Buscar

contextualizada de educação e tecnologias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Pedagogia 
Aluna: Ana Carla Ricotta Ferreira
Contextualizada: Educação e Tecnologias 
O ensino híbrido e sala invertida
 Um dos maiores acontecimentos para a educação nos últimos tempos estão o ensino híbrido e a sala de aula invertida, 2 métodos que se complementam e auxiliam a tornar o processo de ensino e aprendizagem mais perto da realidade dos alunos.
O ensino híbrido, também chamado de semipresencial, é a metodologia que une aulas presenciais e a distância.
 Esses 2 métodos foram de extrema importância na época de pandemia e mesmo após ela muitas escola continuam usando os métodos como forma de solucionar os desafios na educação.
 Desse modo o ensino hibrido é usado na abordagem e a sala de aula invertida como método de ensino, foram alternativas usadas em várias instituições de ensino que colocam o estudante no centro do processo de ensino aprendizagem.
 O ensino hibrido combinas aulas presenciais e remotas fazendo com que em alguns momentos o aluno estude sozinho em outros é estimulado a interagir com os colegas e professores.
 A sala de aula invertida é um método em que o aluno tem acesso antecipado ao conteúdo e o período em aula é usado para interagir com os colegas e tirar dúvidas com o professor, estimulando os alunos a prenderem um com o outro
 Os dois métodos são complementares pois a abordagem das aulas presenciais e remotas podem ser usadas de diversas maneiras, porém ao serem usadas em conjunto elas fazem o aluno se tornar o protagonista do próprio aprendizado, trazendo assim diversos benefícios, como melhor rendimento em sala de aula, construção de aprendizagem ativa, maior conexão entre professores e alunos, conseguir trabalhar melhor em grupo e ter mais autonomia. Para isso a tecnologia e essencial nesse processo em sala de aula e com a gestão escolar.
 A tendência para os próximos anos é que a tecnologia seja sempre adotada pelas escolas no seu dia a dia, deixando sempre o aluno como protagonista do próprio processo de ensino.
Referencias: https://www.scielo.br/j/er/a/GLd4P7sVN8McLBcbdQVyZyG/?lang=pt
 
 
 https://eadbox.com/o-que-e-ensino-hibrido/

Outros materiais