Buscar

Estudo dirigido N2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões sobre atitudes e mudança de atitudes
1) O que são as atitudes? Quais são seus três componentes?
2) Explique porque atitudes e comportamentos não possuem uma relação direta de correspondência entre eles. Dê um exemplo de como uma atitude e um comportamento podem estar em discordância.
3) Explique o que seria a hipótese da seletividade.
4) “Existe uma consistência entre os componentes cognitivos e afetivos das atitudes”. Explique o que esta afirmativa quer dizer, destacando como os componentes cognitivos e afetivos são formados e se interrelacionam.
5) A teoria da ação racional diz respeito à uma tradição teórica que entende as atitudes enquanto importantes preditoras dos comportamentos, diferenciando o que seriam as atitudes gerais das atitudes específicas, colocando estas últimas como mais apropriadas para prever como pessoas irão se comportar em uma determinada situação. Como se diferenciam as atitudes gerais das específicas? Por que as atitudes específicas nos ajudam mais a prever comportamentos?
6) A partir do modelo de Chaiken e Eagly, desenvolveu-se teorias que abordam os comportamentos a partir de uma rede de variáveis que se interrelacionam. Quais variáveis são estas e qual a importância de considera-las para compreender as razões dos comportamentos?
7) O que são as atitudes implícitas? 
8) Nos estudos sobre atitudes no interior da Psicologia Social, busca-se compreender como nossas atitudes influenciam a forma como nos comportamos. Algumas tradições teóricas colocam as atitudes enquanto determinantes para nossos comportamentos, sendo nossas intenções mediadoras entre as atitudes e comportamentos. Outras tradições teóricas buscam explicar como as atitudes podem influenciar os comportamentos mais espontâneos que emitimos. Estas tradições teóricas consideram o papel dos hábitos e processos automáticos na hora de compreender as relações entre atitudes e comportamentos. Sobre isso, responda:
a) Qual a importância dos processos automáticos em nossa interação com o mundo social?
b) Como a construção de hábitos influencia na relação entre nossas atitudes e nossos comportamentos?
c) Qual a relação entre os processos automáticos e os comportamentos espontâneos?
9) Se considera que algumas atitudes possuem mais força do que outras em nossa interação com o mundo social. Atitudes fortes possuem uma forma de funcionamento diferente de atitudes mais fracas. Pensando nisso, responda:
a) Quais os principais resultados das atitudes fortes?
b) Como uma atitude pode se fortalecer (explique a partir de um enfoque específico)?
10) Explique o processo de formação das atitudes a partir do enfoque do reforço.
11) Diversos estudos no interior da Psicologia Social buscam compreender como são formadas e modificadas as atitudes das pessoas. Na perspectiva da mudança das atitudes, considera-se uma diversidade de aspectos que podem influenciar na persuasão das pessoas para obter a mudança. O que é preciso analisar para saber se uma informação terá poder de mudar as atitudes de uma pessoa?
12) Pensando nas três dimensões presentes nas atitudes, explique como estas dimensões se aplicam a estereótipos, preconceitos e discriminação.
13) Explique como as atitudes implícitas podem estar envolvidas no preconceito e discriminação.
14) Por que é importante para profissionais da psicologia combater preconceitos e discriminação?

Continue navegando