Buscar

Maria janaina- Etica e cidadania

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)
 Ética e Cidadania - D1.20231.A
 AV1 - Atividade Contextualizada
 Maria Janaina Santos Guilherme
 01451380
Superior Tecnólogo em Gestão Pública
Para uma empresa ser respeitada e admirada por todos os seus públicos, é fundamental adotar um compromisso moral de transparência e ética na condução de todas as suas práticas. Companhias são feitas de pessoas, pessoas são complexas e muitas não têm ética, por falta de compromisso com elas mesmas, por falta de um objetivo real e maior na vida, por falta de vontade, influências de maus exemplos, etc.
A ética empresarial determina a moral e a conduta dentro das empresas. Quando uma organização entra no mercado, independentemente do porte dela, ela deve seguir alguns conceitos relacionados à ética empresarial. Antigamente, este termo era algo incomum. A atividade empresarial estava associada à eficácia dos processos e aos resultados financeiros que eles poderiam trazer.
A postura ética adotada por empresários e profissionais que trabalhavam para as organizações era algo implícito, que estava vinculado à formação de cada um.
A ética empresarial está relacionada aos valores morais e éticos de uma empresa dentro do seu ramo de atuação, assim como diante de seus clientes e concorrentes. Os valores dela são os mesmos que regem a ética como um todo e a conduta dos relacionamentos no meio social.
Elabore um texto argumentativo-dissertativo sobre o impacto de práticas éticas dentro da organização empresarial, incluindo:
1. O crescimento sustentável junto ao mercado consumidor;
2. As relações internas no âmbito empresarial;
3. A importância de uma cultura ética de longo prazo.
O despertar crescente dos gestores para a necessidade de respeitarem códigos de ética na sua atuação está relacionado com a percepção igualmente crescente, entre estes profissionais, de que, no longo prazo, a postura ética pode resultar em importantes vantagens competitivas decorrentes de uma imagem positiva projetada na comunidade e do aumento da satisfação e da melhoria do desempenho dos trabalhadores. No entanto, as escolhas dos gestores, perante dilemas éticos, são também influenciadas por fatores de ordem individual, não estratégicos, que podem ser decisivos no processo de tomada de decisão. Mais do que nunca, a compreensão desses fatores representa um instrumento essencial de construção de uma cultura favorável ao desenvolvimento ético da sociedade, e que garanta, ao mesmo tempo, a sustentabilidade desejável dos negócios. 
À ética e responsabilidade social nas organizações tem por objetivo e foco evidenciar e informar que a aplicação ou não da doutrina ética e responsabilidade social nas organizações é discutida desde os primórdios do capitalismo e que por meio da mesma há relatos dos autores que muitas empresas ainda não enxergam a importância de tais ações para o patrimônio da mesma e continuam ainda visando apenas o lucro, e outras aplicam a doutrina ética por uma questão de sobrevivência. 
Atribuir à cultura da ética empresarial define a moral e a conduta dentro e fora das empresas, contudo, no momento em que uma organização passa a exercer a ética e, usa como princípios básicos, passa a evoluir na sua capacidade para desenvolver-se de forma sustentável. A empresa passa uma visão de perspectiva para os clientes de uma empresa de conduta séria e responsável. Empresas que desprezam seus clientes, criam campanhas falsas, mentirosas usando da desonestidade, com único propósito visando aumentar seu faturamento, estão candidatas ao insucesso. 
Hoje em dia, dentro do universo organizacional, a ética empresarial é administrada como meta a ser atingida, bem como seu grau de qualidade. O conceito de ética empresarial refere-se, entre outros elementos, às diretrizes que uma empresa adota ao interagir com clientes, funcionários e demais organizações. 
Com intuito de desenvolver transparência e seriedade na administração das empresas, gestores e colaboradores passaram a usar nos procedimentos valores e missão das empresas, fazendo com que, dessa maneira a organização possa ser vista de maneira mais atraente. 
A introdução dos costumes éticos e organizacional é o que vai considerar como fatores positivos da sua empresa a curto ou longo prazo. Costumes éticos organizacionais ou costumes de valores é constituída de pessoas. Insto é, o resultado dos seus colaboradores dentro do ambiente. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/etica-responsabilidade-social-nas-organizacoes.htm Acesso ao site dia 23/02/2023
https://blog.inepadconsulting.com.br/etica-empresarial-importancia-da-conduta-de-empresas-em-crescimento/ Acesso ao site dia 23/02/2023

Outros materiais