Logo Passei Direto
Buscar

Atv 3 musculaçao e exercicios resistidos

User badge image
NIKOLAS FF

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Fonte: adaptado de: EVANS, N. Anatomia da Musculação. São Paulo: Manole, 2007. A imagem demonstra a execução do exercício de agachamento no aparelho, conhecido também como Agachamento no Hack. Este exercício é muito comum no treinamento resistido. No início do exercício as pernas se encontram estendidas e o objetivo é agachar (total ou parcialmente) e retornar à posição inicial, vencendo a resistência produzida pelo peso do corpo e do aparelho.
Sobre esse tema, classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: I. Além da execução nesse aparelho, o agachamento pode ser feito com o uso de barra, halteres ou de maneira livre. II. Neste exercício podemos dizer que alguns dos principais músculos recrutados no movimento são o quadríceps e o glúteo máximo. III. É possível observar que, ao realizar uma contração excêntrica, neste exercício, os músculos quadríceps e glúteo fazem com que o indivíduo volte à posição inicial do movimento. IV. No exercício em questão é possível verificar que, ao realizar uma contração concêntrica, os músculos quadríceps e glúteo fazem com que o indivíduo volte à posição inicial do movimento. V. Um diferencial deste exercício, quando comparado ao agachamento livre, é que o equilíbrio não é tão requisitado como no exercício com a barra livre, e o risco é reduzido, tanto na coluna quanto nos joelhos.
F, V, F, F, V.
F, V, V, F, V.
F, V, F, V, V.
V, V, V, F, V.
V, V, F, V, V.

Fonte: Evans, Nick. Anatomia da Musculação. São Paulo: Manole, 2007 (adaptado). A imagem acima ilustra o exercício Rosca Direta com barra, muito utilizado nas salas de musculação. No início do exercício os braços se encontram estendidos e o objetivo é flexioná-los, vencendo a resistência produzida pelo peso da barra, aproximando as mãos nos ombros.
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.
I - Neste exercício, o bíceps braquial e o braquial são os principais músculos recrutados no movimento e promove a extensão dos braços.
II - É possível observar que ao realizar uma contração concêntrica, o músculo bíceps braquial faz com que a barra se aproxime dos deltoides.
III - De modo geral, o exercício Rosca direta, além da barra, pode ser realizado com halteres, aparelhos, de forma unilateral ou bilateral.
IV - Observamos que ao realizar uma contração excêntrica, o músculo bíceps braquial faz com que a barra se distancie dos deltoides.
I e II apenas.
II e III apenas.
I, II e IV apenas.
II, III, IV apenas.
I, II, III, IV.

A diminuição da força muscular é um relevante componente do envelhecimento natural do ser humano. Muito da diminuição na força se deve à atrofia seletiva das fibras musculares do tipo II; este decréscimo na força muscular é mais intenso depois dos 70 anos. Fonte: OLIVEIRA, D. V. Musculação e Exercícios Resistidos. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre idosos e treinamento resistido, assinale a alternativa correta:
A diminuição da força e massa muscular com o envelhecimento é mais branda nos membros inferiores.
A diminuição da força e massa muscular com o envelhecimento é irrelevante nos membros superiores.
A diminuição da força muscular é um fator relevante do processo de envelhecimento, e é mais destacada em homens.
A diminuição da força muscular é um fator relevante do processo de envelhecimento, e é mais acentuada em mulheres do que em homens.
A diminuição da força muscular é causada por diversos fatores, dentre eles a atrofia seletiva das fibras musculares do tipo I, sendo que este decréscimo na força é mais intenso depois dos 70 anos.

