Buscar

Cafeína: Benefícios e Efeitos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CAFEÍNA: RESUMÃO SOBRE A PRINCESA!
A cafeína é o alcaloide derivado das metilxantinas e é considerada a substancia psicoativa mais usada no mundo inteiro. A cafeína influencia 3 mecanismos relacionados a melhorias de rendimento no exercício físico, destacando a mobilização do Calcio++ intramuscular, elevar os níveis de oxidação de ácidos graxos livres pela inibição da fosfodiesterase e ação antagonista nos receptores de adenosina no sistema nervoso central. 
Após 45 minutos que você ingere a cafeína, apresentamos picos plasmáticos de algumas substâncias relacionadas a essa suplementação. Porém, a cafeína isolada não tem a capacidade de promover os efeitos ergogenicos sobre a performance, então a sua metabolização é necessária. 
Essa metabolização acontece no fígado, onde ela ativa o citocromo P450 e esse citocromo vai agir sobre a cafeína, transformando essa molécula em 3 componentes que são responsáveis pelas ações ergogênicas. O 1º deles é a paraxantina (usada no processo de lipólise corporal), o 2º é a teobromina (usada no processo de vasodilatação e diurese), por fim, o 3º é a teofilina (relaxa os músculos). 
Além de todos esses efeitos, podemos dizer que eles aumentam a liberação de catecolaminas, as mesmas, vão melhorar o tempo até a fadiga, aumentar seu foco e aumentar a captação de oxigênio em decorrência da dilatação dos vasos sanguíneos. Vai contribuir também com a sensação de cansaço reduzido ao realizar suas atividades.
É importante dizer que os efeitos desse suplemento são decorrentes a diversos fatores, como a intensidade e o tempo do exercício, assim como a predominância (anaeróbico/aeróbio), além da dose ingerida.
Existem 3 formas de consumir a cafeína, de forma anidra (capsulas), bebidas energéticas (concentração elevada de cafeína), e infusão sanguínea (não muito realizada). 
Até então, a literatura recomenda consumir de 3 a 9 mg por quilo de peso corporal, para que o individuo sinta os efeitos ergogênicos e para indivíduos que praticam Endurance, 6 mg é a dose ideal para melhorar a performance. 
DOSES ELEVADAS: Podem gerar efeitos colaterais, aumento da pressão arterial, episódios de arritmia cardíaca e ate mesmo acidose gástrica. 
Indivíduos específicos na população, podem não responder adequadamente em decorrência de fatores genéticos. 
 
· Quantidade de cafeína nos alimentos normalmente consumidos.
	Alimentos ou bebidas
	Porção 
	Cafeína (mg)
	Café expresso
	100 ml
	Entre 25 a 214 mg
	Café coado
	250 ml
	Entre 40 a 110 mg
	Café instantâneo 
	250 ml
	Entre 12 a 169 mg
	Chá gelado (comercial)
	600 ml
	Entre 30 a 200 mg
	Energético Monster
	250 ml
	90 mg
	Energético Red Bull
	250 ml 
	80 mg
	Coca Cola
	350 ml
	49 mg
	Pepsi Cola 
	350 ml 
	40 mg
	Chocolate ao leite
	60 g
	Entre 10 a 15 mg

Outros materiais