Logo Passei Direto
Buscar

avaliação fael setembro

User badge image
Daiane Dias

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Não precisamos ensinar ninguém a falar, visto que a aquisição da linguagem oral ocorre de maneira natural, bastando que se tenha contato com falantes de uma língua. Já, a escrita, precisa ser ensinada.Por este motivo, a maioria das pessoas passa por um processo escolar de letramento para aprender a ler e a escrever.
Neste caso, assinale a alternativa INCORRETA:
A - A escrita, mesmo sendo instrumento de manipulação físico, motor e cognitivo, é “irremediavelmente artificial”, enquanto que a fala é “um processo natural, fazendo uso dos meios assim chamados “órgãos da fala’”.
B - A fala e a escrita divergem em muitas dimensões: nos seus modos de aquisição; nas condições de produção; transmissão e recepção; nos meios pelos quais os elementos de estrutura são organizados.
C - A fala e a escrita também possuem muitas semelhanças, como por exemplo, a interação, que pode ser face a face ou a distância, também a reformulação promovida pelo falante e pelo interlocutor.
D - Ao escrever, o pensamento é traduzido em unidades linguísticas que são nitidamente separadas por espaços em branco. Já na fala, o pensamento é expresso de forma contínua.
E - Muitas pessoas, excluindo os casos de patologias, aprendem a falar, porém, muitas jamais terão acesso a escrita, tendo em vista que possuem muitas comunidades ágrafas, embora utilizem a linguagem oral.

Os alunos são constantemente avaliados por seus professores para saber como está ocorrendo a aprendizagem. O mesmo acontece com as escolas brasileiras. Por meio de exames, padronizados e aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é possível avaliar o quanto as crianças e jovens, espalhados pelas escolas de todo o território nacional, estão de fato aprendendo.
Sobre as principais avaliações em larga escala aplicadas na Educação Básica do Brasil, podemos afirmar que:
( )A partir de 2019 foi implantado no Brasil o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) de Educação Infantil. Os alunos da educação infantil não farão testes, esta etapa será acompanhada por meio de questionários aplicados a dirigentes, diretores e professores, bem como pela coleta de dados de infraestrutura, fluxo e formação de professores a partir do Censo Escolar.
( )A prova Brasil avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo.
( )A Provinha Brasil é aplicada para os alunos do 5° ao 9° ano do ensino fundamental público e oferece resultados por escola, município, Unidade da Federação e país que são utilizados no cálculo do Ideb.
( )O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. Os resultados também permitem o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
( )Todos os resultados das provas aplicadas em nível nacional são utilizadas para medir o crescimento educacional, diagnosticar falhas e promover novas políticas públicas para o ensino.
A - V – V – F – V - F
B - F – V – V – F - V
C - F – F – F – V - F
D - V – F – F – V - V
E - F – V – V – V - F

Propor uma discussão sobre alfabetização e letramento não é novidade no meio acadêmico. Porém, ela continua sendo necessária para a superação dos resultados insatisfatórios constatados por meio das avaliações realizadas no Brasil, como a Provinha Brasil e o ENEM.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
O indivíduo constrói seu conhecimento do sistema alfabético em conjunto com o letramento, isto é, na interação com os materiais escritos que lhe são apresentados (livros, jornais, cartas, revistas, etc.)
Porque As práticas sociais envolvem a criança no contexto do processo de aquisição do sistema alfabético favorecendo o desenvolvimento das habilidades e competências da língua escrita.
A - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E - As asserções I e II são proposições falsas.

O PNLD trata de um programa do governo federal destinado a avaliar e ofertar materiais didáticos, pedagógicos e literários, entre outros instrumentos de apoio à prática pedagógica.
Considerando a informação apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Os materiais didáticos, que serão distribuídos pelo PNLD, no ano de 2020, para os alunos da educação infantil ao ensino médio e EJA, deverão estar reformulados seguindo as competências e habilidades estipuladas pela BNCC.
Porque A BNCC elaborou um documento, de caráter normativo, que tem como objetivo a promoção da equidade educacional, determinando com clareza o que todos os alunos brasileiros têm o direito de aprender, servindo de referência para os currículos de todas as redes escolares, públicas e particulares.