Indivíduos iniciantes no treinamento resistido, geralmente, alcançam a hipertrofia muscular com programas de treinamento simples e em um curto período de tempo, pois sua adaptação ao exercício é muito rápida. Com o avanço no nível do treinamento, o processo de hipertrofia muscular se torna mais complexo, exigindo assim uma programação avançada e, consequentemente, um tempo de treinamento maior. Fonte: OLIVEIRA, D. V. Musculação e Exercícios Resistidos. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre o treinamento para a hipertrofia muscular, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. Indivíduos iniciantes não estão aptos a um programa de treinamento resistido de alta intensidade, podendo sofrer lesões, além de muitas dores, relacionadas à lesão muscular. PORQUE II. As recomendações para a hipertrofia muscular, para indivíduos iniciantes, são cargas com intensidade variando entre 70 e 85% de 1RM. Assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Independentemente da faixa etária, sexo e nível de atividade física, a prática do exercício resistido traz grandes benefícios. Isso se deve, principalmente, aos avanços nas pesquisas na área da educação física, que buscam mostrar os impactos do exercício resistido na saúde das pessoas. Dentre as diversas modalidade de treinamento resistido, a musculação é uma das mais conhecidas. Fonte: OLIVEIRA, D. V. Musculação e Exercícios Resistidos. Maringá: UniCesumar, 2021.
Com base nas características e nos benefícios da musculação, analise as afirmativas a seguir:
I. Enquanto modalidade de exercício resistido, a musculação permite que muitas capacidades sejam treinadas e aperfeiçoadas, como, por exemplo, a força, a potência e a resistência muscular.
II. Os múltiplos benefícios da musculação são observados em um curto período de tempo; no entanto, seus resultados relativos a ganho de força acontecem apenas em longos períodos, como 12 e 24 meses.
III. Mesmo sendo indicada para diferentes idades, independente do sexo e aptidão física, a musculação é contraindicada para crianças e adolescentes por comprometer o crescimento longitudinal dessa população.
IV. A prática da musculação exerce influência positiva sobre muitos determinantes de saúde, como a composição corporal, controle e regulação do metabolismo; no entanto, não influencia sobre os aspectos psicológicos, como a imagem corporal.
V. Dentre os benefícios da prática da musculação podemos citar a redução da massa gorda, o aumento da massa magra, a prevenção e o auxílio no tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, bem como a obesidade e a osteoporose.
I e III, apenas.
I e V, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, III, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.

Fonte: OLIVEIRA, D. V. Musculação e Exercícios Resistidos. Maringá: UniCesumar, 2021. Sobre as variáveis treináveis na musculação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Na musculação, um treino de resistência de força promove um aumento na capacidade de suportar, cada vez mais, um número elevado de contrações musculares com uma determinada carga (peso). PORQUE II. Para promover o desenvolvimento da resistência de força o ideal é utilizar cargas leves, entre 40 e 60% de 1RM, acompanhadas de numerosas repetições, de 15 a 25 repetições (ou mais). Assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Uma das maneiras de avaliar a força muscular é o teste de dinamometria. Ele possui um método de fácil execução, rápido e aplicável em uma ampla população. Devido a estas características, é utilizado em pessoas de qualquer faixa etária, aptidão física e até mesmo com ou sem a presença de doenças ou lesões. Fonte: OLIVEIRA, D. V. Musculação e Exercícios Resistidos. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre os tipos de dinamômetros para a avaliação da força, analise as afirmativas a seguir:
I. A dinamometria manual (teste de preensão manual) consiste em um teste objetivo e simples, que tem como objetivo estimar a função do músculo esquelético.
II. O dinamômetro pneumático mensura a força muscular pela quantidade de tensão produzida em um uma mola de aço ou em uma célula de carga eletrônica.
III. Um dinamômetro mecânico funciona por meio de um mecanismo de compressão, incluso em uma bolsa de ar, capaz de medir a força muscular produzida.
IV. O dinamômetro hidráulico possui uma estrutura de sistemas selados capaz de mensurar a força muscular produzida.
V. O teste de preensão manual é um dos mais utilizados para avaliar a força dinâmica de um indivíduo.
I e IV, apenas.
I e V, apenas.
I, IV e V, apenas.
I, II, IV e V, apenas.
I, III, IV e V, apenas.

Os exercícios de musculação podem ser realizados com diferentes tempos de cadências. Assim, eles são executados em velocidades lentas, moderadas, rápidas, ou até mesmo de modo estático. De modo geral, cada variável treinável, como a força, a hipertrofia, a resistência e a potência, necessita que o exercício seja realizado em uma cadência específica. Fonte: OLIVEIRA, D. V. Musculação e Exercícios Resistidos. Maringá: UniCesumar, 2021.
Considerando essa informação e o conteúdo a respeito da manipulação da velocidade no treinamento de força, assinale a alternativa correta:
Para indivíduos iniciantes, é recomendado que o movimento seja realizado de velocidades lentas para rápidas, respeitando a intensidade do exercício e tentando realizar o movimento concêntrico na maior velocidade.
Acredita-se que, para o desenvolvimento da resistência muscular localizada (resistência de força), os exercícios resistidos podem ser executados tanto com velocidades lentas como rápidas.
A velocidade aplicada na execução do exercício está diretamente relacionada com as adaptações ao treinamento de força, no entanto não é dependente da carga (peso) utilizada.
Objetivando uma maior hipertrofia, o exercício é executado, intencionalmente, em uma cadência lenta e feito com cargas máximas.
A cadência de execução do exercício não depende da carga (peso) utilizada, da fadiga e, principalmente, do objetivo do aluno.

