Buscar

AI_Gestao_Estratgica_TI_FGV

Prévia do material em texto

Atividade individual	
	Matriz de atividade individual
	Disciplina:Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação
	Turma:
	Aluno: 
	Empresa Escolhida
	A empresa Manfing é uma Startup que oferecer solução a partir da Inteligência Artificial. A solução que a empresa oferece consiste em um prognóstico do consumo dos consumidores, assim, a empresa, por meio do histórico de compras clientes das empresas que contratam o serviço, faz uma previsão usando o conceito de Inteligência Artificial, para demonstrar para a empresa quem irá comprar, o que irá comprar e quando irá comprar. Permitindo, assim, a tomada de decisão das empresas clientes de forma inteligente e aumente em até 15% o faturamento.
Atualmente a Manfing atende empresas do segmento do agro, indústria e varejo. E possibilita o acompanhamento dos resultados por meio de uma plataforma que apresenta os indicadores do resultado e efetividades das empresas que contratam a solução da Manfing.
	Sistemas de Informação (SIs)
Use um dos quatro modelos para descrever a sua análise.
	A Estratégia Genérica por Enfoque, de acordo com Freitas e Hoffmann (2012), concentra-se em um segmento de produto ou uma determinada parcela geográfica do mercado potencial. Logo, as soluções funcionais desta estratégia são elaboradas em função das especificidades do objetivo final.
Assim, por intermédio da perspectiva de estratégica de foco, a Manfing buscou focar o uso do prognóstico em uma dor específicos das empresas: aumentar o Life time value dos clientes. 
Para tanto, a Manfing precisou utilizar o Sistema de Informação, o qual tem como objetivo principal “gerar informações para a tomada de decisões, os dados são coletados, processados e transformados em informação” (BAZZOTTI; GARCIA, 2006, p. 8), além de ser “uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback” (STAIR, 1998 apud BAZZOTTI; GARCIA, 2006, p.8).
Assim, a Manfing utilizar o Sistema de Informação para coletar, manipular e disponibilizar essas informações às empresas clientes, para possibilitar que elas realizem uma tomada de decisão mais eficiente no processo de gerenciamento de venda ao cliente.
Sendo que essas informações são oferecidas às empresas clientes por meio de uma plataforma online, a qual pode ser acessada tanto pelo desktop quanto por mobile, que apresenta dashboard com indicadores das performance do resultado do processo de manipulação dos dados junto com o prognostico, para orientar a tomada de decisão dos gestores e torna-la mais ágil e assertiva.
	Modelo de negócio
Use um dos quatro modelos para descrever a sua análise.
	O Modelo de Negócio pode ser entendido com a integração do processo de identificação e utilização de recursos, competências e parcerias, a fim de criar e entregar valor aos seus clientes e acionistas (COSTA, 2014). Assim, o Modelo de Negócio adotado pela Manfing foi o de prestação de serviço, onde oferece às empresas clientes soluções para potencializar a vendas das empresas.
Embora haja diversas outros startups que ofereçam o serviço de prognóstico por meio de análise dos eventos passados com o auxilia de Inteligência artificial, com a Diagonow que prognóstico de pacientes, gerando uma variedade de informações e inteligência através de exames simples, não foi identificada nenhuma startup que auxilia as empresas com prognostico de vendas. Fazendo com que a Manfing seja a única que oferece um serviço que realize a predição das vendas.
Analisando a Manfing a partir da modelo Canvas - que é “uma metodologia que utiliza o Design Thinking para descrever a lógica de como uma organização cria, entrega e captura valor para os clientes, estimulando a inovação, possibilitando a prototipagem e o teste de novas ideias de forma dinâmica” (CIKI, 2015, p. 2), foi possível detectar os seguintes pontos focais do negócio desenvolvido pela Manfing:
· Fontes de receita: a receita da Manfing é recebida mensalmente, no entanto, o contrato é firmado com validade de 12 meses, no estilo de plano por assinatura;
· Segmentos de clientes: Com a Manfing é uma empresa B2B, todos os clientes são Pessoas Jurídicas, que exercem atividades no ramo do Agro, Industria e Varejo. Assim, a empresa é capaz de antender a um portiforio maior de clientes.
· Relacionamento: A empresa possui comunicação por meio dos canais sociais, tais como instagram e facebook, contudo, o relacionamento da empresa consiste marjoritariamente por meio da plataforma da empresa, onde é apresendado os indicadores. Assim, a empresa consegue obter feedbacks dos clientes.;
· Canais de distribuição: Umaz que o o produto oferecido pela empresa é um sistema, a distribuição é feita de forma digital, onde os clientes podem consultar e baixar os relatórios a partor d plataforma da empresa.
