Buscar

estudo de caso - cidades educadoras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cidade Educadora FATO – CASO A secretaria Municipal de Educação da cidade de São Bernardo do Campo, considerada como cidade Educadora a partir de 2008, vem desenvolvendo ações e projetos que fortalecem o conceito de educar na cidade. Dentre os projetos desenvolvidos destaca-se o “Escola de Portas Abertas”, que tem como finalidade trazer atividades norteadas pelos eixos educação, cultura, esporte, lazer, saúde e geração de renda, oferecidas por agentes da sociedade civil. O Projeto “Escola de Portas Abertas” parte do princípio no qual a escola oferece um espaço privilegiado que promove cidadania na comunidade escolar, fortalecendo o sentimento de pertencimento e protagonismo nos estudantes da cidade. Ao considerar a disponibilidade do espaço e tempo livre da escola nos finais de semana, juntamente com a coordenação de um professor, a escola amplia as oportunidades de troca de experiências, maior aproximação entre família e ambiente educacional e, consequentemente, a promoção da cultura da paz. No contexto escolar temos um grande desafio que é fazer com que o processo ensino aprendizagem aconteça de forma integral e principalmente que haja o envolvimento de toda a escola, família e comunidade. Considere a situação de uma escola que oferece ensino desde a Educação Infantil até os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Essa escola tem seu horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, realizando suas atividades educacionais. O que se percebe nesta escola é que há pouco envolvimento da família e da comunidade nos processos escolares
1) O contexto educacional está presente em todos os lugares. Existem propostas inovadoras desenvolvidas por meio de projetos fora do Brasil, em que a escola fica aberta nos finais de semana. Cite dois países e relate esses exemplos. (0,5 ponto) 2) E no Brasil, quais os projetos que o país tem para inovar a educação? Aponte três projetos governamentais ou realizados por escolas que foram desenvolvidos para melhoria da educação. (0,5 ponto) 3) O desenvolvimento da educação por meio de projetos está presente no cotidiano escolar. Considere a sua região, há alguma proposta para melhoria da educação por projetos em seu estado? Relate uma proposta e contemple qual foi a base teórica utilizada e de que forma os projetos foram desenvolvidos. (1,0 ponto) 4) Refletindo sobre o objetivo do projeto “Escola de Portas Abertas” e considerando o espaço e o tempo ocioso das escolas nos finais de semana, cite duas ações interventivas que promovam a integração da escola, família e comunidade. De que forma essas ações irão contribuir para o protagonismo do estudante na sociedade? (1,5 ponto)
Ao redor do mundo muitas escolas possuem projetos inovadores na área da educação, como Rosário na Argentina, que em 1996 decidiu se tornar uma cidade educadora a partir da criação de espaços culturais e de brincar, escolas de música, integração de práticas esportivas com promoção social, fortalecimento de instituições de bairro, economia social, hortas urbanas, aproximação entre educação, saúde e cultura. Barcelona, conhecida como a primeira cidade educadora do mundo, onde recentemente fizeram uma parceria entre uma instituição de ensino e uma escola de música, onde as crianças aprendem a ‘batucada’ e relacionam com a matemática aprendida em sala.
No Brasil existem diversos projetos governamentais com o intuito de melhorar a educação, como o PNME – programa novo mais educação que tem o objetivo de melhorar a aprendizagem da língua portuguesa e matemática com carga horária adicional, o Programa Educação em prática que tem o objetivo de ampliar com qualidade a jornada escolar para os estudantes dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio e o Escola Sem Partido que é uma medida do governo para que os professores sejam imparciais no que se diz respeito à política.
Sorocaba em São Paulo criou em 1995 o programa “Cidade Educadora, Cidade Saudável”, para transformar a cidade em um vetor de qualidade de vida aliando saúde, esporte, lazer, educação e cultura. Foi estabelecido um programa pedagógico apoiado nos seguintes pilares: aprender a cidade, aprender na cidade e aprender com a cidade. E com a tarefa de repensar a educação, os profissionais acabavam por rever também seus papéis.
Ações educativas e recreativas auxiliam na formação da cidadania. A oferta de oficinas, palestras de diversos temas, apresentações musicais, brincadeiras, disponibilização das áreas comuns da escola nos fins de semana para os alunos e comunidade seria um projeto interessante. Dessa forma todos trabalhariam a responsabilidade social, troca de saberes e a escola inclusiva.

Continue navegando