A avaliação da força muscular máxima de preensão manual ou dinamometria manual, consiste em um teste simples e objetivo que visa estimar a funcionalidade muscular esquelética dos membros superiores. Além disso, por ser realizada por meio de dinamômetros, é considerada um procedimento prático, de baixo custo e de fácil utilização. Os dinamômetros são equipamentos que comportam um sistema de células de carga que avaliam a forma em Kg e estabelecem parâmetros confiáveis para mensurar e eventualmente comparar a força muscular. OLIVEIRA, Daniel Vicentini de. Musculação e Exercícios Resistidos. Maringá - PR.: Unicesumar, 2021. (adaptado).
Sobre a dinamometria manual, avalie as afirmacoes abaixo.
I. Os equipamentos de dinamometria utilizados para medir a força devem ser analógicos, pois os digitais possuem um custo relativamente maior e os resultados são difíceis de serem interpretados.
II. Os resultados do teste de preensão manual podem ser comparados a tabelas de referências que classificam a força em: precária, abaixo da média, dentro da média e acima da média de acordo com o gênero (masculino e feminino) e por diferentes faixas etárias.
III. O tempo de contração muscular sugerido no teste é de aproximadamente três segundos. Entre as tentativas é sugerido um descanso entre as medidas que totalizam três aferições para evitar os efeitos negativos da fadiga, tal descanso deve ser respeitado por pelo menos um minuto.
IV. O teste de preensão manual avalia a força dinâmica. É um teste recomendado para avaliar a força, no entanto, não pode ser difundido para uma população ampla, pois a calibragem do equipamento faz com que os procedimentos de avaliação sejam individualizados e de execução demorada.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.

A musculação apresenta uma ampla variedade de exercícios. Esses exercícios podem ser realizados utilizando várias articulações ou uma única articulação, em diferentes planos e eixos, bem como serem executados com pesos livres, máquinas, ou com o peso do próprio corpo. Para a região do tronco e membros inferiores, por exemplo, existe uma imensa quantidade de exercícios e adaptações para atender às particularidades de cada indivíduo.
Sobre os exercícios para o tronco e membros superiores, analise as afirmativas a seguir:
I. No exercício remada, o músculo trapézio é o principal músculo ativado durante a extensão de ombro e, portanto, é o músculo mais estimulado durante esse exercício.
II. No exercício puxador, o movimento é feito pela frente da cabeça, isto é, a barra é puxada à frente da cabeça, e a musculatura dorsal é mais requisitada.
III. A rosca direta corresponde a um dos exercícios para o desenvolvimento e fortalecimento do tríceps braquial e do braquiorradial.
IV. O exercício supino com barra é executado, apenas, com o indivíduo deitado em um banco reto.
V. O exercício crucifixo inverso trabalha os músculos trapézio e latíssimo do dorso.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
IV e V, apenas.
I, II e III, apenas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Fonte: adaptado de: EVANS, N. Anatomia da Musculação. São Paulo: Manole, 2007. A imagem demonstra a execução do exercício de agachamento no aparelho, conhecido também como Agachamento no Hack. Este exercício é muito comum no treinamento resistido. No início do exercício as pernas se encontram estendidas e o objetivo é agachar (total ou parcialmente) e retornar à posição inicial, vencendo a resistência produzida pelo peso do corpo e do aparelho.
Sobre esse tema, classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: I. Além da execução nesse aparelho, o agachamento pode ser feito com o uso de barra, halteres ou de maneira livre. II. Neste exercício podemos dizer que alguns dos principais músculos recrutados no movimento são o quadríceps e o glúteo máximo. III. É possível observar que, ao realizar uma contração excêntrica, neste exercício, os músculos quadríceps e glúteo fazem com que o indivíduo volte à posição inicial do movimento. IV. No exercício em questão é possível verificar que, ao realizar uma contração concêntrica, os músculos quadríceps e glúteo fazem com que o indivíduo volte à posição inicial do movimento. V. Um diferencial deste exercício, quando comparado ao agachamento livre, é que o equilíbrio não é tão requisitado como no exercício com a barra livre, e o risco é reduzido, tanto na coluna quanto nos joelhos.
F, V, F, F, V.
F, V, V, F, V.
F, V, F, V, V.
V, V, V, F, V.
V, V, F, V, V.

Fonte: Evans, Nick. Anatomia da Musculação. São Paulo: Manole, 2007 (adaptado). A imagem acima ilustra o exercício Rosca Direta com barra, muito utilizado nas salas de musculação. No início do exercício os braços se encontram estendidos e o objetivo é flexioná-los, vencendo a resistência produzida pelo peso da barra, aproximando as mãos nos ombros.
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.
I - Neste exercício, o bíceps braquial e o braquial são os principais músculos recrutados no movimento e promove a extensão dos braços.
II - É possível observar que ao realizar uma contração concêntrica, o músculo bíceps braquial faz com que a barra se aproxime dos deltoides.
III - De modo geral, o exercício Rosca direta, além da barra, pode ser realizado com halteres, aparelhos, de forma unilateral ou bilateral.
IV - Observamos que ao realizar uma contração excêntrica, o músculo bíceps braquial faz com que a barra se distancie dos deltoides.
I e II apenas.
II e III apenas.
I, II e IV apenas.
II, III, IV apenas.
I, II, III, IV.

