Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA ANDROGOGIA e EDUCAÇÃO PROFISSIONAL corrigida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso- Pedagogia 
Disciplina- Androgogia Educacional 
Professor (a)- 
Tutor (a) 
Aluna- 
Matrícula 
1. Para começar, análise com atenção o texto e, em seguida, elabore sua resposta!
Você foi capaz de entender os princípios da andragogia e as diferenças pedagógicas. Isto é fundamental para o exercício de sua profissão, uma vez que a educação de adultos é de suma importância competência.
2. Com base na interpretação do texto acima, juntamente com seus conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, elabore o seu texto argumentativo-dissertativo, respondendo aos questionamentos abaixo:
Considerando os estudos da nossa disciplina e o conteúdo do e-book, elabore um texto argumentativo-dissertativo sobre princípios da Andragogia e Diferenças Pedagógicas.
 A principal diferença entre andragogia e pedagogia está no público que se deseja atingir. A pedagogia é um método melhor aplicado em crianças e adolescentes e acontece através de uma comunicação vertical, de professor para o aluno, com o objetivo de promover desenvolvimento adequado para a formação de indivíduos por meio de um conteúdo programado. Enquanto a Andragogia surgiu como uma proposta para a educação de adultos, ou seja, interessa-se pelo estudo de como os adultos aprendem. Surgem, então, os seguintes questionamentos: Como trazer os princípios andragógicos para a prática? Como identificar se as ações docentes estão pautadas nos pilares da Andragogia? Alguns autores apresentam sugestões, outros traduzem os princípios apresentados por Knowles. Mas há, também, estudos que sinalizam em prol do avanço de um discurso meramente teórico para ações efetivamente práticas. Um deles refere-se aos princípios da Andragogia, de Malcolm Knowles, os quais se materializam nos seguintes questionamentos direcionados aos alunos adultos: 
1 – o que ganho com este aprendizado, por que preciso aprender isso (necessidade do saber); 2– como posso participar e tomar decisões sobre os meus caminhos (Autoconceito do participante); 3 – qual a relação deste novo conhecimento com os que já possuo, como isto relaciona-se com minhas experiências de vida (Experiências); 4 – que problemas poderei resolver com este novo aprendizado, como poderei usar este conhecimento para resolver problemas atuais (Prontidão para aprender); 5 – estou aprendendo novos conteúdos ou obtendo ferramentas para solucionar problemas (Orientação); 6 – minha dedicação a este novo aprendizado irá me proporcionar alguma satisfação ou irá melhorar minha vida (Motivação). (KNOWLES, 2009, p. 70).
 A Andragogia, como vimos, trata da educação de adultos, enquanto a Pedagogia trata da educação infantil, conforme Art. 2º da Resolução CNE/CP 6 No 1/2006 assim delibera a respeito das Diretrizes Curriculares para os cursos de Pedagogia: aplicam-se à formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. (BRASIL, 2006). Desse modo, faz-se também necessário observar a importância em se perceber as características próprias do adulto. Desse modo, os campos da Pedagogia e da Andragogia não devem se contrapor uma vez que não muda, em princípio, as questões presentes em cada uma, mas, sim, permite a ampliação e a diversificação das melhores práticas, oportunizando o acesso às diversas formas de aprender de um maior número de pessoas. Portanto, apesar de ambas – Pedagogia e Andragogia - possuírem cada uma seu universo de atuação, elas têm como objetivo fim preparar o indivíduo para as experiências e realidades da vida, não devendo ser colocadas numa relação de oposição, mas de intercâmbio. A andragogia prevê a comunicação horizontal, recíproca entre aluno e professor, que é tido como facilitador. O método considera que os alunos possuem experiências que devem ser aplicadas durante o treinamento. Visa à auto realização do indivíduo em um ambiente de aprendizagem dinâmico. A andragogia é o nome dado à educação para adultos e é aplicada em diversos contextos, seja na educação formal, profissional e ou empresarial, por meio de reuniões, palestras, cursos e treinamentos. O termo nasceu na década de 70 e define uma metodologia baseada na motivação e autoconhecimento do aluno, cuja experiência de vida é levada em consideração.
O método andragógico trabalha a partir de situações comuns do dia-a-dia, com soluções para problemas reais, proporcionando conhecimento que agrega valor de uso, já que os adultos são indivíduos que já carregam uma bagagem de conhecimento de experiências anteriores. 
REFERENCIAS:
MENDES-Mônica Campos Santos, Andragogia e Pedagogia, Rio de Janeiro – RJ - Maio/2015 disponível em https://scholar.google.com.br/scholar?Hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=PRINCIPIOS+DA+ANDRAGOGIA+pedagogia&btnG= Acesso em 07 de novembro de 2022.
Material didático, princípios da Androgogia e diferenças pedagógicas; disponível em trilha de aprendizagem unidade I Inicialização LTI (blackboard.com) acesso em 06 de novembro 2022.
SILVA Renan Costa; OS SEIS PRINCICIPIO DA ANDROGOGIA, disponível em https://blog.maxieduca.com.br/principios-andragogia-concurso/ 22 de janeiro 2019 acesso em 07 de novembro de 2022.

Outros materiais