Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA A200

Prévia do material em texto

CURSO DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL
 Disciplina: Gestão da Qualidade
 Trabalho: Atividade Contextualizada
 Professora: Andressa Ribeiro de Queiroz
 Aluno: PH
 Matrícula:
 Rio de Janeiro
 2022
1-Devido ao constante crescimento de todo o ambiente organizacional, a infraestrutura e os preciosos bens de uma empresa estão se tornando cada vez mais complexos, sendo fundamental que se examine de uma forma detalhada todos os seus processos produtivos com o objetivo de melhorar de forma progressiva e constante a apresentação do seu desempenho, gerando um precioso valor para todos os seus consumidores. 
Todos os possíveis desempenhos produtivos gerados pela empresa poderão ser sempre melhorados por diversas ferramentas e normas voltadas para a melhoria contínua dos seus processos internos, onde se destacam as ISOs, sendo consideradas como: Normas Internacionais de Padrão de Qualidade; ex: ISO9001 e ISO 14000.
O Ciclo PDCA, que é baseado no através do planejar, fazer, checar e agir, é considerada uma ferramenta eficiente e completa, sendo o seu método frequentemente utilizado, destacando-se como um dos mais importantes métodos para o auxílio na execução e eficiência do planejamento estratégico de uma determinada empresa, proporcionando, eficiência e uma profunda segurança em todas as suas decisões para o bem estar da organização.
As relações humanas se destacam na relação como a base de uma plena gestão de qualidade dos processos produtivos, sendo considerado estratégico para a obtenção dos resultados positivos para qualquer tipo de organização, pois está fundamentado que são as pessoas que realizam em primeiro plano o tipo de mudança desejada, agregando valores, qualidade e satisfação na produção dos seus produtos e serviços. 
O estudo realizado pelo formidável psicólogo australiano e pesquisador das organizações Elton Mayo, é considerado até os dias de hoje uma das principais bases sobre o pleno conhecimento de todas as relações humanas, proporcionando uma profunda compreensão sobre os valores humanos na importante elaboração da gestão de qualidade, fundamentada na experiência de Hawthorne, que foi realizada em uma fábrica de equipamentos na cidade de Chicago; USA, onde a fadiga foi relacionada com a maioria dos acidentes de trabalho, estando também relacionada com a essencial rotatividade de pessoal; ex: Turnover, que é a taxa de rotatividade de funcionários e que mede o número de funcionários que saem de uma organização durante um período de tempo especificado e o impacto das condições de trabalho na produtividade, sendo colocada em xeque a teoria clássica da administração que era extremamente mecanicista e rígida.
Esse importante estudo colaborou ainda com a introdução de um intervalo de descanso, sendo delegado a todos operários a decisão sobre os horários de produção e de descanso, com a contratação ainda de uma enfermeira para o apoio e o acompanhamento do estado de saúde de todos os funcionários.
2- O que aconteceu com o velho ditado “se não está quebrado, não conserte”? Esse ditado além de ultrapassado, mostra de uma forma clara a apresentação de um péssimo conselho, podendo ainda custar muito caro para a plenitude de um grande negócio, principalmente quando se realiza uma comparação com uma essencial gestão da plena qualidade de uma empresa, pois o mundo sempre se renova inovando na tecnologia e cultura, alterando sempre de uma forma sensível o mundo organizacional.
Os processos que apresentam pequenos problemas em uma empresa são descartados ou então deixados de lado, tronando-se posteriormente grandes problemas em um curto futuro. Felizmente as empresas valorizam uma boa administração de qualidade, estando também na busca da valorização de cada processo apresentado, reduzindo os custos que poderiam ser evitados através do “conserto” ou então do reparo do seu problema que poderia ter sido evitado se não fosse deixado de lado na sua origem.
A auto avaliação será sempre fundamental na constante análise de todos os trabalhos que são e serão realizados na empresa, estando intimamente ligada a uma constante e importante inovação.
Uma plena estabilidade não poderá existir em um mercado que é sempre extremamente competitivo em um mundo globalizado normalmente sempre em constante movimento, transformando o obsoleto e antigo dilema em um novo ditado, “Se não está quebrado, transforme em excelente”. 
Referências:
Bolson, Saionara; et al. A Gestão da Qualidade no Contexto na Gestão de Recursos Humanos. Disponível em: <https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/335>. Acesso em 03/01/22.
Cordeiro, Laerte. O Significado de "Relações Humanas". Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rae/a/R6hL9RFChBFGSNQZCjTYvJx/?lang=pt>. Acesso em: 03/01/22.
Elton Mayo. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Elton_Mayo>. Acesso em: 03/01/22.
Motta, Fernando; et al. Teoria Geral da administração. Editora Pioneira. 3º edição. São Paulo, SP.

Continue navegando