A diminuição da força muscular é um relevante componente do envelhecimento natural do ser humano. Muito da diminuição na força se deve à atrofia seletiva das fibras musculares do tipo II; este decréscimo na força muscular é mais intenso depois dos 70 anos. Fonte: OLIVEIRA, D. V. Musculação e Exercícios Resistidos. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre idosos e treinamento resistido, assinale a alternativa correta:
A diminuição da força e massa muscular com o envelhecimento é mais branda nos membros inferiores.
A diminuição da força e massa muscular com o envelhecimento é irrelevante nos membros superiores.
A diminuição da força muscular é um fator relevante do processo de envelhecimento, e é mais destacada em homens.
A diminuição da força muscular é um fator relevante do processo de envelhecimento, e é mais acentuada em mulheres do que em homens.
A diminuição da força muscular é causada por diversos fatores, dentre eles a atrofia seletiva das fibras musculares do tipo I, sendo que este decréscimo na força é mais intenso depois dos 70 anos.

Indivíduos iniciantes no treinamento resistido, geralmente, alcançam a hipertrofia muscular com programas de treinamento simples e em um curto período de tempo, pois sua adaptação ao exercício é muito rápida. Com o avanço no nível do treinamento, o processo de hipertrofia muscular se torna mais complexo, exigindo assim uma programação avançada e, consequentemente, um tempo de treinamento maior. Fonte: OLIVEIRA, D. V. Musculação e Exercícios Resistidos. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre o treinamento para a hipertrofia muscular, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. Indivíduos iniciantes não estão aptos a um programa de treinamento resistido de alta intensidade, podendo sofrer lesões, além de muitas dores, relacionadas à lesão muscular. PORQUE II. As recomendações para a hipertrofia muscular, para indivíduos iniciantes, são cargas com intensidade variando entre 70 e 85% de 1RM. Assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Independentemente da faixa etária, sexo e nível de atividade física, a prática do exercício resistido traz grandes benefícios. Isso se deve, principalmente, aos avanços nas pesquisas na área da educação física, que buscam mostrar os impactos do exercício resistido na saúde das pessoas. Dentre as diversas modalidade de treinamento resistido, a musculação é uma das mais conhecidas. Fonte: OLIVEIRA, D. V. Musculação e Exercícios Resistidos. Maringá: UniCesumar, 2021.
Com base nas características e nos benefícios da musculação, analise as afirmativas a seguir:
I. Enquanto modalidade de exercício resistido, a musculação permite que muitas capacidades sejam treinadas e aperfeiçoadas, como, por exemplo, a força, a potência e a resistência muscular.
II. Os múltiplos benefícios da musculação são observados em um curto período de tempo; no entanto, seus resultados relativos a ganho de força acontecem apenas em longos períodos, como 12 e 24 meses.
III. Mesmo sendo indicada para diferentes idades, independente do sexo e aptidão física, a musculação é contraindicada para crianças e adolescentes por comprometer o crescimento longitudinal dessa população.
IV. A prática da musculação exerce influência positiva sobre muitos determinantes de saúde, como a composição corporal, controle e regulação do metabolismo; no entanto, não influencia sobre os aspectos psicológicos, como a imagem corporal.
V. Dentre os benefícios da prática da musculação podemos citar a redução da massa gorda, o aumento da massa magra, a prevenção e o auxílio no tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, bem como a obesidade e a osteoporose.
I e III, apenas.
I e V, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, III, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.

Fonte: OLIVEIRA, D. V. Musculação e Exercícios Resistidos. Maringá: UniCesumar, 2021. Sobre as variáveis treináveis na musculação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Na musculação, um treino de resistência de força promove um aumento na capacidade de suportar, cada vez mais, um número elevado de contrações musculares com uma determinada carga (peso). PORQUE II. Para promover o desenvolvimento da resistência de força o ideal é utilizar cargas leves, entre 40 e 60% de 1RM, acompanhadas de numerosas repetições, de 15 a 25 repetições (ou mais). Assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Uma das maneiras de avaliar a força muscular é o teste de dinamometria. Ele possui um método de fácil execução, rápido e aplicável em uma ampla população. Devido a estas características, é utilizado em pessoas de qualquer faixa etária, aptidão física e até mesmo com ou sem a presença de doenças ou lesões. Fonte: OLIVEIRA, D. V. Musculação e Exercícios Resistidos. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre os tipos de dinamômetros para a avaliação da força, analise as afirmativas a seguir:
I. A dinamometria manual (teste de preensão manual) consiste em um teste objetivo e simples, que tem como objetivo estimar a função do músculo esquelético.
II. O dinamômetro pneumático mensura a força muscular pela quantidade de tensão produzida em um uma mola de aço ou em uma célula de carga eletrônica.
III. Um dinamômetro mecânico funciona por meio de um mecanismo de compressão, incluso em uma bolsa de ar, capaz de medir a força muscular produzida.
IV. O dinamômetro hidráulico possui uma estrutura de sistemas selados capaz de mensurar a força muscular produzida.
V. O teste de preensão manual é um dos mais utilizados para avaliar a força dinâmica de um indivíduo.
I e IV, apenas.
I e V, apenas.
I, IV e V, apenas.
I, II, IV e V, apenas.
I, III, IV e V, apenas.

