça e colocar m um bico de Bunsen, que e a chama que a gente vai ter no tripé, a nossa amostra vai começar a carbonizar , e queremos que saia muita fumaça, após carbonização da nossa amostra vamos pegar um cadinho com amostra carbonizada ,vamos colocar em uma mufla e depois de duas horas vamos abrir e vimos que a amostra estiver acinzentada vai ser o final da nossa analise, em sequencia iremos pesar o peso do cadinho com mais as cinzas para fazermos o cálculo, a última etapa da alise de cinzas após a nossa amostra ficar na estufa por 3 horas, após abrir a estufa e observar a coloração acinzentada, o nosso bacon tem 0,1% de resíduo mineral fixo, logo finalizando a determinação.
3. Realizar os cálculos. 
Cinzas (%) = 19,5 – 16,3 x 100 = 3,2 ÷ 4,5 = 0,71 x 100 = 71,1 %
 4,5

Continue navegando