Buscar

Pojeto Integrador I

Prévia do material em texto

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM PROCESSOS GERENCIAIS
PLANO DE MELHORIAS PARA A EMPRESA CKM INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA.
CRIAÇÃO DO SETOR DE MARKETING
Atividade I
Polo São Bento - SP
1° semestre - 2018
PLANO DE MELHORIAS PARA A EMPRESA CKM INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA.
Atividade I
Trabalho do Curso de Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais da Universidade Braz Cubas para conclusão do 1º semestre.
Orientador: Prof. Clayton Lopes de Farias
Polo São Bento – SP 
1° semestre – 2018
INTRODUÇÃO
No setor industrial observa-se uma crescente demanda por qualidade e baixos custos dos produtos. A indústria caracteriza-se pelo seu complexo funcionamento, desde dificuldades em estar tecnologicamente atualizado para ter um diferencial competitivo ante seus concorrentes, com preços menores e com qualidade, inovando cada vez mais o seu rol de produtos (DRUCKER, 2002).
Conscientes de que a excelência na qualidade é prioritária para o sucesso dos negócios e fundamental princípio competitivo, os conceitos empresariais vêm passando por sucessivas mudanças. Atualmente, a qualidade é exigência do cliente, o que faz crescer a importância do marketing, de uma boa estrutura para o atendimento durante a negociação e principalmente no pós-venda (KOTLER, 1994). 
O presente diagnóstico foi realizado na área de Marketing da empresa CKM Indústria e Comércio de Peças Ltda., já que a mesma vem crescendo continuamente no setor em que atua, e foi verificada a necessidade de uma abordagem mais ativa da área de Marketing, com a proposta da criação de um setor de Marketing na empresa, no intuito de integrar todas as atividades voltadas à área num só contexto. 
Com isso, buscar-se-á maximizar os efeitos que a utilização do marketing é capaz de gerar, sejam individuais ou coletivos, mostrando a condução desta filosofia entremeada nas atividades diárias da empresa. O objetivo esperado com esse trabalho é verificar a relevância da área de marketing como incentivadora de incremento nas atividades da empresa.
A administração deve estar preocupada com a satisfação de seus clientes, com a eficácia operacional e com a qualidade do serviço prestado. Manter-se no mercado com a competitividade existente, a satisfação de seus clientes através de um padrão de qualidade, não só dos produtos, mas também dos serviços, faz com que as empresas iniciem uma espécie de abertura a novos conceitos, espaço para conhecer teorias de administração e liderança não utilizadas pela organização até o momento, principalmente em se tratando de empresa familiar (PORTER, 1985).
A administração de marketing é o esforço consciente para alcançar resultados desejados de troca com mercados-alvo. A característica básica dos profissionais de marketing é a habilidade de influenciar o nível, a velocidade e a composição da demanda por um produto, serviço, organização, lugar, pessoa, ideia ou algum tipo de informação (KOTLER, 1994).
Como principais autores das áreas de administração e marketing, destacam-se Philip Kotler, Peter Drucker, Las Casas, Chiavenato, Gary Armstrong e Churchil e Peter.
O tema escolhido tem como foco a Administração em Marketing, uma área que vem se desenvolvendo ao longo dos últimos 60 anos como o despontar de uma era em que as empresas voltam suas atenções ao mercado, e se preocupam em atender o cliente de acordo com suas expectativas e necessidades. (KOTLER, 1994).
A empresa CKM tem uma área comercial bem definida, mas apenas aplica ações de marketing através desta área, quando na verdade deveria implantar uma área de Marketing atuante que englobasse o produto, o preço, a promoção e a distribuição, o chamado Mix de Marketing.
O propósito de abordar o diagnóstico da empresa focado no marketing surgiu da necessidade que a empresa tem em desenvolver as relações estabelecidas com seus clientes internos e externos, fornecedores e colaboradores, não só no enfoque gerencial e de relacionamento, mas também integrando as atividades de mão-de-obra e produção ao que o cliente espera da organização.

Continue navegando