Buscar

O IMPORTANTE PAPEL DO PROFESSOR NO AUXÍLIO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL



Continue navegando


Prévia do material em texto

38
1 INTRODUÇÃO 
Durante a história, o sistema de educação no Brasil passou por diversas mudanças, o ensino escolar de alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação existe como grande desafio os espaços escolares, erguerem novos métodos de ensino.
É um grande desafio aos professores o processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais, pois cabe a eles construírem novas propostas de ensino, atuar com um olhar diferente em sala de aula, sendo o agente facilitador do processo de ensino-aprendizagem.
Para o educador exige-se uma prática contextuada e flexibilizada, levando em conta ainda a escuta, e o acolhimento dos diversos conceitos dos atos dos sujeitos para fortalecer a formação educacional da criança autista. De acordo com Baptista (2002) ressalta que:
Pontos necessários para uma educação efetivamente inclusiva: processo educativo desenvolvido a partir da existência de dificuldades favorecendo a pesquisa e a recriação da prática pedagógica, a importância dada à ação e à centralidade do sujeito, a flexibilidade da estrutura metodológica, a participação de todos na elaboração das regras
Quanto mais conhecemos determinado fato ou assunto, mais nos sentimos seguros diante dele. O novo gera insegurança e instabilidade, exigindo reorganização e mudança. É comum sermos resistentes ao que nos desestabiliza. Sem dúvida, as ideias inclusivas causaram muita desestabilidade e resistência (MINETTO, 2008, p.17).
É proposto que haja um espaço na formação do professor voltada para a educação inclusiva onde tais terão a oportunidade de trabalhar com esse novo, de forma gratificante e aproveitadora onde saberá agir em diferentes situações e ao mesmo momento saberá como aplicar os conhecimentos necessários aos seus alunos para que haja o processo de aprendizagem 
A escola inclusiva tem um papel fundamental de estabelecer a inclusão dessas pessoas com necessidades especiais em sala de aula para que também tenham a oportunidade de se expressar em meio a outros, e poder ganhar autonomia própria dentro de si.
Considerando a importância do professor no processo de ensino educativo e inclusivo, os objetivos deste trabalho foram analisar e avaliar sua qualificação e habilidades frente à inclusão de alunos com necessidades especiais e o processo de aprendizagem proposto para tais alunos, a fim de facilitar a inclusão desses sujeitos de maneira eficaz e satisfatória.