Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE ANDRAGOGIA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE ANDRAGOGIA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
 Cláudia Maria Dias de Souza
 Matrícula:01195328 
 Curso: Pedagogia 
Conteúdo do exercício
Metodologia Ativa - Resolução de problemas: O objetivo dessa atividade é instigar a resolução de problemas com base no que foi estudo nesta disciplina. Aqui você deve explorar as possibilidades da metodologia ativa na contextualização do assunto proposta para solução de problemas.
Preparado (a)? Vamos começar!
Desejo boas-vindas a você na Atividade Contextualizada da disciplina. Agora, teremos uma oportunidade diferenciada de estudo, reflexão e construção de conhecimento dos temas abordados em nossa disciplina.
Aqui, você irá desenvolver e apresentar sua opinião no que diz respeito à disciplina. Além disso, para concluir esta atividade, é necessário que você leia textos, artigos científicos, artigos publicados em revistas e demais informações que te auxiliem em seus argumentos e possíveis questionamentos. Por isso, atenha-se ao tema proposto e busque utilizar de termos técnicos com clareza, para a compreensão do texto.
Lembre-se de que, durante o estudo de nossa disciplina, você agregou informações de extrema importância para sua vida acadêmica e/ou profissional. Baseado (a) nesses conhecimentos adquiridos e em suas pesquisas, elabore sua resposta autoral e evite utilizar textos integrais, tanto dos materiais de estudo, quanto dos disponíveis na internet. Não se esqueça de inserir as devidas referências utilizadas na sua produção. 
Dito isso, vamos em frente!
1. Para começar, análise com atenção o texto e, em seguida, elabore sua resposta!
você foi capaz de entender os princípios da andragogia e as diferenças pedagógicas. Isto é fundamental para o exercício de sua profissão, uma vez que a educação de adultos é de suma importância e competência? 
2. Com base na interpretação do texto acima, juntamente com seus conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, elabore o seu texto argumentativo-dissertativo, respondendo aos questionamentos abaixo:
Considerando os estudos da nossa disciplina e o conteúdo do e-book, elabore um texto argumentativo-dissertativo sobre princípios da Andragogia e Diferenças Pedagógicas.
3. Não se esqueça: Sua dissertação deverá conter até 30 (trinta) linhas.
Aguardo sua produção. 
Bons estudos!
Knowles definiu seis princípios da aprendizagem de adultos no livro “The Adult Learner”. Nele, Knowles apresentou os seis princípios da andragogia, elementos que precisam ser considerados em qualquer desenho de uma ação educacional.
O primeiro princípio é A necessidade do aprendiz de saber. Adultos não se abrem ao novo enquanto não souberem as razões da capacitação, em outras palavras, por que eu preciso aprender isso? Tampouco, se ele não souber o que vai ser abordado e de qual forma. O “o quê” e o “como”?
Neste princípio, tiramos a lição de que devemos parar de sequestrar, abduzir e forçar a presença cega dos participantes. O envio de informações básicas sobre a ação educacional, bem como as justificativas do porquê a pessoa precisa participar podem contribuir para a redução do absenteísmo e do presenteísmo nas capacitações.
O segundo é o Autoconceito do aprendiz. Adultos tendem a ser mais autônomos e autodirigidos na busca do conhecimento. Tendem, porque pessoas maduras conseguem enxergar suas lacunas e buscar o que precisam para supri-las de forma independente. Entretanto, o adulto aqui não é o da definição biológica, ou jurídica, mas sim da definição psicológica. Afinal, tem muito marmanjo com bastante idade nas costas totalmente dependente, passivo e carente da organização.
Neste princípio, a organização deve disponibilizar um amplo portfólio de ações de desenvolvimento e estimular o protagonismo do indivíduo.
O terceiro é a Experiência anterior do aprendiz. Diferentemente das crianças, adultos já tiveram muitas vivências, logo estas experiências formaram um repositório de significados prévios e também delinearam um modelo mental de como ele enxerga e lida com o mundo.
Aqui, é preciso mapear estas experiências para facilitar sua associação, alavancando o potencial da aprendizagem.
O quarto é a Prontidão para aprender. Adultos se sentem preparados para aprender para enfrentar situações relacionadas à vida. Em outras palavras, a necessidade de aprender é puxada pela vontade de se adaptar ao mundo e de se cumprir tarefas de desenvolvimento, que marcam ritos de passagem.
Neste item, o alinhamento entre os desafios e as ações educacionais em trilhas de aprendizagem, bem como em recursos de suporte ao desempenho contribuem para a aprendizagem na hora em que é mais apropriada.
O quinto é a Orientação para aprendizagem. Adultos valorizam a aprendizagem quando esta o ajuda a resolver problemas de seu dia a dia. Também, adultos assimilam mais facilmente quando aprendem de forma contextualizada.
Neste princípio, deve-se estimular mais a aprendizagem baseada em problemas, a superação de desafios e as abordagens mais práticas, bem como não esquecer de contextualizar um assunto antes de abordá-lo e mesmo durante e depois.
O sexto é a Motivação para aprender. Fatores externos como salário, carreira e empregabilidade podem até estimular o adulto a aprender, mas a verdadeira energia mobilizadora está nos fatores intrínsecos, ou seja, sua satisfação, o reconhecimento obtido e sua autorrealização.
Aqui, devemos trabalhar ambos aspectos, mas promover ações que atendam sobretudo aos fatores intrínsecos das pessoas.
Enfim, a principal diferença entre andragogia e pedagogia está no público que se deseja atingir. A pedagogia é um método melhor aplicado em crianças e adolescentes e acontece através de uma comunicação vertical, de professor para o aluno, com o objetivo de promover desenvolvimento adequado para a formação de indivíduos por meio de um conteúdo programado.
 A andragogia prevê a comunicação horizontal, recíproca entre aluno e professor, que é tido como facilitador. O método considera que os alunos possuem experiências que devem ser aplicadas durante o treinamento. Visa a auto realização do indivíduo em um ambiente de aprendizagem dinâmico.
Referências Bibliográficas:
CAVALCANTI, R.A,.Andragogia: A aprendizagem nos adultos. Vev. De Clínica Cirúrgica da Paraíba, n.6, ano 2004, jul. 1999.
BARROS, Rosanna. Genealogia dos conceitos em educação de adultos: da educação permanente à aprendizagem ao longo da vida – um estudo sobre os fundamentos político-pedagógicos da prática educacional. Lisboa: Chiado, 2011.
BARROS, Rosanna. Refletir com a (im)pertinência intervir com ousadia: por uma educação transformadora. In: GARRIDO, Noêmia de Carvalho et al. (Ed.). A educação de jovens e adultos para além dos muros da escola: perspectiva da educação social. Brasil: Expressão & Arte, 2016. p. 253-276.

Continue navegando