Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

2. Com base na interpretação do texto acima, juntamente com seus conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, elabore o seu texto argumentativo-dissertativo, respondendo aos questionamentos abaixo:
Proposta de Atividade 
 Considerando os estudos realizados por você na nossa disciplina e o material do e-book, você deve realizar um texto argumentativo-dissertativo sobre não-conformidade.
AV1- NÃO-CONFORMIDADE
Não-conformidade é o não cumprimento de um requisito ou que não possui o resultado esperado. Podem ser desde entregas atrasadas até peças produzidas fora de padrão. As não conformidades também seguem algumas normas e regras, como as da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas). Não-conformidade é um termo utilizado em vários segmentos do mercado, podemos notar pelas ISO diversificadas; ISO 9001 – que trata da gestão da qualidade de produtos e serviços; ISO 14001 – que trata da gestão ambiental; ISO 45001 – que trata da saúde e segurança do trabalho. Profissionais das áreas de inspeções, auditorias e manutenções usam para avaliar serviços, produtos, equipamentos e procedimentos.
A não conformidade pode se apresentar em diversas empresas, segmentos e momentos, por isso, existem tipos que podem ajudar na detecção e também indicar qual caminho corretivo deve ser seguido. A causa diz respeito à origem da não conformidade, se devido a um fator externo, como não atender a um requisito de uma norma regulamentadora. Ou, fator interno, relacionado aos produtos de fornecedores, por exemplo. Da mesma forma, a não conformidade pode ser detectada internamente, através dos funcionários, como também de fontes externas, através de reclamações de clientes.
Toda não-conformidade precisa ser tratada, seja ela maior ou menor. Isso faz parte da resolução do serviço e garantia de qualidade e confiabilidade.
O processo de tratar uma não-conformidade de modo correto aplica uma ação imediata uma decisão tomada para amenizar as consequências do problema. Ou seja, esse tipo de ação não exige tanto esforço por parte de planejamento, porém requer muita pressa para poder corrigir o desvio e não tornar o problema ainda maior.
Para analisar a causa raiz e propor planos de ação, geralmente utilizamos ferramentas investigativas para encontrar a causa raiz de uma não-conformidade. São elas os 5 Porquês, Brainstorming, Matriz GUT, Diagrama Ishikawa (Espinha de Peixe), 5W2H e o Ciclo PDCA.
Aplicar ações corretivas para garantir que incidentes e não-conformidades não ocorram novamente e monitorar a eficácia de novas ações, procedimentos, equipamentos, ferramentas e competências para garantir um ambiente seguro para a organização. Reportar proativamente os problemas e incidentes sempre que eles forem encontrados, a fim de reduzir os riscos, identificando possíveis causas e consequências.
A não conformidade é uma ferramenta essencial para a melhoria contínua. Alcançar a excelência na gestão de não conformidades exige seguir os passos certos, executar cada atividade com a máxima eficácia e implementar um processo de aprimoramento contínuo. Para superar esses desafios, o apoio da tecnologia correta também é fundamental.

Mais conteúdos dessa disciplina