A cartilha na atual conjuntura deixou de ser material fundamental e obrigatório na alfabetização. Uma vez que todo e qualquer material escrito pode ser considerado didático, a cartilha, propriamente dita, torna-se mais uma opção do que uma necessidade.
Sobre os autores abaixo assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) Marisa Borba: há livros didáticos com conteúdos indevidos, até mesmo errados, favorecendo assim, a disseminação de preconceitos de diversas formas como o privilégio da cultura da classe dominante, única aceita como corretas.
( ) Bruno Bettelheim e Karen Zelan, questionam o conteúdo das cartilhas, advertindo quanto ao vocabulário extremamente limitado e a simplicidade das proposições que não encorajam o investimento da energia mental na leitura.
( ) Zizi Trevisan critica a falta de coerência e coesão nos textos das cartilhas. A partir de uma pequena amostra de textos retirada de cartilhas, a autora faz uma breve síntese da concepção de texto escrito que é passada aos alunos que, se não mudada a tempo, vai persegui-los por toda a sua vida escolar.
( ) Massini Cagliari coloca que o livro didático (cartilhas) contribui para o avesso da leitura e, constituindo-se, de certa maneira, no arquétipo do livro em sala de aula, acaba por exercer um efeito que embacia a imagem que a prática da leitura almeja alcançar.
A - F, F, F, V.
B - F, F, V, F.
C - F, V, F, V.
D - V, V, F, F.
E - V, V, V, V.

A taxa de analfabetização mais atual no Brasil foi divulgada, pelo IBGE, em junho de 2019, na última Pesquisa, por Amostra de Domicílios Contínua.
Podemos considerar analfabeto funcional a pessoa que:
A - Elabora textos de maior complexidade com base em elementos de um contexto dado. Interpreta tabelas e gráficos envolvendo mais de duas variáveis.
B - Localiza informações expressa de forma literal em diversos textos. Resolve problemas envolvendo operações matemáticas mais complexas.
C - Seleciona uma ou mais informações, observando certas condições, em textos diversos realizando pequenas interferências. Resolve problemas envolvendo operações básicas.
D - Localiza uma ou mais informações explícitas, em textos muitos simples. Compara, lê e escreve números familiares.
E - São os indivíduos que, embora saibam reconhecer letras e números, são incapazes de compreender textos simples, bem como realizar operações matemáticas mais elaboradas.

O exemplo abaixo sintetiza um dos níveis de conceituação do processo evolutivo de aprender a ler e escrever: BOLT borboleta CVL cavalo SO sapo GS giz.
O exemplo e as características acima se referem ao:
a. Nível 5 hipótese alfabética.
b. Nível 2 hipótese intermediária.
c. Nível 4 hipótese silábico-alfabética.
d. Nível 1 hipótese pré-silábica.
e. Nível 3 hipótese silábica.

As práticas de produção oral devem contemplar o aprimoramentoda competêncialinguística, considerando que a conversação acontecena relação entre falantes e suas intenções, em uma situação especifica de comunicação.
A ideia reproduzida acima propõe, uma reflexão sobre:
a. O momento do planejamento de escrita e de sua realização.
b. A língua oral e estruturada e apresenta características próprias.
c. A habilidade para ler e escrever convencionalmente.
d. O texto coletivo utilizandofiguras e as palavras.
e. A escrita e a leitura como fato social.

