Buscar

Resumo de um artigo sobre a reforma trabalhista

Prévia do material em texto

O artigo científico nos dá uma visão sucinta sobre a reforma trabalhista e a alteração sofrida por meio da Lei n°13.467/2017, na qual entraram em vigor mudanças relacionadas a remuneração, plano de carreira, jornada de trabalho, compensação de horas, férias, entre outros. 
Houve parcialmente um avanço na modernização da reforma trabalhista, a partir da reforma criada, os empregadores possuem mais liberdade para negociar as condições de trabalho com o empregado.
 Já para os empregados, ela surgiu para criar leis que regulamentem algumas práticas que já eram realizadas, porém, sem que o empregador tivesse seus direitos garantidos. O papel do direito do trabalho é justamente alterar o equilíbrio de poder do lado mais fraco da relação. 
Ganhos ou perdas de produtividade dependerão em grande parte dos atributos da representação coletiva dos trabalhadores. Portanto, ainda que atribua grande importância à negociação coletiva, a reforma trabalhista também possui muitas áreas que enfraquecem o poder de negociação dos trabalhadores.
No entanto, a reforma não mudou os incentivos para os trabalhadores que podem obter o seguro-desemprego, isso apenas mostra que a maioria dos empregos no país é de curto prazo e tenta reduzir o custo de demissão nesses casos. 
E de modo geral, a reforma apresenta contradições e foi feita de forma anárquica, possibilitando um resultado adverso do proposto.

Continue navegando