Os exercícios de musculação podem ser realizados com diferentes tempos de cadências. Assim, eles são executados em velocidades lentas, moderadas, rápidas, ou até mesmo de modo estático. De modo geral, cada variável treinável, como a força, a hipertrofia, a resistência e a potência, necessita que o exercício seja realizado em uma cadência específica. Fonte: OLIVEIRA, D. V. Musculação e Exercícios Resistidos. Maringá: UniCesumar, 2021.
Considerando essa informação e o conteúdo a respeito da manipulação da velocidade no treinamento de força, assinale a alternativa correta:
Para indivíduos iniciantes, é recomendado que o movimento seja realizado de velocidades lentas para rápidas, respeitando a intensidade do exercício e tentando realizar o movimento concêntrico na maior velocidade.
Acredita-se que, para o desenvolvimento da resistência muscular localizada (resistência de força), os exercícios resistidos podem ser executados tanto com velocidades lentas como rápidas.
A velocidade aplicada na execução do exercício está diretamente relacionada com as adaptações ao treinamento de força, no entanto não é dependente da carga (peso) utilizada.
Objetivando uma maior hipertrofia, o exercício é executado, intencionalmente, em uma cadência lenta e feito com cargas máximas.
A cadência de execução do exercício não depende da carga (peso) utilizada, da fadiga e, principalmente, do objetivo do aluno.

A avaliação da força muscular máxima de preensão manual ou dinamometria manual, consiste em um teste simples e objetivo que visa estimar a funcionalidade muscular esquelética dos membros superiores. Além disso, por ser realizada por meio de dinamômetros, é considerada um procedimento prático, de baixo custo e de fácil utilização. Os dinamômetros são equipamentos que comportam um sistema de células de carga que avaliam a forma em Kg e estabelecem parâmetros confiáveis para mensurar e eventualmente comparar a força muscular. OLIVEIRA, Daniel Vicentini de. Musculação e Exercícios Resistidos. Maringá - PR.: Unicesumar, 2021. (adaptado).
Sobre a dinamometria manual, avalie as afirmacoes abaixo.
I. Os equipamentos de dinamometria utilizados para medir a força devem ser analógicos, pois os digitais possuem um custo relativamente maior e os resultados são difíceis de serem interpretados.
II. Os resultados do teste de preensão manual podem ser comparados a tabelas de referências que classificam a força em: precária, abaixo da média, dentro da média e acima da média de acordo com o gênero (masculino e feminino) e por diferentes faixas etárias.
III. O tempo de contração muscular sugerido no teste é de aproximadamente três segundos. Entre as tentativas é sugerido um descanso entre as medidas que totalizam três aferições para evitar os efeitos negativos da fadiga, tal descanso deve ser respeitado por pelo menos um minuto.
IV. O teste de preensão manual avalia a força dinâmica. É um teste recomendado para avaliar a força, no entanto, não pode ser difundido para uma população ampla, pois a calibragem do equipamento faz com que os procedimentos de avaliação sejam individualizados e de execução demorada.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.

A musculação apresenta uma ampla variedade de exercícios. Esses exercícios podem ser realizados utilizando várias articulações ou uma única articulação, em diferentes planos e eixos, bem como serem executados com pesos livres, máquinas, ou com o peso do próprio corpo. Para a região do tronco e membros inferiores, por exemplo, existe uma imensa quantidade de exercícios e adaptações para atender às particularidades de cada indivíduo.
Sobre os exercícios para o tronco e membros superiores, analise as afirmativas a seguir:
I. No exercício remada, o músculo trapézio é o principal músculo ativado durante a extensão de ombro e, portanto, é o músculo mais estimulado durante esse exercício.
II. No exercício puxador, o movimento é feito pela frente da cabeça, isto é, a barra é puxada à frente da cabeça, e a musculatura dorsal é mais requisitada.
III. A rosca direta corresponde a um dos exercícios para o desenvolvimento e fortalecimento do tríceps braquial e do braquiorradial.
IV. O exercício supino com barra é executado, apenas, com o indivíduo deitado em um banco reto.
V. O exercício crucifixo inverso trabalha os músculos trapézio e latíssimo do dorso.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
IV e V, apenas.
I, II e III, apenas.

