Buscar

AOL 03 - PROCESSO DECISÓRIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AOL 03 - PROCESSO DECISÓRIO
1- Pontos fortes e fracos são fatores internos, enquanto oportunidades e ameaças são fatores externos. Considerando as particularidades de cada fator, analise:
I.Fatores internos são provenientes de seus negócios de comércio eletrônico, enquanto fatores externos são provenientes do ambiente maior que envolve seus negócios.
II.Os pontos fortes e fracos se concentram principalmente no presente, enquanto as oportunidades e ameaças se concentram principalmente no futuro. O que está acontecendo versus o que poderia acontecer.
III.Pontos fortes e fracos estão sob seu controle. E não podem ser alterados com o tempo.
Está correto o que se afirma em:
R: I e II.
2- Finalizada sua análise SWOT, você está pronto para convertê-la em estratégia real. Afinal, o exercício é sobre produzir uma estratégia na qual você possa trabalhar durante os próximos meses. Concentrar-se nos pontos fortes, reconhecer as fraquezas, agarrar as oportunidades e proteger-se contra as ameaças. Sobre o diagnóstico da Análise SWOT é incorreto o que se afirma em:
R; Deve ser reavaliado semanalmente e baseado no planejamento de curto prazo da organização. É um método de administração que auxilia a empresa em poucos aspectos, e poucas vezes na tomada de decisões.
3- Uma decisão bem tomada é aquela que integra todas as ferramentas e técnicas certas, utiliza o conhecimento disponível, baseia-se em análises inteligentes, inclui o uso eficaz da intuição e da subjetividade e envolve as pessoas certas da maneira certa e no momento certo. O resultado da aplicação da decisão é outra questão. As decisões são tomadas com base em premissas. As premissas são necessárias porque o resultado é no futuro e, portanto, incerto. Esse processo de análise envolve:
R: Paciência, objetividade, método e inteligência.
4- A Análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) é uma ferramenta de análise gerencial frequentemente utilizada na Gestão Ambiental, tanto da esfera pública como da privada, dada sua natureza estratégica. 
As forças analisam os diferenciais da empresa e as fraquezas, os pontos falhos, relacionados aos fatores internos da empresa. As oportunidades são os aspectos externos sob os quais a empresa não tem controle, mas a favorecem; as ameaças são fatores externos que ameaçam seu posicionamento e estratégia.
Assinale a opção que corresponde ao objetivo principal da Análise SWOT.
R: É uma ferramenta de gerenciamento estratégico que ajuda a fazer um balanço das características internas de uma organização ou de seus pontos fortes e fracos, de forma que, qualquer plano de ação se baseie no que faz bem ao superar ou superar trabalhando em torno de fraquezas
5- O planejamento de cenários ajuda os líderes a desenvolverem uma imagem detalhada e consistente internamente de uma série de resultados plausíveis à medida que a organização evolui no tempo. Existem etapas para esse planejamento de cenários que consiste em:
R: Brainstorming de um conjunto de fatores-chave e fatores de decisão que influenciam o cenário (Fatores críticos). Isso pode incluir mudanças regulatórias, mudanças no mercado ou na concorrência e mudanças na tecnologia ou na infraestrutura. Outras mudanças significativas em contextos externos, como desastres naturais, também podem ser consideradas.
6- Depois que os riscos são identificados e avaliados, todas as técnicas para gerenciar o risco se enquadram em uma ou mais dessas quatro categorias principais: 
( ) Prevenção (eliminar, retirar-se ou não se envolver) 
( ) Redução (otimizar - mitigar) 
( ) Compartilhamento (transferência - terceirizar ou segurar) 
( ) Retenção (aceitação e orçamento)
Assinale a sequência correta.
R: V, V, V, V
7- Uma parte essencial do gerenciamento de riscos é a tomada de decisões. O poder do gerenciamento de riscos reside na capacidade do gerente de tomar boas decisões. A tomada de decisão sobre gerenciamento de riscos é selecionar as melhores alternativas ou classificar as alternativas para uma meta específica de gerenciamento de riscos. A dificuldade fundamental na avaliação de riscos é:
R: Determinar a taxa de ocorrência, pois as informações estatísticas não estão disponíveis em todos os tipos de incidentes passados e são particularmente escassas no caso de eventos catastróficos, simplesmente por causa de sua pouca frequência. 
8- Analise os itens a seguir e assinale a opção correta.
I. A tomada de decisão pode ser descrita como o ato de identificar e selecionar um curso de ação para lidar com um problema específico.
II. Decisões arriscadas são aquelas que têm maior impacto na eficácia organizacional, alto custo e difícil de reverter.
III. O planejamento consiste na tomada antecipada de decisões sobre o que fazer antes que a ação seja necessária.
R: Todas as afirmativas estão corretas.
9- Sobre os riscos, pode-se afirmar:
( ) Antes que uma empresa possa tomar uma decisão sobre riscos, a empresa deve identificar esses riscos. 
( ) As empresas devem identificar onde esses riscos podem ocorrer, as condições que podem trazer esses riscos à realidade e os possíveis danos aos negócios por ignorá-los.
( ) Ao identificar riscos, as empresas também devem determinar a probabilidade de ocorrência desses riscos.
R: C – C – C
10- Os cenários também ajudam as organizações focarem sua atenção nas tendências e incertezas que provavelmente têm o maior impacto potencial em seu futuro. A atividade do planejamento é extremamente importante para a gestão da empresa, nesse contexto assinale a alternativa correta.
R: O planejamento direciona o que fazer, como fazer, como acompanhar e como reagir frente aos resultados
POR GENTILEZA ESTOU TE AJUDANDO COM A RESPOSTA EXATAMENTE CORRETA, ENTÃO ME AJUDE TAMBÉM ME DANDO UM JOINHA E FAZENDO UM COMENTÁRIO NEM Q SEJA UM “OK’’

Outros materiais