Buscar

Impactos ambientais causados pela carne

Prévia do material em texto

IMPACTO AMBIENTAL 
CAUSADO PELA INDUSTRIA DA CARNE
EQUIPE: THAYNARA, AIANE, EDUARDA, JOSÉ VINÍCIOS, IVO RODRIGUES.
TURMA: BACHARELADO EM FARMÁCIA
PERÍODO: 6º 
PROFESSORA: SANDRA MARANHÃO
CONSUMO DE CARNE
Nos últimos 50 anos, o consumo de carne no mundo aumentou de forma acelerada. Hoje, a produção é quase cinco vezes maior do que no começo da década de 1960.
No Brasil, esse cenário não é diferente. Desde 1990, o consumo de carne quase dobrou. 
50 ANOS 
70 Milhões de toneladas
1960
2017
330 Milhões de toneladas
CONSUMO DE CARNE
Um brasileiro come, em média, 40 quilos de carne bovina por ano, o que coloca o país na quarta posição do ranking de consumo desse tipo de proteína.
 Além disso, um brasileiro médio come também 11 quilos de porco e 32 quilos de frango todo ano.
IMPACTOS AMBIENTAIS
01
EMISSÃO DE GASES
Eles ocorrem devido à grande devastação que ocorre para abrir o espaço de pastagem, ao cultivo de grãos para alimentar as criações, aos gastos exorbitantes de água para manter essa produção, à emissão de metano pelos animais, entre outros fatores.
IMPACTOS AMBIENTAIS
02
DESMATAMENTO
O desmatamento causado para manter a agricultura e a pecuária em ampla escala colabora para a redução de florestas que atuam como importantes regiões de retenção de carbono.
IMPACTOS AMBIENTAIS
03
USO DA ÁGUA
Cultivar plantas para a alimentação animal representa 56% de toda água consumida nos EUA. O cultivo de grãos consumidos pelos animais demandam de muita água, esse consumo direto dos bichos representa faixas de água de 34-76 trilhões de litros por ano. 
IMPACTOS AMBIENTAIS
04
RESÍDUOS
Uma exploração agrícola com 2,5 mil vacas leiteiras produz a mesma quantidade de resíduos que uma cidade de 411 mil pessoas. A cada minuto, toneladas de excremento são produzidas por animais criados para o abate. 
IMPACTOS AMBIENTAIS
05
FOME
Em escala mundial, as vacas bebem 45 bilhões de litros de água e comem 61,2 bilhões de quilos de comida por dia. Pelo menos 50% dos grãos são produzidos vão para alimentar o gado. Os EUA poderiam alimentar 800 milhões de pessoas com grãos que o gado consome. 
Há cientistas que afirmam que os países ocidentais devem reduzir 90% do consumo de carne para controlar o aquecimento global e evitar que o planeta entre em crise. 
A Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que a população mundial chegará a 9,7 bilhões de pessoas até 2050, o que exigirá aumentar em 50% a produção de alimentos para sustentar todas as pessoas. Se seguirmos os mecanismos atuais, isso pode gerar impactos ambientais irreparáveis e fazer com que a Terra deixe de ser um espaço seguro para a humanidade.
REFERÊNCIAS
Muito além da exploração animal: criação de gado promove consumo de recursos naturais e danos ambientais em escala estratosférica - eCycle. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/muito-alem-da-exploracao-animal-criacao-gado-promove-gastos-recursos-naturais-danos-ambientais-em-escala-estratosferica-emissoes-gases-uso-agua-terra-alimento-desmatamento-pastagem-residuos-contaminac/>. Acesso em: 25 ago. 2022.
Consumo de carne: veja como sua redução afeta o meio ambiente! Disponível em: <https://blog.brkambiental.com.br/consumo-de-carne/>. Acesso em: 25 ago. 2022.
‌VALERIO, N.; ARAUJO; MIKALOUSKI. IMPACTOS AMBIENTAIS DO CONSUMO DE CARNE. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.fap.com.br/anais/congresso-multidisciplinar-2016/ciencias_biologicas/impactos_ambientais_do_consumo_de_carne.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2022.