Buscar

Controle Higiênico Sanitário Avaliação Final (Discursiva) - Individual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Controle Higiênico Sanitário (194
)
 Controle Higiênico Sanitário (19434) 
Avaliação Final (Discursiva) - Individual
Nota10,00
1Pandolfi, Moreira e Teixeira (2020) explicam que os vírus não possuem a capacidade de multiplicação em alimentos, porém, podem sobreviver em determinadas superfícies por tempo prolongado, surgindo então a preocupação com a veiculação do microrganismo ao ser humano que consome alimentos contaminados. Existe a possibilidade de ocorrer a transmissão do novo Coronavírus pelos alimentos e suas embalagens visto que, é possível que ocorra a contaminação cruzada entre os utensílios e os alimentos durante todo o processo de manipulação e consumo deles. Disserte sobre o que é contaminação cruzada e dê um exemplo. FONTE: PANDOLFI, I. A.; MOREIRA, L. Q.; TEIXEIRA, E. M. B. Segurança alimentar e serviços de alimentação-revisão de literatura. Brazilian Journal Of Development, v. 6, n. 7, p. 42237-42246, 2020.
Resposta esperada
*A contaminação cruzada é a transferência de microrganismos entre produtos crus e alimentos cozidos *ou entre alimentos e equipamentos *ou entre alimentos e utensílios. *Um exemplo é cortar um alimento cru e não higienizado e utilizar o mesmo utensílio (faca) para cortar um alimento pronto para o consumo.
Minha resposta
A contaminação cruzada é um processo que ocorre por meio de transferência de agentes patogênicos que estão em um local ou superfície para o alimento, mãos do manipulador, utensílios, equipamentos, contaminando e propiciando a proliferação. Pode haver contaminação cruzada, por exemplo, se for manipulada carne em uma superfície e utilizar essa mesma superfície sem lavar adequadamente para a manipulação de vegetais.
2Entre as atribuições do profissional Nutricionista na área de alimentação coletiva está: "Coordenar, supervisionar ou executar programas de treinamento, atualização e aperfeiçoamento de colaboradores" (CFN, 2018). Entre um dos temas a serem abordados nos treinamentos está a higienização de mãos. Com base nisso, disserte sobre o procedimento correto de higienização das mãos e cite três situações em que devem ser higienizadas as mãos. FONTE: CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS. Resolução CFN nº 599/2018. Aprova o CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA DO NUTRICIONISTA e dá outras providências. Disponível em: http://bit.ly/2VlJGvU. Acesso em: 11 fev. 2020.
Resposta esperada
-1°umedecer as mãos; 2°aplicar sabonete líquido antibactericida; 3° esfregar as mãos: palma com palma, polegar, entre os dedos, articulações, punhos, dorsos e antebraço, unhas e pontas de dedos; 4° enxaguar antebraços e mãos; 5° secar com papel toalha; 6° aplicar álcool em gel 70°.
-Ao chegar ao trabalho; após utilizar os sanitários; depois de tossir, espirrar ou assoar o nariz; depois de usar esfregões, panos e materiais de limpeza; depois de fumar; depois de recolher lixo e outros resíduos; depois de tocar em sacarias, caixas, garrafas e alimentos não higienizados ou crus; depois de pegar em dinheiro ou tocar nos sapatos; depois de qualquer interrupção no serviço, especialmente entre alimentos crus e cozidos; antes de manipular alimentos; antes de iniciar um novo serviço; antes de tocar em utensílios higienizados; antes de tocar em alimentos já preparados; antes e após o uso de luvas; toda vez que mudar de atividade; e sempre que as mãos estiverem sujas.
Minha resposta
Para uma perfeita lavagem das mãos siga os passos a seguir: Molhe as mãos com água, evitando encostar na pia; Espalhe o sabonete/sabão(em quantidade suficiente) por toda a superfície das mãos; Ensaboe-as friccionando ente si; Esfregar a palma da mão direita com o dorso da mão esquerda, entrelaçando os dedo, repita na outra mão; Estrelasse os dedos e esfregue os espaços entre eles; Esfregue os polegares com o auxílio da palma da mão oposta, utilizando movimento circular; Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha (e vice-versa), fazendo movimento circular; Esfregue o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita (e vice-versa), utilizando movimento circular; Enxágue as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira; Seque as mãos com papel-toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos; Use a toalha de papel para fechar a torneira. Pronto! Agora suas mãos estão seguras. As mãos devem ser lavadas ao chegar no ambiente de trabalho, ao tocar alimentos contaminado, após ir ao banheiro, depois de utilizar produtos de limpeza e sempre que for necessário.

Continue navegando