Buscar

AD2 IMAGEM CULTURA E TECNOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
 CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO 
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD AD2
Disciplina: Imagem, Cultura e Tecnologias 
Coordenador: Rita Ribes 
Nome:
1.Em nossa disciplina temos trabalhado com a contradição de habitarmos uma sociedade marcada pela profusão de imagens e, ao mesmo tempo, por diferentes motivos, vermos muito pouco. Fale sobre essa contradição dialogando com os materiais da disciplina. (5.0)
R: Neste mundo moderno em que vivemos onde as informações / imagens/tecnologias fazem cada vez mais parte do nosso cotidiano os indivíduos recebem cada vez mais informações /imagens e na maioria das vezes o volume é tão grande que nos atentamos a pequenos detalhes ou intenções e nos deixamos levar pela mensagem que o vídeo ou a imagem desejam passar .Quando a escritora Chimamanda nos fala do perigo da história única , isto também deve ser pensado na imagem único no vídeo único e no que eles vão interferir em nossa cultura, nossa visão de mundo , disseminação de informações sejam boas( trazendo cultura e informação) ou ruins( criando estereótipos-gordofobia,etc) assim verificamos que as imagens tem muito a dizer seja pelas lentes de um fotógrafo ou pelo cinema, mais mesmo tendo as informações ao alcance será necessário verificar o ponto de vista de quem vê criando visibilidades e invisibilidades de diferentes situações corriqueiras que queremos ou não enxergar. 
Cada vez mais precisamos ao receber diferentes informações por diferentes mídias se faz necessário prestar atenção nas imagens e tentar enxerga-las por diferentes olhares para não se deixar levar pelo modismo.
2. Pensando especificamente no contexto escolar, que imagens você considera que deveriam receber mais atenção. Que atividade você proporia para qualificar os modos de ver de crianças e jovens no contexto escolar?
R: No contexto atual da sociedade acredito que trabalhar a diversidade (de cabelo, de cor, de pele ,de religião,etc) nas escolas é muito eficiente para criar futuros cidadãos desprovidos de estereótipos e que consigam enxergar além do que lhe é apenas apresentado. Minha proposta de trabalho seria uma dinâmica :Cada um tem um jeito, um corpo ,um cabelo.
Fazer uma dinâmica com o vídeo “ Normal é ser diferente” depois de assistir pedir que os alunos falem o que veem de diferentes em seus amigos ( cabelo ,corpo ,altura ,etc) dependendo da turma falar sobre os responsáveis, casa, lugares que frequentam e como estes dados vão interferir nas amizades. A intenção é mostrar que ser diferente não deixa ninguém melhor nem pior é levar as crianças/adolescentes a refletir sobre isto.
Referência do vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=oueAfq_XJrg
A AD2 deve ser entregue até 09/10.

Continue navegando