Buscar

Setor de Nutrição e Dietética em Hospitais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· 1.
O objetivo principal do setor de nutrição e dietética é o restabelecimento do estado nutricional do paciente. Isso envolve desde o planejamento do cardápio ao armazenamento dos alimentos preparados. Em relação a esse processo, assinale a afirmativa INCORRETA.
A gastronomia hospitalar é a arte de integrar a patologia do paciente com uma dieta individualizada junto a técnicas culinárias e gastronômicas de uma forma interativa com o processo de escolha, tornando assim um prazer o momento da alimentação, otimizando todos os recursos disponíveis, sendo um recurso exclusivo da rede de saúde privada
O impacto do Serviço de Nutrição e Dietética com a hotelaria hospitalar é de se apropriar dos diversos segmentos de clientes do hospital, para personalizar e diferenciar o atendimento, além de atender os seus clientes com nutricionistas nos primeiros dias da internação, dessa forma, conhecendo seus hábitos alimentares e preferências, restrições culturais e religiosas.
A alimentação dos pacientes é parte fundamental das atividades do setor de nutrição e dietética e é dividida em vários tipos de dieta, como dieta geral, dieta líquida, pastosa, branda, entre outros
A contaminação dos alimentos pode ocorrer por meio de diversas formas como matéria-prima inicialmente contaminada, limpeza, desinfecção e armazenamento, mas também existem fatores que influenciam a sobrevivência e o crescimento dos microrganismos como a fermentação inadequada e a elevada atividade aquosa, respectivamente.
A área de nutrição e dietética tem por finalidade principal atender com critérios técnicos peculiares, ditados por nutricionistas, as pessoas enfermas que necessitam de uma dieta especial e, acaba por oferecer também ao público em geral o serviço de alimentação.
· Comentário: Alternativa correta: A gastronomia hospitalar é a arte de integrar a patologia do paciente com uma dieta individualizada junto a técnicas culinárias e gastronômicas de uma forma interativa com o processo de escolha, tornando assim um prazer o momento da alimentação, otimizando todos os recursos disponíveis, sendo um recurso exclusivo da rede de saúde privada.
2 São atribuições do setor de organização dos serviços de alimentos e bebidas ou nutrição e dietética (SND), EXCETO:
Identificar necessidades de diferentes clientes de saúde nos processos de alimentos e bebidas, por meio de acompanhamento médico e nutricional, visitações aos centros de internação e pesquisas de satisfação
Identificar e descrever os processos básicos de trabalho dos diferentes cargos e funções do setor de Nutrição e Dietética, bem como suas escalas de trabalho
Situar-se e agir de acordo com a posição ocupada na estrutura organizacional, buscando na gastronomia uma aliada no processo de nutrição e cura do paciente.
Agir de acordo com a missão, visão, valores e serviços do hospital ou da prestadora de serviços de alimentos e bebidas, participando ativamente das estratégias, quando solicitado, do setor de hotelaria hospitalar.
Preparar e treinar o pessoal em situações de emergência, incluindo incêndio.
· Comentário: Alternativa correta: Preparar e treinar o pessoal em situações de emergência, incluindo incêndio.
· 3.
A central de atendimento ou recepção, ou melhor, o setor de internações e altas é um dos setores de maior importância na atividade hospitalar, considerando que suas atividades principais se concentram no atendimento diário e constante aos clientes de saúde. Considerando esse pensamento, assinale a alternativa INCORRETA.
Cabe ao atendimento ser o primeiro contato para iniciar a internação do paciente no sistema da instituição de saúde, inclusive a conferência de todos os documentos necessários à admissão (guias, senhas, documentos pessoais etc.) e o acionamento do mensageiro (se houver) para conduzir o paciente e/ou acompanhante até a unidade de internação
O agente de relacionamento com o cliente ou reservas, cargo da central de atendimento, é o responsável por repassar o agendamento de internações provenientes das secretarias das equipes médicas, secretárias dos médicos, dos próprios médicos, ou da alta administração, concretizando-as em reservas programadas ao paciente
· check_circle
Tanto em hotéis quanto em hospitais o atendimento presencial é realizado por um balcão único de atendimento com serviços diferenciados.
Orientar sobre o horário de visitas e horário de desocupação da unidade de internação após a concretização da alta e efetuar, quando necessário e autorizado, a transferência do paciente no sistema de uma unidade de internação para outra.
Dedicar atenção especial junto à gestão de leitos quanto ao agendamento das internações para visualizar a demanda e a disponibilidade de vagas e manter contato, sempre que necessário, com o responsável pela equipe de higienização e rouparia.
· Comentário: Alternativa correta: Tanto em hotéis quanto em hospitais o atendimento presencial é realizado por um balcão único de atendimento com serviços diferenciados.
· 1.
O centro de processamento de roupas (lavanderia, rouparia, passadoria, costura, etc.) pertencente à governança de um hospital que possui um departamento de Hotelaria hospitalar bem definido, passa a ter representatividade para os processos assistenciais, pois tem uma ação direta na atenção ao paciente. Com relação às rotinas e processos do setor, assinale a afirmativa INCORRETA.
O encarregado pelas costuras executa os reparos necessários às peças que apresentam algum tipo de defeito, além disso, busca-se marcar (bordar/pintar) as peças do enxoval com o logotipo da empresa, visando, assim, maior padronização e segurança na distribuição. Tem a atribuição de controlar o tempo de vida útil das peças através da marcação das peças com data e através do reparo ou o total descarte, sempre tomando todas as decisões em conjunto com a gestão da hotelaria hospitalar.
O descanso das fibras que compõem o tecido é de fundamental importância para a durabilidade do enxoval, portanto, deve ser pensado o tecido que irá ser utilizado, geralmente as unidades de saúde optam por tecidos mistos, como algodão e sintéticos. A classificação natural, artificial ou sintética, padronagem, gramatura, número de fios, variação dimensional, solidez à lavagem, mas não deverá ser esquecido o conforto transmitido ao cliente, pois a rouparia é um setor importante quanto à percepção do usuário sobre a qualidade do serviço ofertado.
A rouparia é considerada um setor administrativo independente. Contudo, para o seu cuidado em termos de limpeza hospitalar, deve ser considerada como área crítica por ser um dos locais onde se estabelecem ações de controle de infecção hospitalar.
A roupa hospitalar é o material de consumo que mais sofre evasão dentro de uma instituição de saúde, pois é de fácil manipulação. A roupa hospitalar pode ser utilizada para outros fins no meio externo ao hospital.
O fluxo de trabalho de uma lavanderia consiste na recepção - separação/pesagem - lavagem/centrifugação - seleção/calandragem - passagem/prensagem - seleção para costura (conserto e relavagem ou baixa, se for o caso) - dobragem - estocagem e distribuição. Para isso, é preciso definir critérios de uso das roupas hospitalares.
· Comentário: Alternativa correta: A rouparia é considerada um setor administrativo independente. Contudo, para o seu cuidado em termos de limpeza hospitalar, deve ser considerada como área crítica por ser um dos locais onde se estabelecem ações de controle de infecção hospitalar.

Continue navegando