Buscar

atividade72141 ativ 1

Prévia do material em texto

TÓPICOS ESPECIAIS I
“ATIVIDADE 1” REFERENTE AS VIDEO AULAS DO TEMA
01 – A partir da leitura da aula, conceitue Administração da qualidade e produtividade. Diga qual sua importância para as organizações. Sua aplicabilidade é necessidade ou modismo? Justifique.
Como consequência da crescente competitividade global, as empresas têm procurado melhorar seu desempenho, o que tem se tornado uma questão de sobrevivência e de diferencial competitivo. Isto tem exigido uma reavaliação constante dos valores para os clientes, provocando obsolescência das formas tradicionais de organização e exigido a organização das operações de forma sistêmica e integrada. Neste panorama, como proposta de direcionamento estratégico, tático e operacional, destaca-se a administração da qualidade e produtividade por macroprocessos organizacionais (MAPO). Existem inúmeros caminhos para a competitividade das organizações, e é múltipla a variedade de características de seus produtos/serviços. Assim, o ponto de equilíbrio entre estas forças deve ser obtido segundo conceitos da Q&P, dos quais, podemos destacar três: os fatores críticos de sucesso, indicadores e referenciais de desempenho.
02 – Fale sobre o gráfico de Pareto, aplicação prática e importância
O nome se originou do trabalho de Vilfredo Pareto (1848-1923), que foi pioneiro no esforço de enunciar uma lei de distribuição de rendimentos. Em essência, ele percebeu que 80% da riqueza de uma população estava concentrada em apenas 20% dela. A descoberta se tornou amplamente usada na indústria depois de sua proeminência nas Mesas Redondas de Gerenciamento, conduzidas na Universidade de Nova Iorque no início da década de 40. O Gráfico de Pareto, também chamado de “diagrama de Pareto”, é uma das 7 ferramentas básicas da qualidade que visa focalizar os esforços de melhoria. Ele é útil sempre que classificações gerais de problemas (erros, defeitos, feedback de clientes, etc.) puderem ser compilados na forma de valores para estudo e ações posteriores. Nessa ferramenta, as frequências de cada causa são representadas de forma semelhante a um histograma, porém em ordem decrescente por barras e o total acumulado é representado por uma linha.
Fonte: https://www.fm2s.com.br/grafico-de-pareto/
03 – Conceitue de maneira técnica o que seria um brainstorming, qual sua eficácia nos processos de tomada de decisão.
A técnica do brainstorming foi brilhantemente descrita na obra Gestão de Ideias dos professores Denise Hey David, Helio Gomes de Carvalho e Rosângela Stankowitz Penteado (David; Carvalho; Penteado, 2011). O brainstorming (“tempestade de ideias” em tradução livre para o português) é uma técnica de estímulo à criatividade grupal, criada por Alex Born na década de 1940. É muito utilizada em diversos cenários, com o objetivo de se obter respostas rápidas (ideias) sobre determinada situação-problema. Trata-se de uma técnica de simples execução, mas nem por isso deixa de exigir muita dedicação, foco e concentração de todos. Por isso, ela presume o papel de um facilitador, cuja função é delimitar a situação-problema que será o objeto do brainstorming. O brainstorming se tornou uma técnica comum que as empresas usam para gerar soluções criativas para uma variedade de problemas.
04 – Comente sobre o conceito ISO, porque esta certificação é tão importante para nossa economia. 
Em 1946 em reunião realizada em Londres, representantes de 25 países concordaram com a criação de uma organização internacional que permitisse a unificação das normas industriais, no sentido de facilitar os processos e a comunicação entre as empresas e qualquer local do mundo. Nessa reunião, o Brasil foi representado pela ABNT. Oficialmente, a ISO iniciou suas operações em fevereiro de 1947. O principal objetivo da ISO é aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos, incluindo normas técnicas, classificações de países, normas de produtos, processos e procedimentos, etc. 
ISO é a sigla de International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização, em português. A ISO é uma entidade de padronização e normatização, e foi criada em Genebra, na Suíça, em 1947. A sigla para International Organization for Standardization deveria ser IOS e não ISO. No entanto, como em cada país de línguas diferentes existiria uma sigla diferente, os fundadores decidiram escolher uma só sigla para todos os países: ISO. Esta foi a sigla escolhida porque em grego isos significa "igual", o que se enquadra com o propósito da organização em questão. 
A ISO tem como objetivo principal aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos, como normas técnicas, classificações de países, normas de procedimentos e processos, e etc. No Brasil, a ISO é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A ISO promove a normatização de empresas e produtos, para manter a qualidade permanente. Suas normas mais conhecidas são a ISO 9000, ISO 9001, ISO 14000 e ISO 14064. As ISO 9000 e 9001 são um sistema de gestão de qualidade aplicado em empresas, e ISO 14000 e ISO 14064 são um sistema de gestão ambiental.

Continue navegando