Buscar

OSM e Design Organizacional - Discursiva - Apol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - OSM e Design Organizacional
Teorias de Organização, Sistemas e Métodos (OSM) – Habilidades do profissional de OSM
A área de OSM requer que o profissional que atue nessa área seja uma pessoa extremamente técnica. Deve ter habilidades consideradas fundamentais para o cargo, como saber levantar dados e analisar, dominar recursos digitais, ter um pensamento holístico. 
Porém, por que esse profissional deve ter também ter boa capacidade de relacionamento interpessoal? Responda abaixo.
	O aluno deve deixar claro que de acordo com Andreoli e Rossini (2015, p. 22), é importante que o profissional de OSM tenha grande capacidade de relacionamento interpessoal, uma vez que sua profissão consiste basicamente em convencer as pessoas de seguirem procedimentos determinados por seu setor.
Resposta:
Questão 2/5 - OSM e Design Organizacional
Abordagem Clássica dos sistemas – Análise SWOT
De acordo com o que estudamos, uma das ferramentas mais populares para a análise organizacional é o método de análise SWOT. 
Descreva abaixo, o que é essa ferramenta? E quais são as variáveis para análise interna e quais são para análise externa?
 
	O aluno deve deixar claro que de acordo com Andreoli e Rossini (2015, p. 54) a análise SWOT é referente às variáveis forças e fraquezas (internas) e oportunidades e ameaças (externas). Ela permite uma análise das forças e fraquezas do ambiente interno da organização e também das ameaças e oportunidades do ambiente externo.
 
Resposta:
Questão 3/5 - OSM e Design Organizacional
Estruturas organizacionais.
As organizações podem adotar diferentes tipos de estruturas organizacionais, de acordo com suas características, necessidades e demandas da situação ou do ambiente na qual estão inseridas. Há três estruturas organizacionais mais comuns: linear, funcional e linha-staff. 
Sobre a estrutura linear, descreva abaixo ao menos duas desvantagens.
	O aluno deve deixar claro que de acordo com Andreoli e Rossini (2015, p. 124)   as desvantagens são: excesso de formalismo, engessamento organizacional, funcionamento rígido e inflexível, modelo de administração centralizado, e comunicações e decisões demoradas.
 
Resposta:
Questão 4/5 - OSM e Design Organizacional
Planejar o arranjo físico (layout) de uma certa instalação significa tomar decisões sobre a forma como serão dispostos, nessa instalação, os centros de trabalho que aí devem permanecer. Pode-se conceituar como centro de trabalho qualquer coisa que ocupe espaço: um departamento, uma sala, uma pessoa ou grupo de pessoas, máquinas, equipamentos, bancadas e estações de trabalho e outros. Os tipos de layouts mais comuns são: por produto, por processo e por posição fixa, onde escolher aquele que é mais adequado para empresa é uma atividade multidisciplinar e o profissional de Organização, Sistemas e Métodos – OSM, tem papel preponderante nessa decisão.
MOREIRA, D.A. Administração da produção e operações. São Paulo: Cengage Learning, 2008 (adaptado).
Considerando o contexto apresentado sobre layout,  apresente os tipos de layouts citados no texto.
	Espera-se que o estudante aborde da seguinte maneira :
 
O layout por produto é mais utilizado em fábricas e existe uma sequência de processos que se repetem continuamente.
Layout por processo existe uma movimentação maior de materiais e exige maior controle, principalmente de estoques.
Já no layout por posição fixa, o produto permanece sempre no mesmo lugar e os materiais e os colaboradores é que vão até o produto para processá-lo.
(Aula 2, tema 5)
Resposta:
Questão 5/5 - OSM e Design Organizacional
Uma dúvida que ainda acompanha muitos profissionais é a diferença entre eficiência e eficácia. No entanto, um profissional de Organização, Sistemas e Métodos – OSM, não pode ter essa dúvida.
	
Espera-se que o aluno explique da seguinte forma:
Eficiência está relacionada: aos processos internos e as operações; às entradas e saídas dos processos; aos benefícios obtidos com a utilização dos recursos; à relação entre as receitas e as despesas.
Eficácia está conectada ao alcance dos objetivos da empresa e também em satisfazer as necessidades dos clientes. Ocorre mais no âmbito estratégico das organizações.
 
(Aula 5, tema 2)

Outros materiais