Prévia do material em texto

30/04/2023, 15:23 Unicesumar - Ensino a Distância
about:blank 1/9
ATIVIDADE 3 - BEDU - MUSCULAÇÃO E EXERCÍCIOS RESISTIDOS - 51/2023
Período:06/03/2023 08:00 a 24/03/2023 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ENCERRADO
Nota máxima:0,50
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 25/03/2023 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:0,30
1ª QUESTÃO
30/04/2023, 15:23 Unicesumar - Ensino a Distância
about:blank 2/9
Fonte: adaptado de: EVANS, N. Anatomia da Musculação. São Paulo: Manole, 2007.
A imagem demonstra a execução do exercício de agachamento no aparelho, conhecido também como
Agachamento no Hack. Este exercício é muito comum no treinamento resistido. No início do exercício as
pernas se encontram estendidas e o objetivo é agachar (total ou parcialmente) e retornar à posição inicial,
vencendo a resistência produzida pelo peso do corpo e do aparelho. Sobre esse tema, classifique V para as
afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
 
I. Além da execução nesse aparelho, o agachamento pode ser feito com o uso de barra, halteres ou de
maneira livre.
II. Neste exercício podemos dizer que alguns dos principais músculos recrutados no movimento são o
quadríceps e o glúteo máximo.
III. É possível observar que, ao realizar uma contração excêntrica, neste exercício, os músculos quadríceps e
glúteo fazem com que o indivíduo volte à posição inicial do movimento.
IV. No exercício em questão é possível verificar que, ao realizar uma contração concêntrica, os músculos
quadríceps e glúteo fazem com que o indivíduo volte à posição inicial do movimento.
V. Um diferencial deste exercício, quando comparado ao agachamento livre, é que o equilíbrio não é tão
requisitado como no exercício com a barra livre, e o risco é reduzido, tanto na coluna quanto nos joelhos.
 
As afirmativas I, II, III, IV e V são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
30/04/2023, 15:23 Unicesumar - Ensino a Distância
about:blank 3/9
F, V, F, F, V.
F, V, V, F, V.
F, V, F, V, V.
V, V, V, F, V.
V, V, F, V, V.
2ª QUESTÃO
Fonte: Evans, Nick. Anatomia da Musculação. São Paulo: Manole, 2007 (adaptado).
A imagem acima ilustra o exercício Rosca Direta com barra, muito utilizado nas salas de musculação. No
início do exercício os braços se encontram estendidos e o objetivo é flexioná-los, vencendo a resistência
produzida pelo peso da barra, aproximando as mãos nos ombros. Nesse contexto, analise as afirmativas a
seguir.
 
I - Neste exercício, o bíceps braquial e o braquial são os principais músculos recrutados no movimento e
promove a extensão dos braços.
II - É possível observar que ao realizar uma contração concêntrica, o músculo bíceps braquial faz com que a
barra se aproxime dos deltoides.
III - De modo geral, o exercício Rosca direta, além da barra, pode ser realizado com halteres, aparelhos, de
forma unilateral ou bilateral.
IV - Observamos que ao realizar uma contração excêntrica, o músculo bíceps braquial faz com que a barra
se distancie dos deltoides.
 
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
30/04/2023, 15:23 Unicesumar - Ensino a Distância
about:blank 4/9
ALTERNATIVAS
I e II apenas.
II e III apenas.
I, II e IV apenas.
II, III, IV apenas.
I, II, III, IV.
3ª QUESTÃO
A diminuição da força muscular é um relevante componente do envelhecimento natural do ser
humano. Muito da diminuição na força se deve à atrofia seletiva das fibras musculares do tipo II; este
decréscimo na força muscular é mais intenso depois dos 70 anos.
 
Fonte: OLIVEIRA, D. V. Musculação e Exercícios Resistidos. Maringá: UniCesumar, 2021.
 
Sobre idosos e treinamento resistido, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
A diminuição da força e massa muscular com o envelhecimento é mais branda nos membros inferiores.
A diminuição da força e massa muscular com o envelhecimento é irrelevante nos membros superiores.
A diminuição da força muscular é um fator relevante do processo de envelhecimento, e é mais destacada em
homens.
A diminuição da força muscular é um fator relevante do processo de envelhecimento, e é mais acentuada em
mulheres do que em homens.
A diminuição da força muscular é causada por diversos fatores, dentre eles a atrofia seletiva das fibras musculares
do tipo I, sendo que este decréscimo na força é mais intenso depois dos 70 anos.
4ª QUESTÃO
Indivíduos iniciantes no treinamento resistido, geralmente, alcançam a hipertrofia muscular com programas
de treinamento simples e em um curto período de tempo, pois sua adaptação ao exercício é muito rápida.
Com o avanço no nível do treinamento, o processo de hipertrofia muscular se torna mais complexo,
exigindo assim uma programação avançada e, consequentemente, um tempo de treinamento maior.
 
