Buscar

Gestão de Pessoas: Abordagens, Modelos e Objetivos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Conteúdo do exercício
	Pergunta 1
0/0
A pesquisa sobre Gestão de Pessoas – ou Recursos Humanos (RH), como é mais comumente denominado o campo de estudo – tem seguido três abordagens predominantes e complementares: estratégica, comportamental e de recursos da firma. Assim sendo, assinale a alternativa que corresponde à abordagem corresponde ao seguinte conceito: “Esta abordagem foca os papéis necessários à implementação da estratégia sob as premissas de que o comportamento é o principal mediador entre estratégia e implementação efetiva, e de que as políticas e práticas de RH devem ser direcionadas para a promoção e o controle dos comportamentos necessários à implementação”. 
		Abordagem de recursos da firma.
	Pergunta 2
0/0
Os modelos de gestão de pessoas que existem atualmente são resultado de uma evolução histórica, que a partir da prática e de estudos desenvolveram diferentes modos de tratar e administrar os colaboradores de uma empresa. Atualmente, as organizações podem adotar exclusivamente algum desses modelos ou apresentar aspectos de mais de um deles. A adesão das empresas pelos modelos de gestão de pessoas é orientada a partir de diferentes elementos. Assim sendo, assinale a alternativa que corresponde adequadamente aos elementos supracitados.
		princípios, políticas, processos, estrutura e estilo gerencial.
	Pergunta 3
0/0
Assinale a alternativa que exprima de modo correto a forma de investidura em cargo ou emprego público nos termos da Constituição Federal de 1988.
		a investidura em cargo ou emprego público independe em aprovação prévia em concurso público de provas, apenas.
	Pergunta 4
0/0
Em uma perspectiva de evolução, podemos tratar a gestão de pessoas em três estágios: 
1: ____________– rotinas de geração de folha de pagamento, manutenção de registros, assentamentos funcionais e controle dos servidores; 
2: ____________– sensível avanço quanto ao elemento humano e nos processos de trabalho, análise sistêmica da organização e destaque no ambiente laboral; 
3: ____________– organizações voltadas às pessoas como seu mais valioso componente de capital, recurso capaz de gerar riquezas. O objetivo de um sistema de gestão de pessoas é auxiliar as organizações a desenvolverem competências diferenciadas e a conquistarem consistentemente um desempenho melhor, o crescimento e desenvolvimento da organização e das pessoas que nela trabalham. Assinale a alternativa correta que preencha adequadamente as lacunas:
		administração de pessoal; administração de recursos humanos e gestão de pessoas.
	Pergunta 5
0/0
Observa--se que para a efetiva construção de um planejamento estratégico de pessoas de modo sólido, relevante se faz que existam pilares de sustentação de tal planejamento. Assim sendo, assinale a alternativa que corresponde ao pilar da gestão estratégica de pessoas “processo de comunicação”.
		É preciso que a empresa transmita suas metas e objetivos de maneira que não restem dúvidas e que os gestores e líderes sempre se mantenham abertos ao diálogo com seus liderados.
	Pergunta 6
0/0
A gestão de pessoas é muito mais que um setor, um departamento, é um programa institucional dentro do qual pode haver diversas divisões organizacionais e ambas com o devido propósito indexado: alavancar os resultados operacionais da entidade com base nas pessoas, surgindo, assim, como determinante o:
		fator humano.
	Pergunta 7
0/0
Em se tratando de pessoas, sabe-se que, para que as mesmas se organizem em coletividade, é necessário que se criem regramentos de condutas e de ações que, juntamente à cultura de cada povo, teremos por formado o arcabouço de padrões normativos que regerão a vida em sociedade. Assim também age a gestão de pessoas adstrita às entidades econômico-administrativas, as quais possuem objetivos e processos gerenciais que se tornam institucionalizados dentro de determinada entidade. Desta forma, assinale a alternativa correta que corresponda ao seguinte conceito de objetivo da gestão moderna de pessoas: “Fazer dos colaboradores da empresa agentes de mudanças e transformações para se adequar ao mercado”.
		Assegurar à empresa uma vantagem competitiva.
	Pergunta 8
0/0
Assinale a alternativa que corresponde ao modelo definido no seguinte conceito: “Esse tipo de gestão permite uma maior participação dos colaboradores nas tomadas de decisão, embora mantenha alguns aspectos de uma estrutura verticalizada e hierárquica. É provavelmente o modo mais comum de administração atual”. 
		modelo flexibilizado.
	Pergunta 9
0/0
Quanto às características das organizações em geral e Gestão de Pessoas no Setor Público, no que se refere à gestão estratégica de pessoas, assinale a alternativa correta.
		Envolve tecnologias informacionais avançadas, sociedade em rede e possui modelo gerencialista de administração.
	Pergunta 10
0/0
A moderna gestão de pessoas é composta por um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos que planejam, organizam, dirigem e controlam o trabalho e a atuação das pessoas na organização. Assim, assinale a alternativa que corresponda ao processo de “monitorar pessoas”.
		Acompanhar, orientar e manter o comportamento das pessoas de acordo com o planejamento da empresa, garantindo que o mesmo seja bem executado e que os objetivos sejam alcançados. Esse processo compreende os bancos de dados e sistemas de informações gerenciais.

Outros materiais