Buscar

ATV1 Relatório sobre Planejamento, Programação, e Controle da Produção - Josenice de Oliveira.

Prévia do material em texto

RELATÓRIO SOBRE PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Empresa: BELSEL Canetas 
Gerente: Sr. Otávio 
O segredo para realizar ações com estrutura e ter sucesso. Um bom planejamento reduz o tempo com o acompanhamento e ações corretivas, pois previne riscos desnecessários e faz com que a execução seja mais assertiva. Ou seja, quando você planeja você não perde tempo, você investe tempo para ter um retorno.
Assim como tudo na vida, o planejamento é uma maneira eficaz de garantir que todos os passos fundamentais para conclusão de um objetivo serão realizados sem problemas. Com uma gestão eficiente, a sua empresa evita desperdícios e aumenta a produtividade 
Objetivos do Planejamento 
· Definir e esclarecer os reais objetivos de uma atividade – informações que tornam mais fáceis a compreensão sobre a importância da atividade a ser executada;
· Possibilitar a identificação dos meios necessários e disponíveis;
· Identificar e organizar as ações necessárias;
· Definir responsabilidades;
· Analisar os riscos e implementar medidas de tratamento e
· Ajudar a lidar com imprevistos;
Qual a importância do planejamento?
Imagine que você quer abrir uma loja de confecções, é necessário saber o que fazer.
Antes de se decidir é necessário fazer algumas perguntas.
· Aonde você quer abrir.
· Qual o objetivo (Ter seu próprio negócio, renda extra e etc.);
· Quando pretende construir? (Data prevista);
· Qual duração para construção? (Um mês, 2 meses, 1 ano etc.).
· O que vai precisar? (Dinheiro, funcionários, passagens, alimentação, transporte e etc.);
· Quais ações são necessárias? (Se qualificar, qualificar meus funcionários)
· Quanto de dinheiro vai custar?
Normalmente, não basta apenas querer. É preciso ações pensadas, viáveis e ordenadas, para que se atinja o objetivo pretendido com êxito. Essas ações são chamadas de planejamento.
As principais ferramentas usadas no planejamento e controle da produção:
A programação, ou seja, o “quando produzir?”, pode ser definida adotando-se dois métodos:
1. A programação empurrada é adotada a partir de uma previsão de demanda e, dessa forma, a produção de uma empresa se inicia antes mesmo do pedido do cliente.
2. A produção puxada não utiliza estoques, sendo o cliente o ponto que determina o início da produção. 
O carregamento, ou seja, o “quanto produzir?”, deve estabelecer-se assim que definidos o maquinário e os postos de trabalho. Nesse sentido, o carregamento pode ser de dois tipos também:
1. Infinito, quando são alocadas tarefas sem considerar a capacidade de um posto de trabalho;
2. Finito, quando o planejamento é feito e o posto de trabalho irá produzir conforme a sua capacidade e demanda.
O sequenciamento da produção, que responde “em que ordem produzir?”, é uma etapa complexa, mas que pode ser resolvida com medidas simples. Para adotar a regra de FIFO (First in, first out = primeiro que entra, primeiro que sai) e até mesmo iniciar a produção com produtos de menor tempo de entrega.
Dentro de um planejamento a programação e controle de produção é muito importante.
· Programação e controle da produção:
Programação da produção é uma técnica de PPCP (Planejamento, Programação e Controle da Produção) que define o que será produzido, sua quantidade, processos utilizados e o período em que será realizado. É um sistema adotado em indústrias de transformação, para harmonizar o fluxo de fabricação.
A programação da produção trata da alocação de recursos e do sequenciamento de tarefas, com o objetivo de produzir produtos e serviços no prazo definido. É a ação de avaliar a demanda total a ser produzida pela fábrica e então determinar quando cada atividade produtiva será executada. Aqui o objetivo é minimizar o prazo de entrega e funciona programando a execução das tarefas para o primeiro momento em que os recursos estejam disponíveis. 
 Controle de Produção é um processo para auxiliar o gerenciamento da produção de uma indústria. Com ele a empresa consegue: planejar quando produzir, quanto produzir, onde produzir, em que ordem produzir e verificar se tudo está funcionando de acordo com o plano. Com as atividades de:
· Selecionar e priorizar ações;
· Identificar e selecionar objetivos;
· Definir e priorizar as tarefas;
· Estimar tempo e investimentos;
· Identificar, estudar e selecionar possibilidades;
· Analisar riscos;
Realiza o levantando e análise de informações sobre os aspectos econômicos e financeiros, a fim de contribuir na elaboração de planos de ação para alcance dos objetivos da empresa. Gera indicadores para melhorar performance dos resultados e elabora relatórios gerenciais para dar suporte na tomada de decisão. Implementando assim as práticas e os processos corretos em toda a organização, melhorar o desempenho, adquirir materiais e recursos para

Continue navegando