Fonte: OLIVEIRA, D. V. Musculação e Exercícios Resistidos. Maringá: UniCesumar, 2021.
 
Sobre o treinamento para a hipertrofia muscular, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre
elas:
 
I. Indivíduos iniciantes não estão aptos a um programa de treinamento resistido de alta intensidade,
podendo sofrer lesões, além de muitas dores, relacionadas à lesão muscular.
PORQUE
II. As recomendações para a hipertrofia muscular, para indivíduos iniciantes, são cargas com intensidade
variando entre 70 e 85% de 1RM.
Assinale a alternativa correta:
30/04/2023, 15:23 Unicesumar - Ensino a Distância
about:blank 5/9
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
5ª QUESTÃO
Independentemente da faixa etária, sexo e nível de atividade física, a prática do exercício resistido traz
grandes benefícios. Isso se deve, principalmente, aos avanços nas pesquisas na área da educação física, que
buscam mostrar os impactos do exercício resistido na saúde das pessoas. Dentre as diversas modalidade de
treinamento resistido, a musculação é uma das mais conhecidas.
 
Fonte: OLIVEIRA, D. V. Musculação e Exercícios Resistidos. Maringá: UniCesumar, 2021.
 
Com base nas características e nos benefícios da musculação, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Enquanto modalidade de exercício resistido, a musculação permite que muitas capacidades sejam
treinadas e aperfeiçoadas, como, por exemplo, a força, a potência e a resistência muscular.
II. Os múltiplos benefícios da musculação são observados em um curto período de tempo; no entanto, seus
resultados relativos a ganho de força acontecem apenas em longos períodos, como 12 e 24 meses.
III. Mesmo sendo indicada para diferentes idades, independente do sexo e aptidão física, a musculação é
contraindicada para crianças e adolescentes por comprometer o crescimento longitudinal dessa população.
IV. A prática da musculação exerce influência positiva sobre muitos determinantes de saúde, como a
composição corporal, controle e regulação do metabolismo; no entanto, não influencia sobre os aspectos
psicológicos, como a imagem corporal.
 V. Dentre os benefícios da prática da musculação podemos citar a redução da massa gorda, o aumento da
massa magra, a prevenção e o auxílio no tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, bem como a
obesidade e a osteoporose.
 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e III, apenas.
I e V, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, III, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
6ª QUESTÃO
30/04/2023, 15:23 Unicesumar - Ensino a Distância
about:blank 6/9
Frequentemente, as pessoas procuram uma academia com o objetivo de aumentar a força muscular, o
volume muscular (hipertrofia muscular), a resistência de força ou mesmo a potência muscular. Assim, é
fundamental que o profissional da educação física entenda os conceitos de cada uma destas variáveis
treináveis.
 
Fonte: OLIVEIRA, D. V. Musculação e Exercícios Resistidos. Maringá: UniCesumar, 2021.
 
Sobre as variáveis treináveis na musculação,avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. Na musculação, um treino de resistência de força promove um aumento na capacidade de suportar, cada
vez mais, um número elevado de contrações musculares com uma determinada carga (peso).
PORQUE
II. Para promover o desenvolvimento da resistência de força o ideal é utilizar cargas leves, entre 40 e 60% de
1RM, acompanhadas de numerosas repetições, de 15 a 25 repetições (ou mais).
 
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
7ª QUESTÃO
Uma das maneiras de avaliar a força muscular é o teste de dinamometria. Ele possui um método de fácil
execução, rápido e aplicável em uma ampla população. Devido a estas características, é utilizado em pessoas
de qualquer faixa etária, aptidão física e até mesmo com ou sem a presença de doenças ou lesões.
Fonte: OLIVEIRA, D. V. Musculação e Exercícios Resistidos. Maringá: UniCesumar, 2021.
 
Sobre os tipos de dinamômetros para a avaliação da força, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A dinamometria manual (teste de preensão manual) consiste em um teste objetivo e simples, que tem
como objetivo estimar a função do músculo esquelético.
II. O dinamômetro pneumático mensura a força muscular pela quantidade de tensão produzida em um uma
mola de aço ou em uma célula de carga eletrônica.
III. Um dinamômetro mecânico funciona por meio de um mecanismo de compressão, incluso em uma bolsa
de ar, capaz de medir a força muscular produzida.
IV. O dinamômetro hidráulico possui uma estrutura de sistemas selados capaz de mensurar a força muscular
produzida.
V. O teste de preensão manual é um dos mais utilizados para avaliar a força dinâmica de um indivíduo.
 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
30/04/2023, 15:23 Unicesumar - Ensino a Distância
about:blank 7/9
I e IV, apenas.
I e V, apenas.
I, IV e V, apenas.
I, II, IV e V, apenas.
I, III, IV e V, apenas.
8ª QUESTÃO
Os exercícios de musculação podem ser realizados com diferentes tempos de cadências. Assim, eles são
executados em velocidades lentas, moderadas, rápidas, ou até mesmo de modo estático. De modo geral,
cada variável treinável, como a força, a hipertrofia, a resistência e a potência, necessita que o exercício seja
realizado em uma cadência específica.
 