· Estrutura de custos: Como a Mafing é da rama da Tecnologia da Informação, e o produto oferecido pela empresa é altamente escalável, a empresa não incorre em muitos custos de variável, sendo a estrutura de custo forma, em sua maior parte, por custos fixos, como: aluguel do escritório, mensalidade da host em nuvem, folha de pagamento, internet, luz, aguá e algumas outras despesas administrativas.
· Parcerias-chave: Para disponibilizar a consulta aos dashbord na nuvem de forma segura, a Manfing precisou desenvolver parcerias com host de hospedagem e com empresa de seguraça digital.
· Atividades-chave: A atividade chave da empresa concentra-ra no fornecedimento de indicadores das futuras ocorrências de consulto, como também no aumento da receita das empresas clientes;
· Recursos-chave: Sistemas de Informação, Platadorma online, Inteligencia Artificial e Dashboards;
· Oferta de valor: A empresa agregar valor aos clientes ao disponibilizar uma ferramenta que aumenta a acertividades das tomadas de decisões relacionadas à venda, além de informações para acompanhar e controlar o lifetime value dos clientes de maneira ágil
	Processos de negócio
Use um dos quatro modelos para descrever a sua análise.
	O Processo de Negócio pode ser entendido como o “uso de recursos de forma confiável, consistente e repetível para atingimento dos objetivos, por meio da transformação de entradas em saídas” (CRESCENCIO et al., 2021).
Nesse sentido, o Processo de Negócio da Manfing corresponde à prestação de serviço do prognóstico, incluindo o fornecimento dos indicadores por meio de um dashboard, para prover informações a respeito das futuras vendas dos clientes da empresa, a fim de possibilitar que a empresa controle a demanda do cliente e não o deixo adquirir o produto em outra empresa.
Ademais, por intermédio da cadeia de valor, a empresa é capaz de oferecer “formação de amplas parcerias envolvendo produtores, fornecedores, clientes e entidades tecnológicas conduz a relações Inter setoriais fortemente sinérgicas, criando condições estruturais adequadas para o incremento da competitividade de todos os elos da cadeia produtiva” (FERRAZ et. al, 1995 apud CARVALHO, 2016). A Manfing é capaz de integrar a estrutura das empresas clientes e dá-lhes mais eficiência e competitividade no processo de venda. Além disso, é possível segmentar os processos desenvolvidos pela empresa da seguinte maneira:
· Processos primários:
· Serviços de detecção das possíveis futuras vendas, desenvolvimento de indicadores, projeção de vendas, prospecção das vendas, monitoramente a acompanhamento dos resultados das empresas, tornar a tomada de decisão referene à venda mais ágil e fácil de ser executada; 
· Processos secundários:
· Gestão de TI, segurança de dados e manunteção de plataformas.
Com isso a Manfing é capaz de agregar maior valor aos serviços que oferece às empresas, sendo responsável por todos os processos de geração dos indicadores, deixando as empresas clientes apenas com os processos de análise de indicadores e tomada de decisão.
	Experiência do cliente
Use um dos quatro modelos para descrever a sua análise.
	Para que uma empresa se destaque das demaise se torna mais competitiva, é fundamental que a mesma seja capaz de proporcionar boas experiências aos clientes, de forma que os clientes tenham uma boa recordação da prestação de serviço da empresa. Ademais, a partir de uma boa experiência, a empresa é capaz de satisfazer e fidelizar os clientes à empresa. (ALMEIDA, 2010).
Nesse sentido, afim de proporcionar uma boa experiencia aos consumidores e, consequentemente, satisfaze-los e fideliza-los, a Manfing utilizar a estratégia de cadeia de valor para proporcionar uma excelente experiência aos clientes, nesse sentido, a empresa buscar ser responsável por parte dos processos das empresas clientes, com o intuito de ser tonar não apenas uma mera prestada de serviço, e sim um parceiro estratégivo para as empresas clientes.
Por isso a empresa utilizar o auxílio da Inteligência Artificial para automatizar diversos processos e análises preditivas do comportamento dos clientes das empresas, a fim de tornar o processo de tomada de decisão mais ágil. Sendo que isto gera para as empresas clientes a uma excelente experiência e seção de satisfação, visto que possuem um parceiro que solucionou, de formar adequada, as dores referentes a venda.
Dessa forma, a Manfing desenvolve toda a estratégia de experiência do consumidor com o objetivo final de finalizar as empresas clientes, para não perder os clientes que já conquistou.
	Governança de TI
Use um dos quatro modelos para descrever a sua análise.
	Dentro do desenvolvimento competitivo de qualquer empresa, a Governança de TI exerce uma função crucial para qualquer empresa, visto que a Governança de TI envolve a aplicação de princípios de governança corporativa para dirigir e controlar a TI de forma estratégica, buscando atender duas necessidades chave das empresas, a saber: “o valor que a TI proporciona à organização; e o controle e a diminuição dos riscos associados a ela” (LUNARDI; BECKER; MAÇADA, 2012, p. 612).
