Buscar

Contextualizada Cultura (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Contextualizada de Cultura organizacional de educação
	É importante para toda instituição de ensino que haja profissionais qualificados para atender a diversidade escolar. Mas para isso não cabe apenas a comunidade escolar, também requer relação família-escola. Para obter resultados positivos significativos, igualitário e inclusivo. Muitas vezes é dentro do ambiente escolar que crianças com necessidades especiais tem o primeiro contato com a sociedade. Ao serem expostas desde cedo no cotidiano de outras crianças com ou sem necessidades, tendem a serem mais conscientes do mundo que os cerca. E é significativo o auxílio de profissionais especializados dentro no cotidiano escolar, pois assim incentivando-as a novos estímulos, novas habilidades e competências. 
Para uma efetiva integração entre os estudantes, com e sem necessidades especiais, seus pais ou responsáveis, é indispensável que todos da comunidade escolar estejam participativos na integração. Pois não é o suficiente a adesão de profissionais especializados com os objetivos de ensino e inclusão sem de fato, incluir esta integração família-escola. É necessário que ocorra reuniões em horários mais propícios como pela manhã ou tarde, pois a noite torna-se inviável para a maioria. Seria uma opção haver mais discussões, reuniões e projetos nas organizações que promovam a inclusão, em horários e dias diferentes com o intuito em alcançar cada vez mais pais e responsáveis, assim proverá um envolvimento efetivo e eficaz. 
Torna-se evidente a importante relação da comunidade escolar e da família, e de profissionais especializados que buscam facilitar a acessibilidade do aluno, buscando novas formas de ensino aprendizagem, e para potencializar o processo de inclusão escolar de crianças com necessidades especiais, campanhas, projetos e ações direcionadas a inclusão escolar.
Referências:
GUEBERT, M.C.C. Inclusão: uma realidade em discussão. Curitiba, IBPEX, 2007.
ZILIOTTO, G. S. Fundamentos psicológicos e biológicos das necessidades especiais. Curitiba. IBPEX, 2007.
PADIAL. M. S. Processo de integração do portador de necessidades educacionais especiais no ensino regular. 1996. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande
RODRIGUES, D. (Org.). Dez ideias (mal) feitas sobre a educação inclusiva. In: RODRIGUES, D. Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006. ROSSATO. M. (Org). Políticas públicas e necessidades especiais. Maringá: EDUEM, 2005.

Continue navegando