Buscar

Desafio: Diversidade e Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio
Leia o caso a seguir.
Certo professor de história de uma turma da 6ª série do ensino fundamental programou de trabalhar com seus alunos de História o tema sobre a importância da consciência de um tratamento igualitário entre os indivíduos, bem como sobre conceitos como racismo e preconceito, por ocasião da chegada do dia 20 de novembro, data dedicada à consciência negra. O professor aproveita para apresentar aos alunos um vídeo com a história de Zumbi dos Palmares, personagem histórico que representa a luta dos negros frente à escravidão no Brasil. Em seguida, o professor passa a explicar a seus alunos que Zumbi dos Palmares foi morto no dia 20 do mês de novembro e, por isso, a data é uma ocasião tanto para a valorização da cultura e da resistência dos negros, quanto uma ocasião para recordar a todos a importância de banir da sociedade qualquer forma de violência, injúria ou opressão. No entanto, o professor é interrompido por um de seus alunos: Sério, isso não é justo - bradou o estudante - Nunca assistimos filmes ou fazemos trabalho sobre brancos. Quer dizer, por que a gente não tem um “Dia da Consciência Branca”? O professor percebe que aquela é uma boa ocasião para aprofundar a temática, a qual já estava se dedicando. Mas, ficou um pouco desconcertado e não soube bem o que responder.
Seu desafio consiste em ajudar ao professor, procurando apresentar algumas sugestões com as quais o professor poderia responder ao aluno, enquanto aprofunda a temática proposta. Se possível, pense também em estratégias que podem ser planejadas pelo professor, para serem apresentadas em um outro encontro com essa turma de alunos.
Padrão de resposta esperado
Como resposta ao relato exposto, o professor pode conversar francamente com seus alunos sobre como certos indivíduos, povos e eventos que já foram propositalmente excluídos tanto da memória quanto dos livros didáticos, das aulas e das tarefas relacionadas à história brasileira. Seria interessante apresentar materiais que retratassem essa realidade de esquecimento, ou de abordagens inadequadas, racistas ou preconceituosas. Pessoas negras ou engajadas na luta contra o racismo e o preconceito poderiam ir até a sala para um momento de partilha e testemunho. Seria importante destacar também como o Dia da Consciência Negra, assim como outras datas semelhantes, surgiram devido a ocasiões de desrespeito e opressão. Tais datas, portanto, têm a função de nos lembrar a gravidade de atos cometidos e a necessidade de que a sociedade se comporte de modo diferente. O professor poderá esclarecer que os alunos estão estudando e aprendendo sobre personagens históricos brancos que, a despeito do que pede o aluno, não foram vítimas de grandes preconceitos ou violência e que, portanto, a necessidade de lembrá-los em um dia de consciência e de reflexão pode ser irrelevante. Em relação ao Dia da Consciência Negra, seria relevante discutir que a data não é apenas uma forma de lembrar a resistência e a luta dos negros, mas também uma forma de comemorar as conquistas de igualdades de direitos adquiridos pelos negros, ressaltando a necessidade de que tais direitos sejam cada vez mais efetivados.
 1 A diversidade humana é definida de muitas maneiras, mas podemos dizer que ela é resultante do nosso modo de pensar, que leva a comparações entre o eu e o outro. Em muitos casos, estas comparações enfatizam sobretudo os aspectos negativos dos outros, isto é, daquele que é diferente de mim. Faz-se necessário entender que as diferenças entre os seres humanos existem e que devemos respeitá-las. A educação é um espaço de excelência para o ensino a este respeito. Com relação ao tema "diversidade e educação", marque a alternativa CORRETA.
B. No passado, educadores já trataram alunos de modo totalmente uniforme, para que os resultados fossem homogêneos.
De fato, modelos metodológicos adotados anteriormente se fundamentavam na uniformidade de alguns programas, visando atender a alunos iguais, para obter resultados homogêneos.
2. Pesquisas realizadas em diferentes países demonstram que atualmente é grande o acesso da população à educação, de modo especial à escola pública, sendo que o desafio é garantir a permanência e o sucesso escolar de todos os alunos, independente de sua faixa etária. A Declaração Mundial Sobre Educação para Todos (1990), no seu artigo 3º, afirma que é necessário universalizar o acesso à educação e promover a equidade, melhorando sua qualidade, bem como tomar medidas efetivas para reduzir as desigualdades. Educar com qualidade, considerando o paradigma da diversidade significa:
C. Rever e aperfeiçoar o sistema da educação pública e também o particular, para alcançar a qualidade desejada na educação.
De fato, o ensino público, embora garantido a todos, nem sempre apresenta êxito na formação escolar de seus alunos. Além disso, o ensino privado muitas vezes é elitista e excludente, uma vez que não é acessível a todos.
3. As discussões sobre diversidade ampliam-se a cada dia devido às pesquisas, eventos na área, entre outros. Entre os conceitos abordados, vamos entender melhor como trabalhar a diferença e, para isso, analise as assertivas abaixo e indiquem se são verdadeiras (V) ou falsas (F)
(. ) É possível abordar as diferenças como um tema próprio ou como um subtema dentro da diversidade.
(. ) Trabalhar a diferença traz à tona os conflitos, por isso devemos debater as multiplicidades.
(. ) Ao trabalharmos a diferença de modo coletivo a entendemos como uma parte que constitui a diversidade.
(. ) Na educação a diferença é melhor trabalhada como tema próprio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta:
C. V, V, V, F
Há duas formas para se trabalhar as diferenças, como tema próprio ou subtema, sendo que numa perspectiva coletiva a melhor abordagem é aquela que considera a diferença como subtema da diversidade, uma vez que aborda a multiplicidade e os conflitos gerados e, por sua vez, na Educação é trabalhada a diferença como subtema da diversidade.
4. A atenção à diversidade tornou-se uma expressão frequente, no processo educacional, em especial no âmbito da educação inclusiva. Com relação a esta atenção, pode-se afirmar que:
 
As escolas que não estão atentas às diversidades e não elaboram currículos diversificados possibilitam a baixa estima e a evasão.
As escolas que não diversificam seus currículos, principalmente no que diz respeito às diversidades, possibilitam a evasão, já que criam uma forma de exclusão social de consequências imprevisíveis.
5. Tânia, uma aluna com politraumatismo, é hoje uma jovem que está terminando a formação profissional de nível superior em Pedagogia. Chegar a este nível só foi possível graças a sua tenacidade, ao apoio constante dos pais, ao estímulo dos colegas e a uma equipe de professores convencida de que as dificuldades dela seriam superadas com sua integração no grupo e com a adaptação do currículo às limitações sensoriais e intelectuais que ela apresentava. Num sistema educacional que apresente valores como os daquele em que Tânia estuda, é CORRETO esperar que:
E. No tipo de educação oferecido a Tânia, há maiores chances de superação e equilíbrio frente às descompensações individuais.
De fato, baseando-se no respeito à diversidade, a educação torna-se capaz de superar e de equilibrar as descompensações individuais, promovendo acesso facilitado a diferentes elementos curriculares.

Continue navegando