Buscar

artigo educaçaõ especial dança

Prévia do material em texto

Módulo 53/2021
O ensino da dança na Educação Especial 
Rafael Coelho Costa 
RESUMO
O nosso Artigo irá destacar as possibilidades que a dança traz para o aluno portador de necessidades educativas especiais em sua inserção escolar. Mostrar que a dança possui ações que possibilitam a interação com o outro dentro do contexto escolar, tornando-os mais confiantes, impulsionando-os a busca por novas experiências e estimulando o aumento de sua autoestima.
Palavras-chave: Dança; Educação Especial; Autoestima
1 INTRODUÇÃO
Este artigo tem como tema central a Dança na Educação Especial, que reflete a inclusão social de pessoas com deficiência (PCDs), através das práticas corporais na dança. O esporte e a dança são ótimas ferramentas para que essas pessoas mostrem suas qualidades e sejam reconhecidas pelo que tem de positivo e não por suas limitações. Através da dança pode-se explorar seus movimentos de uma forma lúdica, divertida e espontânea, tornando-se instrumento, que possibilita comunicar-se com o corpo por meio de gestos, expressões, sentimentos usando a expressão corporal, facial e liberando sensações de bem estar, alegria, de uma forma espontânea. Todos nós somos seres humanos, temos emoções sentimentos, vontades, desejos e curiosidades, não é uma deficiência ou uma anormalidade que nos faz sermos menos nem mais que ninguém. Somos todos únicos e especiais. A temática articula-se com a formação profissional, realçando a possibilidade de intervenção qualitativa nas aulas de dança, se constituindo como uma ferramenta valorosa para o processo educativo de expressão corporal da pessoa com deficiência.
2 REFLEXÕES ACERCA DA DANÇA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Antes de entrarmos diretamente no assunto, destacaremos a definição do termo “educação especial”. De acordo com Mazzotta (1993, p. 21) é: 
“Um conjunto de recursos e serviços educacionais especiais organizados para apoiar, suplementar e, em alguns casos, substituir os serviços educacionais comuns, de modo a garantir a educação formal dos educandos que apresentem necessidades educacionais muito diferentes da maioria das crianças e jovens”.
Educação especial é bastante abrangente e ampla, engloba uma imensa diversidade de necessidades educativas especiais uma equipe multidisciplinar, composta pelos mais diversos profissionais especialistas. Objetivo principal e promover melhor qualidade de vida aqueles que, necessitam de atendimento adequado à realidade física, mental sensorial e social.
“Discutir as questões da Educação Especial no cenário brasileiro atual é tarefa complexa, mas necessária, tendo em vista as inúmeras vertentes que a temática vem assumindo nos diferentes contextos em que o problema é tratado e até mesmo nos contextos em que não é tratado”. (DELOU, 2008, p. 15).
Podemos dizer que aulas de Educação Física constitui elemento significativo dentro da escola, pois esta favorecerá os aspectos positivos como criatividade, sensibilidade, expressão corporal, cooperação, entre outros aspectos.
A dança melhora a capacidade funcional, possibilitando uma maior interação com outras pessoas e proporciona benefícios psicológicos. Nessa perspectiva Pereira et al. (2001, p. 61) coloca que a dança é um conteúdo fundamental para ser trabalhado na escola: com ela, pode-se levar os alunos a conhecerem a si próprios e seus colegas; levamos também a explorarem o mundo da emoção e da imaginação; a criarem; a explorarem novos sentidos, movimentos livres.
A falta de melhorias no espaço físico, falta de material adequado, desacordo com decisões tomadas pela direção da instituição, falta de recurso financeiro entre outros, são alguns desafios encontrado. Mais que é verdadeiramente desafio é incluir os portadores de necessidades especiais não somente na escola, mas em um contexto mais amplo que é a sociedade. 
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este artigo possui a finalidade de dar luz aos aspectos que envolvem o processo inclusivo nos diferentes ambientes de ensino da dança, com isso este trabalho nos permitiu ter contato com a realidade enfrentada pelos professores que trabalham na Educação Especial. A Educação Física, busca esforços para desvendar a corporeidade dos seres humanos inerentes ao processo histórico da Cultura Corporal. Nesse contexto, a dança é um instrumento que proporciona o conhecimento do corpo e suas relações com o meio social, ao revelar sua historicidade.
A prática da dança desperta o potencial de cada aluno, dando oportunidades para o seu desenvolvimento cognitivo e sensório-motor.
4 REFERÊNCIAS
https://www.infoescola.com/pedagogia/educacao-especial/
http://www.efdeportes.com/
https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/16052/9836
https://www.conhecer.org.br/enciclop/2015a/danca.pdf
 	 
. 
	CRITÉRIOS AVALIATIVOS PARA CORREÇÃO DO 
ARTIGO ESTÁGIO IV
Valor: 5,0 (cinco pontos)
	Por gentileza, peço que verifique os apontamentos realizados na sua atividade de estudo.
	CRITÉRIO
	
	Sua nota
	Formatação: fonte, tamanho da fonte, utilização do modelo disponibilizado. 
	0,5
	
	Conteúdo: Equilíbrio entre o tema proposto e o desenvolvimento do texto.
	1,0
	
	Resumo e palavras-chave: apresentar concisamente todos os pontos relevantes do texto e em seguida as palavras-chave que expressam os principais termos do texto; 
	0,5
	
	Introdução: apresentar o tema, o objetivo, o problema e a justificativa do texto que será desenvolvido em forma de texto coeso e coerente. 
	0,5
	
	Fundamentação Teórica (Desenvolvimento): apresentar citações diretas e indiretas que dê subsídios ao desenvolvimento do texto, intercalando com parágrafos escritos com suas palavras; uso de 4 autores diferentes; 
	1,0
	
	Considerações finais: finalização das principais ideias apresentadas no decorrer do texto e o seu posicionamento a respeito do assunto abordado (não use primeira pessoa do singular).
	0,5
	
	Referências: apresentar todos os materiais (livros, artigos científicos, documentos oficiais) utilizados na pesquisa citados no seu artigo, utilizando as Normas da ABNT. 
	0,5
	
	Clareza e coerência na linguagem: utilização da norma padrão culta da Língua Portuguesa, ortografia, concordância verbal e nominal, vocabulário. 
	0,5
	
	Total
	5,0

Continue navegando