Buscar

Avaliação de Pesquisa I - Ecossistemas Brasileiros e Gestão Ambiental - Amanda Cecilia Ricarte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ecossistemas Brasileiros e 
Gestão Ambiental
Aluno (a): 
Data: / /
Atividade de Pesquisa I
NOTA:
ORIENTAÇÕES:
Ler atentamente as instruções contidas no documento é de fundamental importância na realização da avaliação.
Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
Preencha todos os dados referente a sua identificação como: nome completo, data de entrega.
As respostas poderão ser de escritas forma manual e/ou digitadas abaixo de cada pergunta. 
Ao terminar a avaliação o arquivo deverá ser salvo com o nome: "Avaliação de Pesquisa" (nome do aluno).
Envie o arquivo pelo sistema em formato digital em pdf ou word.
Bons Estudos!
 AMANDA CECÍLIA RICARTE	 15 12 2022
1. Justifique o fato do bioma amazônico apresentar tanta disponibilidade de água.
	A atividade da mata promove uma constante evapotranspiração. Devido a esse fato, a umidade na região apresenta índices de 80 a 100%. Como consequência temos um regime de chuvas intenso. Além disso, os índices médios de chuvas giram em torno de 2 200mm/ano, com precipitações diárias de uma hora, conhecidas como aguaceiros. O volume de água pode ser bem identificado no maior rio do mundo, o Amazonas. 
 
2. Identifique os benefícios decorrentes da implantação de corredores ecológicos.
vegetal. 
	Os benefícios e objetivo do corredor ecológico é permitir o livre deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura vegetal. Ele reduz os efeitos da fragmentação dos ecossistemas ao promover a ligação entre diferentes áreas e permitir o fluxo gênico entre as espécies da fauna e flora. Esse trânsito permite a recolonização de áreas degradadas, em um movimento que de uma só vez concilia a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento ambiental na região
3. Identifique os principais impactos ambientais causados pela exploração inadequada dos oceanos.
	Sobreexploração da pesca, Captura excessiva de espécies com ciclos de vida longos, tais como alguns tubarões e atuns, Aquacultura não sustentável, Concentrações elevadas de mercúrio, Destruição de habitats, Obras de engenharia e extração de petróleo e Acidificação dos Oceanos e corais. 
 
