Buscar

Resumo básico - Neuropsicologia e Neurociencia

Prévia do material em texto

Disciplina: Cognição e Neurociências
Curso: Psicologia 
2° Período 
Resumo Básico – Neuropsicologia e Neurociência
Embora as ciências cognitivas sejam relativamente novas, elas já passaram por grandes transformações, principalmente em advento dos avanços dos computadores e softwares. A psicometria é um campo de conhecimento em psicologia voltado para a construção de evidencia por meio da modelagem dos construtos psicológicos, já a neuropsicologia pode ser entendida como um ramo da psicologia cognitiva que utiliza dados de pessoas com distúrbios cognitivos adquiridos ou de desenvolvimento para melhor compreensão sobre os processos envolvidos na cognição normal. Algumas das discussões importantes sobre a contribuição da psicometria aos estudos neuropsicológicos são a importância dada ao contexto de validação dos instrumentos e a subutilização atual de algumas fontes de evidência de validade dos instrumentos.
Na sequência das reformulações propostas em 1999, cinco fontes de evidências de validade foram listadas nos Standards, a saber: 
1. evidências baseadas no conteúdo
2. baseadas no processo de resposta
3. baseadas na estrutura interna
4. baseadas nas relações com variáveis externas 
5. baseadas nas consequências da testagem.
Em que pese a importância dos estudos de processamento de resposta, ainda é necessário aprofundar os métodos para obtenção de tais evidências. Padilla e Benítez Caroline Tozzi (2014) destacam quatro conjuntos de procedimentos utilizados nos estudos de evidências de validade com base no processamento de resposta:
 • Tempo de resposta: foca a relação entre o tempo para resolver uma tarefa e o seu nível de complexidade. 
• Rastreamento ocular: busca rastrear os movimentos dos olhos durante a aplicação de um item de um teste. Tais movimentos podem oferecer pistas sobre o processo atencional e cognitivo utilizado na resolução de uma tarefa.
 • Entrevistas: os participantes da pesquisa são indagados a pensar como e por que responderam à tarefa solicitada. 
• Grupo focal: os tópicos específicos de uma tarefa de um teste são discutidos em grupo.
A utilização em conjunto dessas grandes áreas somente aumentará a probabilidade de descobertas relevantes sobre a mente humana, culminando em proposições mais adequadas de intervenções que visem ao bem-estar do ser humano.
REFERÊNCIAS
Padilla, J. L., & Benítez, I. (2014). Validity evidence based on response processes. Psicothema, 26, 136-144. doi: 10.7334/psicothema2013.259.

Continue navegando