Buscar

Teoria dos Sistemas

Prévia do material em texto

Teorias da Administração
Teoria dos Sistemas
 A teoria dos sistemas é aquela que olha a organização como parte de um sistema maior e na hora de observar esse sistema considera as entradas do sistema, os processamentos que acontecem dentro e as saídas do sistema para o ambiente. Essa visão sistêmica é aquela que considera a soma das partes como algo maior do que cada parte individualmente, ou seja, a partir da soma de cada uma das partes nasce uma nova entidade, é como você pensar que a soma de todas as células que você possui no seu corpo não é apenas um conjunto de células e sim algo maior, portanto, sistêmico que interage com o ambiente. Surge na teoria dos sistemas o Homem Funcional que se comporta em um papel dentro das organizações, se inter-relacionado com os demais indivíduos como um sistema aberto.
Teoria da Contingência
 A teoria da contingência é a mais recente abordagem das teorias administrativas, representando um passo além da teoria de sistemas. Essa teoria, trás ênfase para o ambiente e a tecnologia, fatores estes que condicionavam como a estrutura e o comportamento organizacional seriam aplicados e utilizados ressaltando ainda que não havia nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa, ou seja, nesta teoria se enfatiza o fato do ambiente externo ocasionar as modificações de estruturação e organização de uma empresa e também enfoca a tecnologia como um alicerce que influencia nos resultados da empresa. A empresa deve ser ajustada e adaptada ao ambiente e à tecnologia, assim como seus processos regulamentadores, como meio de se manter ativa e eficiente.
 Surge com a teoria da contingência o Homo Complexus (o homem distinto e singular) onde tudo depende. O homem agora é considerado complexo, com suas particularidades e realidades distintas. Tem necessidades variadas e é permanentemente inacabado e incompleto.
Sistema X Contingência
 A diferença chave entre a teoria do sistema e a teoria da contingência é que a teoria do sistema se concentra na dinâmica interna da estrutura e comportamento de uma organização, enquanto a teoria da contingência se concentra nos fatores externos do comportamento e da estrutura da organização.
 Ambas as teorias são consideradas desenvolvimentos recentes nas teorias de gestão. Além disso, é importante notar que a teoria da contingência atua como um acréscimo à teoria do sistema, pois tenta preencher as lacunas da teoria do sistema.

Continue navegando