Buscar

Modelos de gestão e processos gerenciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Modelos de gestão e processos gerenciais: a evolução da administração e a atuação do gestor
Questão 1Correta
Vários estudiosos se preocuparam a compreender a atuação do gestor organizacional. Quanto ao que Robert L. Katz definiu sobre habilidades gerenciais e considerando que cada habilidade está presente em todos os níveis gerenciais em graus diferentes, conforme a atuação dos gestores, analise a figura:
Analise a figura, associando ao conteúdo do texto apresentado:
Figura: Três tipos de habilidades gerenciais e sua relação com a posição na hierarquia, segundo Katz
Pelas habilidades que deve apresentar, em qual nível um líder de equipe é enquadrado?
Sua resposta
Supervisão de primeira linha, porque deve apresentar mais habilidades técnicas sobre como o trabalho deve ser feito.
Quando o presidente de uma empresa define estratégias para ganhar competitividade, ele conhece os aspectos técnicos gerais de produção e também as pessoas que são capazes de fazer isto, mas sua decisão envolve uma visão mais ampla, então ele determina as metas globais a serem atingidas, para o que ele necessita ter mais habilidades conceituais. Já o gerente de departamento conhece a estratégia global e também os aspectos técnicos de produção, mas o que ele precisa mesmo é desmembrar as metas globais em metas departamentais e garantir que suas equipes busquem estas metas, para tanto deve apresentar mais habilidades humanas. Na base da estrutura organizacional, os supervisores e líderes de equipe conhecem a estratégia e as metas gerenciais, mas seu foco é detalhar as metas de produção e programar para que seu pessoal busque as metas, com o objetivo de contribuir com a estratégia e com as metas superiores, é o gestor que deve apresentar mais habilidades técnicas.
Questão 2Correta
Uma das áreas que tem despertado o interesse pelo desenvolvimento de novos estudos administrativos – e à qual os gestores devem estar atentos a fim de conduzir suas equipes com eficácia – está relacionada aos padrões de diferenças da dimensão central da idade, chamada de geração. Hoje é aceito que atuam em conjunto nas empresas quatro gerações distintas, as quais resultam em modelagens de atitudes e percepções de trabalho típicas.
 
Com base no contexto apresentado, analise as sentenças a seguir:
 
I- Tradicionalistas: geração dos que nasceram entre 1922 e 1943 e que começaram a trabalhar entre 1930 e 1950, superaram cenários de depressão econômica e da Segunda Guerra Mundial. Geralmente primam pela ética no trabalho, o trabalho árduo e a fidelidade à empresa.
II- Boomer: os nascidos entre 1960 e 1980 experimentaram quebra de paradigmas sociais importantes, como grande quantidade de filhos de pais solteiros e a escassez de profissionais da geração de seus pais nas empresas, o que lhes levou a uma percepção diferente de valores sobre o trabalho. Geralmente focam o equilíbrio da vida profissional, flexibilidade e lealdade aos relacionamentos humanos (não à empresa).
III- Geração X: nascidos entre 1940 e 1960, também conhecidos como Baby Boomers, nasceram em meio a uma explosão de taxa de natalidade. Geralmente valorizam a qualidade de vida e a não conformidade, pela herança de valores do hippies e da resistência à Guerra do Vietnã, costumam buscar reconhecimento e respeito no trabalho.
IV- Geração do Milênio: nascidos entre 1980 e o início do século XXI, também conhecida como Geração Y, formam a primeira geração cercada por tecnologia e pela força da mídia. Geralmente acreditam que o local do trabalho é para ganhar dinheiro, expressar e socializar, valorizando a consciência global e a realização de metas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Sua resposta
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
A alternativa correta é: Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.   1. Tradicionalistas: geração dos que nasceram entre 1922 e 1943 e que começaram a trabalhar entre 1930 e 1950, superaram cenários de depressão econômica e da Segunda Guerra Mundial. Geralmente primam pela ética no trabalho, o trabalho árduo e a fidelidade à empresa. 2. Boomer: nascidos entre 1940 e 1960, também conhecidos como Baby Boomers, nasceram em meio a uma explosão de taxa de natalidade. Geralmente valorizam a qualidade de vida e a não conformidade, pela herança de valores do hippies e da resistência à Guerra do Vietnã, costumam buscar reconhecimento e respeito no trabalho. 3. Geração X: os nascidos entre 1960 e 1980 experimentaram quebra de paradigmas sociais importantes, como grande quantidade de filhos de pais solteiros e a escassez de profissionais da geração de seus pais nas empresas, o que lhes levou a uma percepção diferente de valores sobre o trabalho. Geralmente focam o equilíbrio da vida profissional, flexibilidade e lealdade aos relacionamentos humanos (não à empresa). 4. Geração do Milênio: nascidos entre 1980 e o início do século XXI, também conhecida como Geração Y, formam a primeira geração cercada por tecnologia e pela força da mídia. Geralmente acreditam que o local do trabalho é para ganhar dinheiro, expressar e socializar, valorizando a consciência global e a realização de metas.
Questão 3Errada
Segundo Henry Mintzberg, a formação de gerentes reside no desenvolvimento das habilidades. Ele acredita que seja preciso ir além da transmissão de conhecimentos e oferecer oportunidades para que as pessoas possam desenvolver e aprimorar suas habilidades gerenciais. Ele foi o autor que identificou o maior número de habilidades gerenciais existentes, associando-as diretamente aos papéis gerenciais que propôs.
 
Avalie as habilidades listadas a seguir, considerando aquelas que podem ser associadas diretamente aos papéis gerenciais propostos por Mintzberg: 
 
I. Habilidade de liderança.
II. Habilidade de tomada decisão.
III. Habilidade de deterioração.
IV. Habilidade de empreendedor.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Sua resposta
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
A alternativa correta é: Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. De acordo com Minztberg, as habilidades gerenciais que podem ser associadas diretamente aos papéis gerenciais  são em um total de oito, a saber: habilidade de relacionamentos, de liderança, de resolução de conflitos, de processamento de informações, de tomada de decisões, de alocação de recursos, de empreendedor e de introspecção.
Questão 4Correta
No início do século XX, nos Estados Unidos, Frederick W. Taylor desenvolveu a Teoria da Administração Científica; no mesmo período, na Europa, Henry Fayol estudou o desempenho organizacional e elaborou a Teoria da Administração Clássica, dividindo a estrutura organizacional em funções e, também, introduziu a departamentalização.
As seis funções organizacionais básicas desenvolvidas e propostas por Fayol são:
Sua resposta
Financeira, técnica, comercial, contábil, de segurança e administrativa.
Alternativa correta: A) Financeira, técnica, comercial, contábil, de segurança e administrativa. As funções básicas criadas por Fayol são: financeira, técnica, comercial, contábil, de segurança e administrativa, contempladas na opção A. As funções de marketing, recursos humanos e serviços são funções criadas em períodos posteriores, devido ao amadurecimento da Administração.
Questão 5Correta
No início do século XX, surgem as primeiras teorias organizacionais. Um dos precursores foi Taylor que focou em gerar a eficiência no chão de fábrica através da racionalização do trabalho dos operários. Surgiu ainda uma outra teoria que focou na estruturação das organizações. Dividiu a organização em funções e criou a departamentalização.
As primeiras teorias aqui citadas são respectivamente:
Sua resposta
A teoria científica e a teoria clássica;
De acordo com a história da administração e suas teorias, as 2 teorias precursoras que deram início ao estudo da Administração como ciência foram as Teorias Científica e Clássica. Alternativa E

Outros materiais