O método de alfabetização mais conhecido e criticado por estudiosos da educação é aquele que se dá por meio de cartilhas. As críticas são baseadas no ensino sistematizado, que valoriza de forma mais acentuada a escrita, o que dificulta o aprendizado para muitos alunos.
Considerando a informação apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
O uso das cartilhas leva os alunos a realizar codificação e decodificação das letras, por tanto, utilizada o método sintético de alfabetização.
O método sintético parte do pressuposto de que a compreensão do sistema de escrita se faz sintetizando/juntando unidades menores, que são analisadas para estabelecer a relação entre a fala e sua representação escrita. A aprendizagem pelos métodos sintéticos leva à decodificação ou decifração.
A - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E - As asserções I e II são proposições falsas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Não precisamos ensinar ninguém a falar, visto que a aquisição da linguagem oral ocorre de maneira natural, bastando que se tenha contato com falantes de uma língua. Já, a escrita, precisa ser ensinada.Por este motivo, a maioria das pessoas passa por um processo escolar de letramento para aprender a ler e a escrever.
Neste caso, assinale a alternativa INCORRETA:
A - A escrita, mesmo sendo instrumento de manipulação físico, motor e cognitivo, é “irremediavelmente artificial”, enquanto que a fala é “um processo natural, fazendo uso dos meios assim chamados “órgãos da fala’”.
B - A fala e a escrita divergem em muitas dimensões: nos seus modos de aquisição; nas condições de produção; transmissão e recepção; nos meios pelos quais os elementos de estrutura são organizados.
C - A fala e a escrita também possuem muitas semelhanças, como por exemplo, a interação, que pode ser face a face ou a distância, também a reformulação promovida pelo falante e pelo interlocutor.
D - Ao escrever, o pensamento é traduzido em unidades linguísticas que são nitidamente separadas por espaços em branco. Já na fala, o pensamento é expresso de forma contínua.
E - Muitas pessoas, excluindo os casos de patologias, aprendem a falar, porém, muitas jamais terão acesso a escrita, tendo em vista que possuem muitas comunidades ágrafas, embora utilizem a linguagem oral.

Os alunos são constantemente avaliados por seus professores para saber como está ocorrendo a aprendizagem. O mesmo acontece com as escolas brasileiras. Por meio de exames, padronizados e aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é possível avaliar o quanto as crianças e jovens, espalhados pelas escolas de todo o território nacional, estão de fato aprendendo.
Sobre as principais avaliações em larga escala aplicadas na Educação Básica do Brasil, podemos afirmar que:
( )A partir de 2019 foi implantado no Brasil o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) de Educação Infantil. Os alunos da educação infantil não farão testes, esta etapa será acompanhada por meio de questionários aplicados a dirigentes, diretores e professores, bem como pela coleta de dados de infraestrutura, fluxo e formação de professores a partir do Censo Escolar.
( )A prova Brasil avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo.
( )A Provinha Brasil é aplicada para os alunos do 5° ao 9° ano do ensino fundamental público e oferece resultados por escola, município, Unidade da Federação e país que são utilizados no cálculo do Ideb.
( )O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. Os resultados também permitem o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
( )Todos os resultados das provas aplicadas em nível nacional são utilizadas para medir o crescimento educacional, diagnosticar falhas e promover novas políticas públicas para o ensino.
A - V – V – F – V - F
B - F – V – V – F - V
C - F – F – F – V - F
D - V – F – F – V - V
E - F – V – V – V - F

Propor uma discussão sobre alfabetização e letramento não é novidade no meio acadêmico. Porém, ela continua sendo necessária para a superação dos resultados insatisfatórios constatados por meio das avaliações realizadas no Brasil, como a Provinha Brasil e o ENEM.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
O indivíduo constrói seu conhecimento do sistema alfabético em conjunto com o letramento, isto é, na interação com os materiais escritos que lhe são apresentados (livros, jornais, cartas, revistas, etc.)
Porque As práticas sociais envolvem a criança no contexto do processo de aquisição do sistema alfabético favorecendo o desenvolvimento das habilidades e competências da língua escrita.
A - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E - As asserções I e II são proposições falsas.

O PNLD trata de um programa do governo federal destinado a avaliar e ofertar materiais didáticos, pedagógicos e literários, entre outros instrumentos de apoio à prática pedagógica.
Considerando a informação apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Os materiais didáticos, que serão distribuídos pelo PNLD, no ano de 2020, para os alunos da educação infantil ao ensino médio e EJA, deverão estar reformulados seguindo as competências e habilidades estipuladas pela BNCC.
Porque A BNCC elaborou um documento, de caráter normativo, que tem como objetivo a promoção da equidade educacional, determinando com clareza o que todos os alunos brasileiros têm o direito de aprender, servindo de referência para os currículos de todas as redes escolares, públicas e particulares.

