Buscar

SEM7_ATIVIDADE AVALIATIVA

Prévia do material em texto

Semana 7 - Atividade Avaliativa - Fundamentos e Práticas no Ensino de Ciências da Natureza.
PERGUNTA 1
O grupo Lince atua na área da Biologia e conta com parceiros de pesquisa nas áreas da Educação, Botânica e Ecologia. Esses parceiros têm grande valor para as trocas de experiências relacionadas com as SDIs. As SDIs são focalizadas no ensino de Ecologia usando a investigação e da alfabetização científica. O termo “ecologia” vem do grego que significa “casa; estudo”; sendo assim, podemos dizer que é a área da Biologia responsável por estudar as interações ocorridas entre os seres vivos e o ambiente, assim como estudar os impactos relacionados com essas interações.
Quanto aos conteúdos de Ecologia relacionados com as sequências didáticas alinhadas à alfabetização científica, analise as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
I. Nas aulas de Ecologia os alunos costumam, apenas, decorar termos e conceitos; nas discussões em sala de aula, raramente conseguem associar os conceitos científicos com aquilo que está sendo discutido. Para facilitar a educação científica, podem ser empregados os eixos estruturantes.
PORQUE
II. Os eixos estruturantes podem proporcionar um ensino de Ecologia com maior contextualização dos conceitos de forma menos mecânica, possibilitando uma melhor compreensão dos conceitos e dos termos envolvendo o ensino de Ecologia.
Analisando as asserções anteriores, conclui-se que:
a., a primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.
b., as duas asserções são falsas.
X c., as duas asserções são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
d., a primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.
e., as duas asserções são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
PERGUNTA 2
A argumentação pode ser vista como uma estratégia que usa como base o raciocínio de evidências, dados, saberes anteriores e crenças para construir o conhecimento científico e, assim, levar ao aprendizado. A construção de um argumento envolve o uso de linguagem científica, que serve como parte estruturante de um enunciado, visto que o conteúdo científico e a argumentação encontram-se, intimamente, ligados. Dessa forma, a argumentação é considerada uma habilidade muito importante no ensino e na aprendizagem de Ciências. 
Levando em consideração as habilidades argumentativas no ensino de Ciências, identifique se as afirmativas a seguir são (V) verdadeiras ou (F) falsas.
( ) O desenvolvimento das habilidades argumentativas proporciona a exteriorização do aprendizado de um determinado conteúdo ensinado.
( ) O indicador do aprendizado científico pode ser demonstrado quando o aluno consegue expor argumentos sobre determinado conceito científico.
( ) A argumentação está relacionada com o ato de avaliar fontes e dados externos e compará-los aos próprios dados e às conclusões alcançadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a., V, F, V
b., F, V, V.
c., F, F, V
X d., V, V, V
e., V, F, F
PERGUNTA 3
Diversos pesquisadores defendem que, nas aulas de Ciências, o desenvolvimento de habilidades argumentativas é uma necessidade, uma vez que, por meio da produção de argumentos, é possível entender como é a apropriação do conhecimento científico. Isso ajuda a identificar as dificuldades que os alunos apresentam na produção do texto escrito.
Em relação à argumentação, avalie as afirmativas a seguir.
I. Os alunos, ao exercitarem as habilidades argumentativas, compreendem o funcionamento da estrutura de um argumento. Assim, podem utilizá-lo na elaboração de opiniões fundamentadas.
II. O desenvolvimento de habilidades argumentativas pode promover a exteriorização da aprendizagem de um conteúdo ensinado. 
III. Ao argumentarem, os alunos demonstram a maneira como utilizam os conceitos científicos para justificar uma opinião.
IV. A elaboração e a apresentação de argumentos por parte do aluno podem ser consideradas indicadores de aprendizagem.
É correto o que se afirma em:
a., I e II, apenas.
X b., I, II, III e IV.
c., I, III e IV, apenas.
d., I, II e III, apenas.
e., II, apenas.

Continue navegando