Buscar

causas e edemas pulmonar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CLASSIFICAÇÃO E CAUSAS DE EDEMA PULMONAR
Edema hemodinâmico :  ocorre por dificuldade de retorno venoso, que vai causar um aumento da P. hidrostática (a parada ou diminuição do fluxo que vai do interstício para os vasos). - insuficiência cardíaca congestiva; - pericardite congestiva (dificulta a diástole)
Insuficiência cardíaca esquerda: A insuficiência cardíaca é uma síndrome de disfunção ventricular. A insuficiência ventricular esquerda provoca falta de ar e fadiga; a insuficiência ventricular direita desencadeia acúmulo de líquidos abdominal e periférico; ambos os ventrículos podem ser afetados em alguma proporção.
Sobre carga de volume: Quando há acúmulo de líquido suficiente no LEC (geralmente > 2,5 L) aparece o edema. As causas mais comuns de sobrecarga de volume do líquido extracelular são: Insuficiência cardíaca.
Obstrução da veia pulmonar: A embolia pulmonar é a obstrução repentina de uma artéria do pulmão causada por um êmbolo, que pode ser um coágulo de sangue, gordura, uma bolha de ar ou outro fragmento capaz de obstruir um vaso sanguíneo.
Diminuição da pressão oncótica : Em condições onde as proteínas plasmáticas estão reduzidas, como no caso de doenças renais, quando são excretadas na urina (proteinúria) ou por desnutrição severa, a queda na pressão oncótica resulta em menor retorno de líquido intersticial provocando edema(acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial) ou ascite.
Hipoalbuminemia : Hipoalbuminemia é a baixa concentração de albumina no corpo. Considera-se que um paciente humano está com hipoalbuminemia quando a concentração de albumina no plasma fica abaixo de 3,5g/dl. Entre as causas possíveis está a desnutrição, especialmente nos casos de redução da oferta de aminoácidos.
Síndrome Nefrótica : A excreção de proteína excessiva tipicamente leva ao acúmulo de líquido no corpo (edema) e níveis baixos de albumina de proteína e altos níveis de gorduras no sangue. Os medicamentos e distúrbios que lesionam os rins podem causar síndrome nefrótica.
Distúrbio renal que faz com que o corpo excrete proteína em excesso na urina.
Enteropatias com perdas de proteínas : A enteropatia perdedora de proteínas é uma condição caracterizada por perda excessiva de proteínas pelo trato gastrintestinal, resultando em hipoproteinemia, edema e, em alguns casos, derrames cavitários.
Obstrução linfática:Quando os vasos linfáticos sofrem lesão ou obstrução, o líquido linfático não consegue ser drenado e se acumula nos tecidos, causando inchaço.

Continue navegando