Buscar

MANEJO REPRODUTIVO DE COELHOS E GESTAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MANEJO REPRODUTIVO DE COELHOS E GESTAÇÃO
Na monta natural a fêmea é levada até o macho, quando o macho notar a presença da fêmea ele irá tentar acasalar com ela. Deve-se observar bem se houve mesmo o acasalamento, após a copula o macho emite um som e cai para o lado sendo este um movimento característico de que houve o acasalamento, deve-se retirar a fêmea logo após a cobertura e levá-la para a gaiola. 
É necessário observar se o mesmo não ejaculou fora da vulva da fêmea ou se ela urinou após a cópula, e em caso positivo, deve-se repetir a monta após descanso do macho. O tempo de monta não pode ultrapassar 3 dias seguidos, sendo 6 montas e uma semana de descanso para o macho. 
Na monta forçada deve-se colocar a fêmea com a cabeça voltada para a pessoa e com uma das mãos conter suas orelhas e a pele do dorso, puxando-a um pouco para levantar a cauda. Com o pulso embaixo da barriga e as mãos entre as patas traseiras, pode-se levantar um pouco o traseiro da fêmea para facilitar a monta. Deve-se tomar cuidado para que uma das mãos não esteja próximo à boca do reprodutor, pois no momento da ejaculação, o reprodutor morde a nuca da fêmea, podendo assim morder a mão de quem o está contendo. 
A técnica de IA vem sendo bastante utilizada em diversos países. Inicialmente deve-se coletar o sêmen do reprodutor, sendo feita através de vagina artificial. Na IA não existe os estímulos que o macho provoca na fêmea durante a copula, sendo necessário estimular a ovulação da fêmea, os métodos mais utilizados são machos hepatectomizados, injeções de gonadotropina coriônica humana. Um dos fatores de grande importância e a qualidade do sêmen, sendo ausência de urina, motilidade e concentração espermática. 
Cada dose de sêmen deve conter 20 milhões de espermatozoides viáveis, deve-se utilizar o sêmen ainda fresco, para isso e necessário que a propriedade possua todos equipamentos necessários e um técnico especializado. 
Uma das vantagens de se utilizar a IA e a organização do trabalho a ser realizado e a capacidade de emprenhar uma grande quantidade de fêmeas em um único dia e sem a necessidade de um grande número de machos, uma vez que 1 macho pode cobrir até 10 fêmeas, podendo também utilizar-se o sêmen de reprodutores melhorados geneticamente.
O período de gestação pode variar de 28 e 34 dias, durante esse período deve-se atentar a saúde e nutrição das fêmeas, cuidados como um lugar tranquilo para manter os animais calmos para não ocorrer abortos e prejudicar a saúde no animal e prejuízos ao criador, ter disponibilidade de água limpa e fresca, com alimentação restrita nos primeiros 20 dias e a vontade nos últimos 11 dias sendo esse terço final de maior necessidade nutricional diária. 
Caso a fêmea abortar por duas vezes com manejo nutricional sendo feito corretamente, deve-se descartar a fêmea, pois provavelmente pode ser problema reprodutivo da dela. Raçoes desbalanceadas e de baixa qualidade não oferecem nutrientes de qualidade e em quantidade suficiente para suportar gestações sucessiva.

Outros materiais