Buscar

Anemia ferropriva (genética)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A anemia ferropriva é definida por valores de hemoglobina (HB) no sangue abaixo do normal para idade e gênero. Na atualidade esse é um dos principais problemas da saúde pública mundial que vem afetando mais de um quarto da população do planeta, isto é, mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil a deficiência de ferro é a principal responsável pela anemia ferropriva. O ferro apresenta como funções o transporte de oxigênio e elétrons para as células, além de integrar os sistemas enzimáticos de diversos tecidos, sua deficiência pode comprometer o desenvolvimento mental, cognitivo e físico, além de diminuir a resistência de infecções.
A anemia ferropriva como é chamada cientificamente é causada pela deficiência de ferro é pode atacar o ser humano em qualquer idade, por isso é uma das deficiências nutricionais mais comum, sendo que os grupos mais atingidos são os das lactantes, as crianças e as mulheres. Existem três estágios que podem ser identificados, cada um muda gradativamente para o outro de acordo com a gravidade da deficiência. O primeiro estágio se caracteriza pela diminuição dos estoques de ferro refletida pela queda de ferritina sérica, no segundo estágio a saturação da transferrina está diminuída, no terceiro estágio, as células vermelhas são microcíticas e hipocrômicas e os níveis de hemoglobina estão reduzidos, apontando para um diagnóstico de anemia ferropriva. 
A anemia representa outras formas hereditárias raras de sobrecarga de ferro. Pode ocorrer mutações no gene da ceruloplasmina, com apresentações hematológicas e, ou neurológicas. No gene da transferrina, essa é expressa pela anemia com deficiência severa do ferro e sobrecarga de ferro parenquimal. Ou recentemente relatado mutação no gene DMTI (transportador de metal dicvalente 1) que também é responsável pela anemia ferropriva é excesso de ferro hepático. (BRISSOT; DE BELS, 2006)
Fontes: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-848420
https://periodicos.ufsc.br/index.php/biotemas/article/viewFile/2175-7925.2014v27n1p133/26248 
http://portalarquivos.saude.gov.br/anemia-por-deficiencia-de-ferro 
https://rigs.ufba.br/index.php/cmbio/article/viewFile/5837/9074

Outros materiais