A cartilha na atual conjuntura deixou de ser material fundamental e obrigatório na alfabetização. Uma vez que todo e qualquer material escrito pode ser considerado didático, a cartilha, propriamente dita, torna-se mais uma opção do que uma necessidade.
Sobre os autores abaixo assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) Marisa Borba: há livros didáticos com conteúdos indevidos, até mesmo errados, favorecendo assim, a disseminação de preconceitos de diversas formas como o privilégio da cultura da classe dominante, única aceita como corretas.
( ) Bruno Bettelheim e Karen Zelan, questionam o conteúdo das cartilhas, advertindo quanto ao vocabulário extremamente limitado e a simplicidade das proposições que não encorajam o investimento da energia mental na leitura.
( ) Zizi Trevisan critica a falta de coerência e coesão nos textos das cartilhas. A partir de uma pequena amostra de textos retirada de cartilhas, a autora faz uma breve síntese da concepção de texto escrito que é passada aos alunos que, se não mudada a tempo, vai persegui-los por toda a sua vida escolar.
( ) Massini Cagliari coloca que o livro didático (cartilhas) contribui para o avesso da leitura e, constituindo-se, de certa maneira, no arquétipo do livro em sala de aula, acaba por exercer um efeito que embacia a imagem que a prática da leitura almeja alcançar.
A - F, F, F, V.
B - F, F, V, F.
C - F, V, F, V.
D - V, V, F, F.
E - V, V, V, V.

A taxa de analfabetização mais atual no Brasil foi divulgada, pelo IBGE, em junho de 2019, na última Pesquisa, por Amostra de Domicílios Contínua.
Podemos considerar analfabeto funcional a pessoa que:
A - Elabora textos de maior complexidade com base em elementos de um contexto dado. Interpreta tabelas e gráficos envolvendo mais de duas variáveis.
B - Localiza informações expressa de forma literal em diversos textos. Resolve problemas envolvendo operações matemáticas mais complexas.
C - Seleciona uma ou mais informações, observando certas condições, em textos diversos realizando pequenas interferências. Resolve problemas envolvendo operações básicas.
D - Localiza uma ou mais informações explícitas, em textos muitos simples. Compara, lê e escreve números familiares.
E - São os indivíduos que, embora saibam reconhecer letras e números, são incapazes de compreender textos simples, bem como realizar operações matemáticas mais elaboradas.

O exemplo abaixo sintetiza um dos níveis de conceituação do processo evolutivo de aprender a ler e escrever: BOLT borboleta CVL cavalo SO sapo GS giz.
O exemplo e as características acima se referem ao:
a. Nível 5 hipótese alfabética.
b. Nível 2 hipótese intermediária.
c. Nível 4 hipótese silábico-alfabética.
d. Nível 1 hipótese pré-silábica.
e. Nível 3 hipótese silábica.

As práticas de produção oral devem contemplar o aprimoramentoda competêncialinguística, considerando que a conversação acontecena relação entre falantes e suas intenções, em uma situação especifica de comunicação.
A ideia reproduzida acima propõe, uma reflexão sobre:
a. O momento do planejamento de escrita e de sua realização.
b. A língua oral e estruturada e apresenta características próprias.
c. A habilidade para ler e escrever convencionalmente.
d. O texto coletivo utilizandofiguras e as palavras.
e. A escrita e a leitura como fato social.

O método de alfabetização mais conhecido e criticado por estudiosos da educação é aquele que se dá por meio de cartilhas. As críticas são baseadas no ensino sistematizado, que valoriza de forma mais acentuada a escrita, o que dificulta o aprendizado para muitos alunos.
Considerando a informação apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
O uso das cartilhas leva os alunos a realizar codificação e decodificação das letras, por tanto, utilizada o método sintético de alfabetização.
O método sintético parte do pressuposto de que a compreensão do sistema de escrita se faz sintetizando/juntando unidades menores, que são analisadas para estabelecer a relação entre a fala e sua representação escrita. A aprendizagem pelos métodos sintéticos leva à decodificação ou decifração.
A - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E - As asserções I e II são proposições falsas.

Prévia do material em texto

Questão 1 de 10 
Não precisamos ensinar ninguém a falar, visto que a aquisição da linguagem 
oral ocorre de maneira natural, bastando que se tenha contato com falantes de 
uma língua. Já, a escrita, precisa ser ensinada.Por este motivo, a maioria das 
pessoas passa por um processo escolar de letramento para aprender a ler e a 
escrever. Neste caso, assinale a alternativa INCORRETA: 
A - A escrita, mesmo sendo instrumento de manipulação físico, motor e 
cognitivo, é “irremediavelmente artificial”, enquanto que a fala é “um processo 
natural, fazendo uso dos meios assim chamados “órgãos da fala’”. 
B - A fala e a escrita divergem em muitas dimensões: nos seus modos de 
aquisição; nas condições de produção; transmissão e recepção; nos meios 
pelos quais os elementos de estrutura são organizados. 
C - A fala e a escrita também possuem muitas semelhanças, como por 
exemplo, a interação, que pode ser face a face ou a distância, também a 
reformulação promovida pelo falante e pelo 
interlocutor.check_circleResposta correta 
D - Ao escrever, o pensamento é traduzido em unidades linguísticas que são 
nitidamente separadas por espaços em branco. Já na fala, o pensamento é 
expresso de forma contínua. 
E - Muitas pessoas, excluindo os casos de patologias, aprendem a falar, 
porém, muitas jamais terão acesso a escrita, tendo em vista que possuem 
muitas comunidades ágrafas, embora utilizem a linguagem oral. 
 
Questão 2 de 10 
Os alunos são constantemente avaliados por seus professores para saber 
como está ocorrendo a aprendizagem. O mesmo acontece com as escolas 
brasileiras. Por meio de exames, padronizados e aplicados pelo Instituto 
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é 
possível avaliar o quanto as crianças e jovens, espalhados pelas escolas de 
todo o território nacional, estão de fato aprendendo. A partir do diagnóstico 
produzidos por essas provas, é possível traçar estratégias para melhorar a 
qualidade da Educação do País inteiro, de uma região, ou de uma escola 
específica. Sobre as principais avaliações em larga escala aplicadas na 
Educação Básica do Brasil, podemos afirmar que: 
 
 
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for 
verdadeira e F se a sentença for falsa: 
 
 
 ( )A partir de 2019 foi implantado no Brasil o Saeb (Sistema de Avaliação 
da Educação Básica) de Educação Infantil. Os alunos da educação infantil 
não farão testes, esta etapa será acompanhada por meio de questionários 
aplicados a dirigentes, diretores e professores, bem como pela coleta de 
dados de infraestrutura, fluxo e formação de professores a partir do Censo 
Escolar. 
http://www.inep.gov.br/
http://www.inep.gov.br/
 ( )A prova Brasil avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das 
crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas 
públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no 
início e a outra ao término do ano letivo. 
 ( )A Provinha Brasil é aplicada para os alunos do 5° ao 9° ano do ensino 
fundamental público e oferece resultados por escola, município, Unidade 
da Federação e país que são utilizados no cálculo do Ideb. 
 ( )O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho 
escolar ao final da educação básica. Os resultados também permitem o 
desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais 
 ( )Todos os resultados das provas aplicadas em nível nacional são 
utilizadas para medir o crescimento educacional, diagnosticar falhas e 
promover novas políticas públicas para o ensino. 
 
 
A sequência correta é: 
A - V – V – F – V - F 
B - F – V – V – F - V 
C - F – F – F – V - F 
D - V – F – F – V - Vcheck_circleResposta correta 
E - F – V – V – V - FcancelRespondida 
 
Questão 3 de 10 
Propor uma discussão sobre alfabetização e letramento não é novidade no 
meio acadêmico. Porém, ela continua sendo necessária para a superação dos 
resultados insatisfatórios constatados por meio das avaliações realizadas no 
Brasil, como a Provinha Brasil e o ENEM. Nesta perspectiva, a escola tem um 
papel fundamental no processo de alfabetização e letramento dos indivíduos. É 
sua tarefa organizar e sistematizar os conteúdos de modo que os alunos 
aprendam desde cedo a fazer as necessárias relações com o meio social em 
que vivem. 
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e as relações propostas entre 
elas. 
 
 
O indivíduo constrói seu conhecimento do sistema alfabético em conjunto com 
o letramento, isto é, na interação com os materiais escritos que lhe são 
apresentados (livros, jornais, cartas, revistas, etc.) 
 
 
Porque 
 
 
As práticas sociais envolvem a criança no contexto do processo de aquisição 
do sistema alfabético favorecendo o desenvolvimento das habilidades e 
competências da língua escrita. 
 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: 
A - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I.check_circleResposta correta 
B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma 
justificativa correta da I.cancelRespondida 
C - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
D - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
E - As asserções I e II são proposições falsas. 
 
Questão 4 de 10 
O PNLD trata de um programa do governo federal destinado a avaliar e ofertar 
materiais didáticos, pedagógicos e literários, entre outros instrumentos de apoio 
à prática pedagógica. O programa contempla todos as escolas públicas de 
educação básica das redes federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal, 
além das instituições de educação infantil comunitárias, confessionais ou 
filantrópicas conveniadas com o poder público. Todos os livros que fazem parte 
do PNLD devem seguir as normas da BNCC. 
 
Considerando a informação apresentada, avalie as asserções a seguir e a 
relação proposta entre elas. 
 
 
Os materiais didáticos, que serão distribuídos pelo PNLD, no ano de 2020, para 
os alunos da educação infantil ao ensino médio e EJA, deverão estar 
reformulados seguindo as competências e habilidades estipuladas pela BNCC. 
 
 
Porque 
 
 
A BNCC elaborou um documento, de caráter normativo, que tem como objetivo 
a promoção da equidade educacional, determinando com clareza o que todos 
os alunos brasileiros têm o direito de aprender, servindo de referência para os 
currículos de todas as redes escolares, públicas e particulares. 
 
 
 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: 
A - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma 
justificativa correta da I. 
C - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
D - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição 
verdadeira.check_circleResposta correta 
E - As asserções I e II são proposições falsas. 
 
Questão 5 de 10 
A criança entra para a escola com o intuito de aprender a ler e a escrever, 
sendo este seu primeiro objetivo e, na maioria das vezes, o único. O modelo de 
texto escrito que recebem para “copiar” é a cartilha, que leva os alunos a 
decorar os conteúdos e não a reflexão. A cartilha deixou de ser material 
fundamental e obrigatório na alfabetização, uma vez que todo e qualquer 
material escrito pode ser considerado didático, a cartilha, propriamente dita, 
torna-se mais uma opção do que uma necessidade por apresentar um modelo 
de leitura e escrita mecânica e sem contexto. A proposta atual prevê a 
alfabetização e o letramento de forma indissociável, acontece em diferentes 
contextos sociais, e em diferentes etapas da vida do aluno. Analisando o 
conceito acima sobre as cartilhas e o processo de alfabetização, assinale a 
alternativa que destaca a forma correta sobre o uso da cartilha no ambiente 
escolar: 
A - Cabe ao professor tomar posse dela (cartilha)e contextualizá-la em 
diferentes meios e práticas sociais.check_circleResposta correta 
B - Com o uso da cartilha em sala de aula os educandos podem desenvolver 
suas tarefas individualmente, pelo fato de se tratar do mesmo conteúdo e cada 
um ter a sua. 
C - Durante o processo de ensino aprendizagem do aluno, a professora pode 
reforçar o conteúdo da cartilha utilizando-se de jogos e brincadeiras mecânicos. 
D - É importante o professor perceber que essa opção pode servir de apoio 
para nortear seu trabalho; e os conteúdos contidos na cartilha devem ser 
passados aos alunos da mesma forma que se apresenta, sem qualquer 
alteração. 
E - Na concepção histórico - critico dos conteúdos, a cartilha é considerada um 
recurso didático indispensável tendo em vista que norteia todo o processo de 
ensino-aprendizagem de forma qualitativa. 
 
