Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONTEXTUALIZADA
 METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS
Rayna Emely Oliveira Tavares
04082261
Pedagogia
Atividades investigativas para a aprendizagem
A investigação e a exploração são ferramentas essenciais para a aprendizagem, sobretudo das crianças. Não é por acaso que explorar é um dos seis direitos de aprendizagem na Educação Infantil propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que têm como objetivo assegurar condições para o desenvolvimento integral dos pequenos.
“É muito importante essa exploração porque as crianças vão tomando consciência do próprio processo de aprendizagem”, afirma Dayse Gonçalves, formadora de professores e uma das selecionadoras dos projetos da 24ª edição do Prêmio Educador Nota 10. 
É necessário despertar o desejo em aprender sobre ciências, de forma flexível, eficaz, autônoma, promovendo superação, desde a educação infantil, pois nos primeiros anos já começam a despertar a curiosidade e ter contato com o mundo científico.
O ensino por investigação trabalha atividades que estimulam a criatividade dos alunos, o interesse pela descoberta, pela participação em grupo, onde eles possam atuar na resolução de determinado problema ou discussão, propiciando um espaço no qual possam levantar hipóteses, justificar seus pensamentos, argumentar sobre determinado assunto, analisar os dados, desenvolver suas habilidades cognitivas, além do desenvolvimento da sua capacidade de argumentação, o que é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem.
O ensino por investigação é uma ótima estratégia, pela qual o docente pode diferenciar suas aulas, proporcionando subsídios para o estudante construir seu próprio conhecimento. Para Carvalho (2010), uma atividade pode ser considerada investigativa quando não se limita apenas à memorização, mas quando leva o estudante a reflexão, a discussão, a problematização e questionamentos, além da mesma oferecer um espaço para que os aprendentes compartilhem suas ideias e opiniões. Assim, é possível contemplar de modo mais efetivo a metodologia inserida na sala de aula.
Visto isso, a importância do ensino de Ciências para a formação de sujeitos críticos e ativos na sociedade, é substancial que durante o processo de ensino o professor ofereça recursos para que o estudante saia da sua zona de conforto e se posicione frente a problemas e questões que fomentem sua capacidade de busca, solução e respostas, fazendo com que, ao percorrer este caminho seu conhecimento seja construído, resultando em uma aprendizagem mais significativa. 
REFERÊNCIAS:
https://cointer.institutoidv.org/inscricao/pdvl/uploadsAnais/ATIVIDADE-INVESTIGATIVA-UM-CAMINHO-PARA-CONSTRU%C3%87%C3%83O-DO-CONHECIMENTO.pdf
https://www.reaprendentia.org/estilos-de-aprendizagem/?gclid=Cj0KCQiAi8KfBhCuARIsADp-A54HEMQwpwLWvPmRZe9j5wmwD-_Rf4_d22Ycz9YSkml_AdlBdC7kNrEaAtw2EALw_wcB
https://novaescola.org.br/conteudo/21267/educador-nota-10-atividades-de-investigacao-e-exploracao-favorecem-o-engajamento-o-pensamento-cientifico-e-a-aprendizagem-significativa?gclid=Cj0KCQiAi8KfBhCuARIsADp-A57IjW7jJoSYDHRxUuqtm1e36o2XmXi7zdmbGdCxiq4xqnXh_WcifWoaAtENEALw_wcB

Continue navegando