Fonte: OLIVEIRA, D. V. Musculação e Exercícios Resistidos. Maringá: UniCesumar, 2021.
 
Considerando essa informação e o conteúdo a respeito da manipulação da velocidade no treinamento de
força, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Para indivíduos iniciantes, é recomendado que o movimento seja realizado de velocidades lentas para rápidas,
respeitando a intensidade do exercício e tentando realizar o movimento concêntrico na maior velocidade.
Acredita-se que, para o desenvolvimento da resistência muscular localizada (resistência de força), os exercícios
resistidos podem ser executados tanto com velocidades lentas como rápidas.
A velocidade aplicada na execução do exercício está diretamente relacionada com as adaptações ao treinamento de
força, no entanto não é dependente da carga (peso) utilizada.
Objetivando uma maior hipertrofia, o exercício é executado, intencionalmente, em uma cadência lenta e feito com
cargas máximas.
A cadência de execução do exercício não depende da carga (peso) utilizada, da fadiga e, principalmente, do objetivo
do aluno.
9ª QUESTÃO
30/04/2023, 15:23 Unicesumar - Ensino a Distância
about:blank 8/9
A avaliação da força muscular máxima de preensão manual ou dinamometria manual, consiste em um teste
simples e objetivo que visa estimar a funcionalidade muscular esquelética dos membros superiores. Além
disso, por ser realizada por meio de dinamômetros, é considerada um procedimento prático, de baixo custo
e de fácil utilização. Os dinamômetros são equipamentos que comportam um sistema de células de carga
que avaliam a forma em Kg e estabelecem parâmetros confiáveis para mensurar e eventualmente comparar
a força muscular.  
 
 OLIVEIRA, Daniel Vicentini de. Musculação e Exercícios Resistidos. Maringá - PR.: Unicesumar,
2021.  (adaptado). 
 
Sobre a dinamometria manual, avalie as afirmações abaixo. 
 
I. Os equipamentos de dinamometria utilizados para medir a força devem ser analógicos,
pois os digitais possuem um custo relativamente maior e os resultados são difíceis de serem interpretados. 
II. Os resultados do teste de preensão manual podem ser comparados a tabelas de referências que
classificam a força em:  precária, abaixo da média, dentro da média e acima da média de acordo com o
gênero (masculino e feminino) e por diferentes faixas etárias.  
III. O tempo de contração muscular sugerido no teste é de aproximadamente três segundos. Entre as
tentativas é sugerido um descanso entre as medidas que totalizam três aferições para evitar os efeitos
negativos da fadiga, tal descanso deve ser respeitado por pelo menos um minuto. 
IV. O teste de preensão manual avalia a força dinâmica. É um teste recomendado para avaliar a força, no
entanto, não pode ser difundido para uma população ampla, pois a calibragem do equipamento faz com
que os procedimentos de avaliação sejam individualizados e de execução demorada. 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
10ª QUESTÃO
30/04/2023, 15:23 Unicesumar - Ensino a Distância
about:blank 9/9
A musculação apresenta uma ampla variedade de exercícios. Esses exercícios podem ser realizados
utilizando várias articulações ou uma única articulação, em diferentes planos e eixos, bem como serem
executados com pesos livres, máquinas, ou com o peso do próprio corpo. Para a região do tronco e
membros inferiores, por exemplo, existe uma imensa quantidade de exercícios e adaptações para atender às
particularidades de cada indivíduo.
 
Fonte: OLIVEIRA, D. V. Musculação e Exercícios Resistidos. Maringá: UniCesumar, 2021.
 
Sobre os exercícios para o tronco e membros superiores, analise as afirmativas a seguir:
 
I. No exercício remada, o músculo trapézio é o principal músculo ativado durante a extensão de ombro e,
portanto, é o músculo mais estimulado durante esse exercício.
II. No exercício puxador, o movimento é feito pela frente da cabeça, isto é, a barra é puxada à frente da
cabeça, e a musculatura dorsal é mais requisitada.
III. A rosca direta corresponde a um dos exercícios para o desenvolvimento e fortalecimento do tríceps
braquial e do braquiorradial.
IV. O exercício supino com barra é executado, apenas, com o indivíduo deitado em um banco reto.
V. O exercício crucifixo inverso trabalha os músculos trapézio e latíssimo do dorso.
 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
IV e V, apenas.
I, II e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina