Buscar

Atividade Individual FGV - Gestão Estrategica da TI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade individual	
	Matriz de atividade individual
	Disciplina: Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação
	Turma: 0522-2_3
	Aluno: Felipe Luis Braga
	Empresa escolhida
	
Neste trabalho sera escolhida a empresa Transfeera, que tem enfoque em sistemas de pagamentos. A empresa é uma instituição de pagamentos automatizados que utiliza de tecnologia para gerenciar pagamentos, previnindos falhas e fraudes através de uma API simples e segura para seus clientes.
	Sistemas de Informação (SIs)
	
Através da estratégia genérica de enfoce aos sistemas de informação, a Transfeera tem enfoque em transferências bancárias automatizadas.
O sistema desenvolvido pela empresa tem como objetivo simplificar as operações financeiras, portanto aumentando a produtividade dos colaboradores. Para alcançar esses objetivos é necessário um banco de dados dos seus clientes e dos seus custos, como insumos de uso diário, manutenção, serviços, aluguel entre outros, e informações bancarias. A plataforma possibilita centralizar todas as informações das entradas e saída de todos os bancos em um único lugar, possibilitando maior clareza e evitanto erros e falhas operacionais.
O sistema da Transfeera posiciona-se na cadeia de SIs, geralmente, após o ERP para coletar as informações para sua database de forma mais clara. Antendendo portanto um nicho bem especifico de mercado de transações brancarias.
	Modelo de negócio
	
Pela estratégia genérica de enfoce no modelo de negócio, observa-se que a Transfeera obtém sucesso com o enfoque em transferências bancárias em lote, com principal enfoque direcionado no PIX, onde automatiza as rotinas de pagamentos das empresas ajudando assim seus clientes na economia de tempo demandado caso realizasse as traferencias manualmente e também na economia com as taxas bancárias.
Seu processo de pagamentos é automatizado em vários bancos do Brasil garantindo agilidade e transparências da operação de pagamentos do cliente, que pode ter acesso as informações da saúde financeira de sua empresa na palma da mão. Exemplos de aplicação são os aplicativos de delivery que precisam realizar centenas de transferências mensalmente para seus parceiros demandariam horas de serviço e muito esforço analisando dados de afiliados, demandando um alto custo de operação, sem contar a possibilidade de erros devido a falha humanda, utilizando o API da fintech o cliente pode realizar pagamentos em lote de forma automática e acessar rapidamente relatórios de indicadores e comprovantes de pagamentos, diminuindo os custos com transferência e pessoal.
	Processos de negócio
	
O principal produto da Transfeera é sua API de pagamentos, garantindo ao cliente uma plataforma especializada em gestão financeira com integração de forma fácil, otimizada e segura. Toda a operação da Transfeera é realizada na nuvem e utilizam fornecedores como AWS, CloudFlare e criptografia de ponta para proteger todos os dados.
Através do modelo de Cadeia de Valor podemos destacar as principais soluções da Trasfeera como:
· Centralizar as contas em um único lugar;
· Evitar erros humanos e falhas oprecionais;
· Otimizar processos de conciliação bancaria;
· Enviar comprovantes de forma automática;
· Receber dados sobre saúde financeira de seu empreendimento na palma da mão;
· Pegar taxas de transferências bem mais baixas do que as cobradas pelas instituições;
· Potencializar a produção da sua equipe;
	Experiência do cliente
	
Com um sistema financeiro historicamente burocrático e engessado, o Brasil possui um terreno fértil para as fintechs, que propõem automatizar rotinas e resolver lacunas que os grandes bancos não priorizam. A Transfeera traz para seus clientes com uma solução de integração entre bancos e automatização de todos os processos de pagamentos. 
Com o advento da pandemia em 2020 as empresas se viram desesperadas em buscas de novas opções de soluções digitais acelerando todo o processo de digitalização de operações bancariais com so surgimento do PIX por exemplo. Portanto a para uma empresa se mantar competitiva, tornou-se imprensidivel que ela opere digitalmente, não sendo apenas um diferencial como antigamente. As fintechs se destacam principalmente por possuírem soluções 100% digitais aos seus clientes, tornando seus negócios escalonáveis e funcionais nos dias atuais.
Portanto a Tranfeera traz uma solução com enfoque digital para a realizaçãos dos pagamentos de forma automática, com uma API de fácil utilização, emissão de QR Codes para pagamentos via PIX, integração com o ERP da empresa, maior segurança nas operações transicionais, e centralização das operações bancarias em um uma única plataforma, trazendo portanto vantagem competitiva aos seus clientes, apresentando a eles todo uma gama soluções para a nova onda de digitalização que os bancos trandicionas não trazem, porém sim estão se movendo na mesma direção, mas não na mesma velocidade das fintechs, devido a toda sua massa de operação e clientes. 
	Governança de TI
	
Automatizar processos é o caminho mais eficiente e seguro para garantir a execução de uma atividade. Esse conceito não é apenas valido, como é a base da ideia da fintech Tranfeera, que visa trazer mais confiabilidade e facilidade automatizando os processos de tranferencias bancarias por meio de uma API.
A solução financeira da fintech busca validar os dados bancários para realizar os pagamentos, verifica se os dados foram inseridos corretamente, e correspondem com a conta na instituição financeira de destino. Previnindo falhas, atrasos e estornos. Lembrando que todos esses dados são protegidos com criptografia de ponta de acordo com as exigências da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), já que a segurança nesse caso é indiscutível.
Para integrar o API ao processo do cliente a Transfeera adota algumas medidas de proteção como credenciais de acessas salvas em cofre (vault), Web Application Firewall (WAF), padrão REST de comunicação, e oferece suporte para quaisquer duvidas.
Portanto observando da ótica de estratégica genérica a Tranfeera, ganha ao trazer enfoque no quesito de governança de TI ao trazer em uma plataforma única de pagamento que abrange diversas instituições financeiras que atuam no Brasil, com sistemas de segurança de ponta, criptografando todo o processo para que numa etapa seja visível. 
	Referências bibliográficas
	
Estudo market share de bancos 2021: como a descentralização e a digitalização impactam bancos tradicionais. Acesso em 28/06/2022. Disponível em: https://materiais.transfeera.com/teaser-paywall-lp-estudo-market-share-de-bancos-v2
Passo a passo para criar uma excelente infraestrutura de pagamentos nas empresas. Ebook. Acesso em 28/06/2022. Disponível em: https://transfeera.com/materiais/
Tecnologia financeiras: o guia completo para automatizar e revolucionar o setor. Ebook. Acesso em 28/06/2022. Disponível em: https://transfeera.com/materiais/
Redução de custos nas empresas: o guia completo. Ebook. Acesso em 28/06/2022. Disponível em: https://transfeera.com/materiais/
11 pontos para integrar uma API de pagamentos confiável, segura e escalável. Ebook. Acesso em 28/06/2022. Disponível em: https://transfeera.com/materiais/
PINTO, Alexandre C. . Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação.
	
	1
	2 
	
	
	
	1

Continue navegando