4. Como pudemos ver, o ecossistema da caatinga nos surpreende. Baseado nisso faça, uma análise crítica, baseada nas informações aqui obtidas e nos conhecimentos que já possuía.
	A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro e corresponde a 70% da região nordeste. Sua fauna possui características de adaptação, como desenvolvimento de hábitos noturnos e comportamentos migratórios em períodos de altas temperaturas. Segundo o IBAMA, práticas como desmatamento já devastaram 50% da caatinga. O bioma concentra aproximadamente 60% das áreas suscetíveis à desertificação no país. 
	O nome “caatinga” é de origem tupi e significa "mata branca", numa referência à paisagem esbranquiçada da vegetação, frequentemente assolada pela seca. 
5. Pesquisa na internet as principais ações dos Projetos Tamar e Baleia Jubarte.
	Projeto Tamar: Atua no litoral brasileiro desde a década de 80, com a missão promover a recuperação das tartarugas marinhas, desenvolvendo ações de pesquisa, conservação e inclusão social. As atividades do Tamar são organizadas a partir de três linhas de ação: conservação e pesquisa aplicada, educação ambiental e desenvolvimento local sustentável. Por meio de convênios e protocolos de cooperação técnico-científico com universidades brasileiras e estrangeiras, o Tamar realiza programas de estudos prioritários para conhecer melhor o ciclo de vida das tartarugas marinhas. Entre eles destacam-se telemetria por satélite e padrões genéticos em áreas de desova e não reprodutivas, além de pesquisa de medidas mitigadoras para diminuir a captura incidental na pesca e para conhecer os possíveis impactos das mudanças climáticas nas tartarugas marinhas. 
	Projeto Baleia Jubarte: Foi criado em 1988, para estudar e proteger as jubartes que migram anualmente para a Bahia durante os meses de inverno e primavera, onde acasalam e amamentam os filhotes. Seus principais objetivos são: Avaliar o tamanho da população de baleias jubarte que frequenta o banco dos Abrolhos; identificar individualmente cada animal através de marcas naturais e da pigmentação da nadadeira caudal; monitorar e fiscalizar o turismo de modo a evitar interferência no processo de reprodução e amamentação; estudar o seu comportamento natural e a interação desses animais com os barcos de turismo da região; Realizar estudos de bioacústica e análises genéticas; desenvolver atividades de informação e educação ambiental; registrar e atuar no resgate de cetáceos encalhados ou emalhados na faixa litorânea compreendida entre o norte do Espírito Santo e o Litoral Baiano. 
6. Demonstre as consequências do desmatamento como principal impacto ambiental da Floresta Atlântica.
	A problemática do desmatamento tem reflexos ambientais, sociais e econômicos. Se você pensar bem, o local que você está agora, para que fosse construído, antes deu lugar a uma vegetação que foi desmatada. As causas mais comuns de desmatamento estão ligadas a exploração dos recursos ambientais, como a madeira e minérios, para depois servir como local de cultivo agropecuário. Em outras situações o desmatamento pode ser provocado pelas queimadas ou visa a urbanização do espaço. 
 	Com isso, destacamos alguns pontos principais causados pela consequência do desmatamento: Alteração no microclima da região, Perda de biodiversidade, Genocídio e etnocídio dos povos indígenas, Erosão do solo, Desertificação e arenização. 
7. Faça um quadro abordando o problema prioritário e ao lado a possível solução, para o bioma Cerrado.
	Uma das principais causas da degradação do Cerrado foi a expansão da fronteira agrícola brasileira, em que as atividades agropecuárias passaram a ocupar em larga escala os domínios antes pertencentes ao domínio natural em questão. Tal processo foi, em grande parte, facilitado pelos avanços no que diz respeito às diferentes técnicas de cultivo, notadamente a partir dos processos de correção dos solos ácidos do Cerrado brasileiro, antes pouco favoráveis à inserção de monoculturas. 
	A solução para estes problemas passam primeiramente por um olhar científico, após isso, surge a necessidade de ações políticas, onde destacamos: Intensificação do Cadastro Ambiental Rural, que é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais e que servirá de base para o controle, o monitoramento e o combate ao desmatamento. Bem como, após decretação de Patrimônio nacional, existir uma fiscalização ainda mais intensa por parte dos órgãos de fiscalização ambiental
8. Qual a importância de o Pantanal ter sido decretado como reserva da biosfera?
	O Pantanalmato-grossense, maior planície alagada do planeta, foi reconhecido como Reserva da BiosferaMundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em 2000. O título permite mais ações governamentais, desenvolvimento sustentável e conservação das riquezas ambientais. 
9. Faça um levantamento de quatro fatores de exploração econômica do ecossistema oceânico.
• Exploração de pescados; 
• Extração de petróleo e gás; 
• Extração de minérios; 
• Turismo. 
10. Justifique o fato do oceano ser identificado com o “pulmão do mundo”.
	De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Florestas, as algas marinhas são responsáveis pela produção de 54% do oxigênio do mundo e os mares funcionam como reguladores do clima no planeta, por isso eles são considerados os pulmões do mundo. Sem os oceanos, a temperatura terrestre poderia ultrapassar os 100ºC, o que inviabilizaria a vida no planeta. Os oceanos cobrem 70% da superfície da Terra e contém 97% da água do planeta. As primeiras formas de vida se desenvolveram no oceano e ainda é o oceano que permite que a Terra seja habitável devidoaos seus organismos fotossintetizantes que liberam oxigênio na atmosfera, influenciando diretamente nas mudanças climáticas e funções meteorológicas. 
11. Quais seriam as consequências da destruição do Pantanal?
	A principal consequência das queimadas no Pantanal é justamente a perda da biodiversidade local. O ecossistema pantaneiro possui uma grande biodiversidade, marcada pela ocorrência de espécies vegetais, como ipês e orquídeas, e animais, como a onça-pintada.
12. Comente as principais características dos organismos formadores do plâncton.
	O plâncton é formado por organismos autotróficos e heterotróficos que possuem pouca ou nenhuma capacidade de locomoção e que são geralmente levados pela força das águas. Os plânctons geralmente microscópicos, unicelulares ou pluricelulares (algas microscópicas, bactérias, protozoários, etc.), os quais flutuam passivamente, de forma que são arrastados pelas correntes e movimentos das águas dos rios, lagos e mares. 
13. Comente os conceitos de desertificação e lixiação.
	O conceito de desertificação foi consagrado, como um fenômeno provocado pela degradação dos solos nas áreas áridas, semi-áridas e sub-úmidas secas resultantes de diversos fatores, que vão das variações climáticas às atividades humanas. 
	O conceito de lixiação é um processo erosivo ocasionado a partir da lavagem da camada superficial do solo pelo escoamento das águas superficiais. A lixiação é um processo frequente nos solos das regiões tropicais e equatoriais, pois nesses locais as chuvas são mais abundantes e intensas. 
14. Faça um levantamento das adaptações da vegetação da Mata Atlântica em decorrência da água.
	Como a pobreza em nutrientes é constante, sendo a deficiência de água estacional e de intensidade algo aleatória, as espécies usadas pelo homem, plantadas ou nascidas naturalmente, são adaptadas à pobreza do solo (como o capim-gordura ou capim-meloso, Melllinis minutiflora), mais do que à deficiência hídrica (Baruqui et al., 1985). Resultado: essas áreas acidentadas e de solos pobres são particularmente fragilizadas após a substituição da floresta por uma vegetação mais rasteira. A recuperação da vegetação é muito reduzida, e com freqüência o solo fica completamente exposto. 
15. Analise comparativamente os conceitos de preservação e conservação, exemplificando-os.
Embora utilizados como sinônimos, os conceitos de preservação e conservação são distintos. Conservação, nas leis brasileiras, significa proteção dos recursos naturais, com a utilização racional, garantindo sua sustentabilidade e existência para as futuras gerações. 
Basicamente, a principal diferença entre preservar e conservar é que, enquanto o primeiro significa manter a natureza intocável, o segundo significa utilizar os recursos naturais de uma região de forma responsável. 
Avaliação de Pesquisa I: Ecossistemas Brasileiros e Gestão Ambiental

Continue navegando