Buscar

AOL5 - Educação, Tecnologias e Gamificação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE MAURÍCIO DE NASSAU
CURSO LETRAS - POTUGUÊS
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E GAMIFICAÇÃO
PROFESSOR EXECUTOR: DANIELE SIQUEIRA VERAS
NOME DO TUTOR: BRUNO AROUCHA REGIS
ALUNA: PAULA LOBO CINTRA
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – AOL 5
Numa era marcada por uma sociedade em constante conexão a disseminação de informações ocorre de forma muito célere através das mídias sociais e de aplicativos de mensagens ao alcance de um clique. Os atuais meios de comunicação à disposição dos indivíduos têm favorecido a transmissão de dados e modificado as formas de relacionamento entre os indivíduos. Há a formação de uma rede de interação entre indivíduos que se aproximam por interesses comuns. Em poucas horas ou minutos uma informação é disseminada, podendo este espaço tornar-se terreno fértil também sob a perspectiva educacional. 
Considerando que os alunos estão plenamente imersos no mundo virtual, a escola deve buscar ferramentas para se colocar na vida dos alunos tornando-os também conectados com as atividades e conteúdos didáticos. Favorecendo a promoção do conhecimento e a divulgação dos conteúdos no ambiente escolar e acadêmico. Lorenzo (2013) aponta que algumas instituições têm encontrado aplicações úteis das redes sociais na Educação e, atualmente, passaram a ser meios de importante implicação no processo de ensino e aprendizagem Superior. As mídias e redes sociais podem funcionar como espaço colaborativo entre professores e alunos. 
Também entre as crianças e jovens que tem tido acesso cada vez mais cedo a celulares, tablets, internet e plataformas de vídeos é possível promover locais de encontro virtual e utilizar músicas, vídeos, a transmissão de eventos virtuais, jogos, aplicativos de conversa como meio de transmitir informações e promover mais dinamicidade ao processo de ensino e aprendizagem através da substituição das atividades escolares tradicionais por aquelas que melhor explorem as TICs.
 	Como afirma Daniel Dantas Oyama, encontrar nestas tecnologias resultados positivos e negativos depende da forma de utilização destas ferramentas. Velocidade, inovação, a possibilidade de cooperação e interação que proporcionam, e a forma de autonomia, a ludicidade e a capacidade de operar multitarefas são exemplos dos benefícios conseguidos ao escolher fugir dos meios tradicionais e devem ser melhores explorados pelo educador para que seja possível desviar do superficialidade e sobrecarga dos alunos com as tarefas apresentadas. 
ATIVIDADE EDUCATIVA A PARTIR DO USO DAS REDES SOCIAIS
CULTURA ONLINE – DIVULGAÇÃO DA CULTURA DO MUNICÍPIO ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS
Atividade Proposta para o 6º ano do Ensino Fundamental
Escola Pública da Rede de Pública da Cidade de Utinga-BA
Local das Atividades: Laboratório de Informática da Instituição, Centro Cultural e Casa da Cultura de Utinga e Apresentação final no Pátio da Instituição com DataShow.
OBJETIVO: Divulgação de Informações históricas sobre a cidade nas Redes Sociais.
CONTEÙDO CENTRAL: Informações sobre pessoas importantes para a história da cidade, origem do nome da cidade, povos indígenas que habitaram a região, datas relevantes para o município, agricultura e cultura local se perdem com o tempo e ficam restritas a livros antigos encontrados na Casa Cultural da Cidade. A pesquisa histórica deverá ocorrer pelos alunos que serão responsáveis pela criação de uma conta no Instagram para divulgação dos dados catalogados pela turma. Divulgação para que funcionários e alunos e outros integrantes da sociedade passem a visitar o perfil e compartilharem seu conteúdo. 
MÉTODO E ESTRATÉGIA: Trabalho coletivo dividido em equipes de 3 alunos para a pesquisa de:
- Origem do município – Criando resumo da emancipação. 
- Povos indígenas habitantes da região.
- Personalidades importantes.
- Recursos naturais da região.
- Personalidades históricas relevantes. 
- Culinária Local. 
Cada equipe fica responsável pela criação de um Post para a Rede Social com texto informacional e até 10 fotos sobre o tema. 
A nota será atribuída conforme a postagem. Criatividade e aprofundamento histórico serão os aspectos preponderantes para a avaliação. 
RECURSOS MATERIAIS: - Celular, computador, internet, aplicativos de mensagem para o registro das informações coletadas, livros e visitas ao Centro Cultural e Casa da Cultura. 
DURAÇÃO: - 15 dias para a entrega do Trabalho finalizado e apresentação no Pátio da Instituição com Recursos audiovisuais. 
AVALIAÇÃO: Avaliação somativa. 
Atribuição de pontuação para a apresentação oral no pátio da instituição: 0-2 pontos.
Atribuição de pontuação à construção dos textos e materiais divulgados: 0-5 pontos.
Atribuição de pontuação ao aprofundamento da pesquisa de caráter histórico: 0-3 pontos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura, socie-dade em rede. v.1. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011. 
CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura Vol. 1 - O Poder da Identidade. São Paulo, Ed. Paz e Terra, 1999. 
CASTELLS, Manoel. A sociedade em rede: do conhecimento à política. A Sociedade em Rede Do Conhecimento à Acção Política. Conferência realizada em 4 e 5 de Março de 2005. Organizado por Manuel Castells e Gustavo Cardoso.
LORENZO, Eder Maia. A Utilização das Redes Sociais na Educação: A Importância das Redes Sociais na Educação. 3 ed. São Paulo: Clube de Autores, 2013.
OYAMA, Daniel Dantas. Educação e Cibercultura: pontos positivos e negativos. 2011. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Tecnólogo em Processamento de Dados, Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.fatecsp.br/dti/tcc/tcc0020.pdf. Acesso em: 22 mar. 2022.