Buscar

Engenharia de Produção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Isaac Guilhermitti Lança
RA: 1997492-5
Curso: Bacharelado em Engenharia de Produção
Matéria: Gestão da Qualidade. 
 		 Atividade 1 – Gestão da Qualidade.
Conforme foi avançando a tecnologia na Revolução Industrial, a qualidade em se adequando e a cada dia evoluindo para a melhoria de produtos e serviços das empresas. 
A qualidade até hoje passou por 4 fases, denominadas de Eras da Qualidade, isso de dá a cada dia com a tecnologia e inovação que vem surgindo, não poderia ser diferente esse processo. Hoje em dia, já podemos dizer que estamos testemunhando o nascimento de uma 5º Era da Qualidade, chamada de Qualidade 4.0, devido a sua grande automatização de processos produtivos dentro das empresas. 
Agora vejamos cada uma dessas fases. 
1- Era da inspeção
100% da produção era inspecionada com foco total no produto e o único objetivo era descobrir se o produto estava sendo fabricado de acordo o que foi planejado.  
                                                                                                                    
2- Era do controle Estatístico da Qualidade
Com o aumento da produção, a inspeção 100% foi se tornando inviável e foi necessário utilizar o controle estatístico de para viabilizar o controle de qualidade do produto final.
Desta forma, o foco deixou de ser o produto e o processo passou a ser considerando a principal forma de identificar e agir para evitar que os problemas acontecessem.
3 - Era da Garantia da Qualidade
Com a evolução do controle estatístico, ficou claro que mais fatores, além do processo produtivo, interferiam diretamente na qualidade e daí, o foco ficou voltado para o sistema de gestão e passou-se a estudar a cadeia de valor, de forma que até os fornecedores passaram a ser considerados na “conta da qualidade”.
4- Era da Gestão da Qualidade Total
Com o aumento da produção e da concorrência, o elemento fundamental, que ainda não havia sido incorporado no sistema da qualidade, foi o cliente com suas necessidades e expectativas. Desta forma, a qualidade foi se tornando estratégica, de forma que, as organizações ficaram cada vez mais próximas dos clientes.
 
5- Qualidade 4.0
Com tanta evolução ao longo dos anos, não seria diferente que, na era da indústria 4.0, que o sistema de gestão da qualidade ficaria estagnado sem sofrer nenhuma alteração.
Estamos em um sistema em que máquinas e computadores estão cada vez mais modernos e eficientes. Deste modo, na era 4.0, a gestão da qualidade vai precisar muito estratégica no campo da indústria digital, sem perder os conceitos já adquiridos nas demais eras.
Qual o principal objetivo da Era da Qualidade denominada “Garantia da qualidade"?
Conforme solicitado no exercício, a Era da Garantia da Qualidade teve, como principal objetivo, garantir a qualidade dos produtos e dos processos de produção, por meio do gerenciamento de todas as atividades que interferissem na qualidade do produto final. Tal fase proporcionou a transição da qualidade de um nível operacional para níveis mais elevados da administração das organizações. A ampliação da qualidade para o gerenciamento empresarial ocorreu por meio de quatro elementos distintos, sendo estes: a quantificação dos custos e o controle total da qualidade, a engenharia da confiabilidade e o conceito de zero defeito

Continue navegando