Questão 6 de 10 
A cartilha na atual conjuntura deixou de ser material fundamental e obrigatório 
na alfabetização. Uma vez que todo e qualquer material escrito pode ser 
considerado didático, a cartilha, propriamente dita, torna-se mais uma opção do 
que uma necessidade. É necessário que o professor perceba que este material 
pode servir de apoio para nortear seu trabalho, em conjunto com outras 
metodologias e materiais de apoio. Porém, muitos são os autores que criticam 
e relacionam vários fatores problemáticos que influenciam negativamente no 
ensino aprendizagem por meio da cartilha. Sobre os autores abaixo assinale V 
para verdadeiro e F para falso. 
( ) Marisa Borba: há livros didáticos com conteúdos indevidos, até mesmo 
errados, favorecendo assim, a disseminação de preconceitos de diversas 
formas como o privilégio da cultura da classe dominante, única aceita como 
corretas. 
( ) Bruno Bettelheim e Karen Zelan, questionam o conteúdo das cartilhas, 
advertindo quanto ao vocabulário extremamente limitado e a simplicidade das 
proposições que não encorajam o investimento da energia mental na leitura. 
Analisam, também a repetição de palavras idênticas como sendo uma reversão 
ao tempo em que a criança estava aprendendo a falar e repetia sempre as 
mesmas palavras. 
( ) Zizi Trevisan critica a falta de coerência e coesão nos textos das cartilhas. A 
partir de uma pequena amostra de textos retirada de cartilhas, a autora faz uma 
breve síntese da concepção de texto escrito que é passada aos alunos que, se 
não mudada a tempo, vai persegui-los por toda a sua vida escolar. 
( ) Massini Cagliari coloca que o livro didático (cartilhas) contribui para o avesso 
da leitura e, constituindo-se, de certa maneira, no arquétipo do livro em sala de 
aula, acaba por exercer um efeito que embacia a imagem que a prática da 
leitura almeja alcançar. 
Assinale a alternativa correta: 
A - F, F, F, V. 
B - F, F, V, F. 
C - F, V, F, V. 
D - V, V, F, F.check_circleResposta correta 
E - V, V, V, V. 
 
Questão 7 de 10 
 A taxa de analfabetização mais atual no Brasil foi divulgada, pelo IBGE, em 
junho de 2019, na última Pesquisa, por Amostra de Domicílios Contínua. O 
Brasil tem pelo menos 11,3 milhões de pessoas com mais de 15 anos 
analfabetas (6,8% de analfabetismo). No mundo, mais de 750 milhões 
permanecem nessa situação. 
O histórico de alfabetização no Brasil traz uma longa jornada de busca na 
melhoria da qualidade do ensino. Atualmente, cresce cada vez mais o número 
de pessoas alfabetizadas no Brasil, mostrando claramente que o país 
realmente está evoluindo a passos largos na direção de se tornar um País 
melhor do que era em outras épocas. No entanto, ainda há muitas pessoas que 
não possuem qualquer nível de alfabetização e que por este motivo ficam à 
margem da sociedade, vivendo fora da zona onde aparecem as melhores 
oportunidades, tanto profissionais, quanto pessoais. As pesquisas realizadas 
pelo Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf), mostram que, a cada 
dez brasileiros, três não conseguem resolver operações básicas ou 
compreender a leitura de pequenos textos e são classificadas como 
analfabetas funcionais. Para essas pessoas, muitas tarefas do cotidiano são 
grandes desafios, dificultando a cidadania crítica e uma vida com autonomia. 
Podemos considerar analfabeto funcional a pessoa que: 
 