Assim, dentro do modelo de negócio apresentado anteriormente, vemos que as atividades da Manfing contam com ampla atuação da tecnologia da informação, sendo ela o principal pilar das atividades desenvolvidas pela empresa.
A empresa possui como meta propiciar prognósticos de vendas, deixando bem claro seu propósito, missão empresarial. Além disso, a empresa deposita esforços nos objetivos de a referência nacional no desenvolvimento de soluções no ponto de venda.
Dessa forma, a partir das 5 Forças de Portes, foi possível analisar as forças ambientais que exercem influencias sobre a Manfing, dando ênfase na demanda de entender a governança de TI na Manfing. 
	FORÇAS
	RELEVÂNCIA
	DESCRIÇÃO
	PODER DE BARGANHA DOS CLIENTES
	MODERADO
	Como ainda não há concorrentes diretos da Manfing e devido a cadeia de valor desenvolvida pela empresa, os clientes exercem um poder de moderada.
	PODER DE BARGANHA DOS FORNECEDORES
	BAIXA
	Os fornecedores da empresa, no caso host de hospedagem, segurança digital e outros, são de fáceis substituição, por este motivos estes exercem um baixo poder de barganha.
	COMPETIÇÃO ENTRE CONCORRENTES
	BAIXA
	Uma vez que não foi identificado, até o momento, concorrentes diretos, há uma baixa competição no nicho de mercado que a Manfing atua.
	AMEAÇA DE PRODUTOS SUBSTITUTOS
	ALTA
	O mercado de tecnologia da informação constantemente apresentam inovação disruptiva no mercado, o que faz que haja uma alta ameaça de ser desenvolvida novas soluções que siubstitua a comercializada pela Manfing
	AMEAÇA DE CONCORRENTES ENTRANTES
	ALTA
	Como não há uma barreiras instituicionais (patentes, legislação, etc.) e nem demanda um alto valor de investimento inicial, há uma alta ameça que surja novos players no nicho de mercado que a Manfing atua.
Assim sendo, por meio das 5 Forças de Porter, foi possível identificar as forças e as vulnerabilidades que a Manfing possui diante do ambiente na qual está situada. Contudo, para que a empresa realiza a manutenção das forças e supere suas fraquezas é imprescindível que a mesma desenvolva um plano de ação, afim de alinhar suas atividades de modo que alcance os objetivos almejado pelo startup. 
Ademais, percebe-se que, pelo motivo da Manfing atuar no campo da tecnologia da inovação, há um alto risco de substituição de produtos e entrada de novos players no nicho de mercado, assim, para a empresa se manter viva no mercado e alcançar o objetivo de se tornar a maior empresa nacional de soluções no processo de vendas, é fundamental que a empresa desenvolva aspectos qualitativos na solução que oferecem.
	Referências bibliográficas
	AMCHAM. CONHEÇA AS 6 MELHORES STARTUPS DE SAÚDE PARA O SEU NEGÓCIO. 2020. Disponível em: https://www.amcham.com.br/noticias/inovacao/conheca-as-6-melhores-startups-de-saude-para-o-seu-negocio Acesso: 09 de abril de 2022.
BAZZOTTI, Cristiane; GARCIA, Elias. A importância do sistema de informação gerencial na gestão empresarial para tomada de decisões. Ciências Sociais aplicadas em revista, v. 6, n. 11, 2006.
COSTA, Caio Túlio. Um modelo de negócio para o jornalismo digital. Revista de jornalismo ESPM, v. 9, p. 51-115, 2014.
BONAZZI, Fábio Luiz Zandoval; ZILBER, Moises Ari. Inovação e Modelo de Negócio: um estudo de caso sobre a integração do Funil de Inovação e o Modelo Canvas. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 16, p. 616-637, 2014
CRESCENCIO, Marcio; CONCEIÇÃO NETO, Alexandre A.; Varvakis, Gregório Jean. Gestão de Processos. PROCESSO ORGANIZACIONAL, BPM E CICLO DE VIDA DOS PROCESSOS. Perspectivas em Engenharia, Mídias e Gestão do Conhecimento Volume II, 2021.
SILVA, Christian Luiz. Gestão estratégica de custos: o custo meta na cadeia de valor. Revista da FAE, v. 2, n. 2, 1999.
DE ALMEIDA, Josiane Maria Tiago. Reflexões sobre a prática clínica em Gestalt-terapia: possibilidades de acesso à experiência do cliente. Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies, v. 16, n. 2, p. 217-221, 2010.
LUNARDI, Guilherme Lerch; BECKER, João Luiz; MAÇADA, Antônio Carlos Gastaud. Um estudo empírico do impacto da governança de TI no desempenho organizacional. Production, v. 22, n. 3, p. 612-624, 2012.
CARVALHO, Igor Matheus Ferreira De. ANÁLISE DA GESTÃO DE ESTOQUES EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE: REI DOS FRIOS E CONVENIÊNCIAS – PLANALTINA, DF. UNB, Brasilia, 2016. Diponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/15949/1/2016_IgorMatheusFerreiraDeCarvalho_tcc.pdf, Acesso: 09 de abril de 2022.
CIKI. Design Thinking, Modelo de Negócio Canvas e o Processo de Criação de Novos Negócios. UFSC, Santa Catarina, 2015. Diponível em: https://via.ufsc.br/wp-content/uploads/2017/02/Artigo-CIKI-2015_Design-Thinking-Modelo-de-Neg%C3%B3cio-Canvas-e-o-Processo-de-Cria%C3%A7%C3%A3o-de-Novos-Neg%C3%B3cios-1.pdf Acesso em: 09 de abril de 2022
	
	1
	2

Continue navegando