http://acaoeducativa.org.br/wp-content/uploads/2018/08/Inaf2018_Relat%C3%B3rio-Resultados-Preliminares_v08Ago2018.pdf
A - Elabora textos de maior complexidade com base em elementos de um 
contexto dado. Interpreta tabelas e gráficos envolvendo mais de duas 
variáveis. 
B - Localiza informações expressa de forma literal em diversos textos. Resolve 
problemas envolvendo operações matemáticas mais complexas. 
C - Seleciona uma ou mais informações, observando certas condições, em 
textos diversos realizando pequenas interferências. Resolve problemas 
envolvendo operações básicas 
D - Localiza uma ou mais informações explícitas, em textos muitos simples. 
Compara, lê e escreve números familiares.cancelRespondida 
E - São os indivíduos que, embora saibam reconhecer letras e números, são 
incapazes de compreender textos simples, bem como realizar operações 
matemáticas mais elaboradas.check_circleResposta correta 
 
Questão 8 de 10 
O exemplo abaixo sintetiza um dos níveis de conceituação do processo 
evolutivo de aprender a ler e escrever: BOLT borboleta CVL cavalo SO sapo 
GS giz Para Russo e Vian (2001, p. 30), esse exemplo possui características 
como: a criança já supõe que a escrita representa a fala; tenta fonetizar a 
escrita e dar valor sonoro às letras; pode ter adquirido, ou não, a compreensão 
do valor sonoro convencional das letras, já supõe que deve escrever tantos 
sinais quantas forem as vezes que mexe a boca, ou seja, para cada sílaba oral 
corresponde uma letra ou um sinal; em frases, pode escrever uma letra para 
cada palavra. O exemplo e as características acima se referem ao: 
A - Nível 1 hipótese pré-silábica. 
B - Nível 2 hipótese intermediária. 
C - Nível 3 hipótese silábica.check_circleResposta correta 
D - Nível 4 hipótese silábico-alfabética. 
E - Nível 5 hipótese alfabética. 
 
Questão 9 de 10 
As práticas de produção oral devem contemplar o aprimoramentoda 
competêncialinguística, considerando que a conversação acontecena relação 
entre falantes e suas intenções, em uma situação especifica de 
comunicação.Deve-se mostrar, em relaçãoàcoerência dos discursos orais, que 
é umprocesso que ocorre na orientação temporal e, por isso, apresenta 
algumas diferenças funcionais, físicas e situacionais com relaçãoà escrita, por 
ter interpretação mutua dos interlocutores, permitindo ao mesmo tempo 
ahomogeneidade textual e heterogeneidade discursiva.A ideia reproduzida 
acima propõe, uma reflexão sobre: 
A - A escrita e a leitura como fato social. 
B - A habilidade para ler e escrever convencionalmente. 
C - A língua oral e estruturada e apresenta características 
próprias.check_circleResposta correta 
D - O momento do planejamento de escrita e de sua realização. 
E - O texto coletivo utilizandofiguras e as palavras. 
Questão 10 de 10 
O método de alfabetização mais conhecido e criticado por estudiosos da 
educação é aquele que se dá por meio de cartilhas. As críticas são baseadas 
no ensino sistematizado, que valoriza de forma mais acentuada a escrita, o que 
dificulta o aprendizado para muitos alunos. 
Considerando a informação apresentada, avalie as asserções a seguir e a 
relação proposta entre elas. 
 
 
 
O uso das cartilhas leva os alunos a realizar codificação e decodificação das 
letras, por tanto, utilizada o método sintético de alfabetização. 
 
 
Porque 
 
 
O método sintético parte do pressuposto de que a compreensão do sistema de 
escrita se faz sintetizando/juntando unidades menores, que são analisadas 
para estabelecer a relação entre a fala e sua representação escrita. A 
aprendizagem pelos métodos sintéticos leva à decodificação ou decifração. 
 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: 
A - As asserções I e II são proposições verdadeiras,e a II é uma justificativa 
correta da I. 
check_circleResposta correta 
B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma 
justificativa 
correta da I. 
cancelRespondida 
C - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
D - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
E - As asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina